Ariel Visual + Deluxe (OVA 2+2 1989-1991)
Caramba, que desperdício esse OVA!
É bobinho, mas bobinho de um jeito bacana. Ele já começa com uma situação estabelecida, tem uma pequena narração no início e só, te joga ali sem explicar e justificar nada. Não é um OVA que se leva a sério, o que é bom, só que... fica aquela sensação de querer ver mais sabe? E isso é um bom sinal, se você quer ver mais é porque você gostou, por isso digo que é um desperdício!
Olha só, apareceu uma nave alienígena gigante na órbita da Terra, e está atacando a Terra.
Obviamente a história se passa no Japão, e tem uma organização chamada SCABEI, liderada por um Dr. Kishida. É ela quem é a responsável por lidar com a situação, e faz isso com um robô gigante que é pilotado pelas três netas do Kishida (Mia, Aya, Kazumi). E isso não é frequente, os ataques são raros, porque o comandante da nave, Albert, não tem orçamento suficiente para uma invasão decente da Terra, e está na coleira da Simone, uma supervisora enviada pelo governo deles.
Os aliens não conseguem atacar, as garotas tem coisas melhores para fazer além de pilotar o robô, há um alienígena misterioso na Terra rondando a situação e no meio desse impasse... etc.
Por que é um desperdício?
No primeiro episódio chega uma nave aliada dos aliens com um amigo do Albert e da Simone, há com ele eles conseguem fazer um ataque direto ao QG do SCABEI. Querendo ou não se concentrar nos estudos a Aya acaba tendo que se juntar as irmãs para pilotar o robô no segundo episódio, só que esse outro aliens, Ragnus, some completamente no Deluxe.
No Deluxe há uma pequena batalha no primeiro episódio, não por um ataque dos aliens, é porque uma sonda acabou caindo da nave se desfazendo lá em cima, e no segundo episódio um ataque de sacanagem do ocidente coloca a mega nave em rota de colisão com Tóquio, o plano para impedir falha mas no último segundo são salvos pelo alien misterioso que está na terra que simplesmente joga a nave de volta para o espaço.
Por que isso é ruim?
Veja só, a série se chama "Ariel", tem um robô gigante chamado Ariel, que tem um design bacanudo e ao mesmo tempo fofo (modelado a semelhança da falecida avó das garotas). Esse robô é bem animado... nas cenas em que aparece, e são poucas. Infelizmente, você quer tanto ver o robô em ação e ele quase não aparece!
E tem coisas que são meio sem explicação, por exemplo, há segredo sobre a presença da nave alienígena, mas por mais que a mídia esconda como pode o povo estar tranquilão e ter dúvidas se é verdade ou não quando veem um robô gigante lutar com monstros gigantes no meio da cidade? No primeiro episódio do Deluxe destroem Shinjuku! Como o povo pode ter dúvidas do que está acontecendo? E aliais isso é algo que chama bastante atenção, no segundo episódio do Visual as garotas chegam voando na cidade para lutar com o mostro na cidade e a Kazumi chega largando o dedo no gatilho acertando os prédios.
Não há preocupação nenhuma em não causar destruição.
Essa falta de atenção também acontece com os aliens.
É interessante essa ideia de uma mega nave alienígena tentar invadir a Terra enquanto passa por uma crise financeira. A nave é uma sucata que a muito deveria ter sido abandonada, e pelo tamanho ela é alto suficiente, há uma população vivendo lá e crise econômica e de emprego assolando a população. Poderíamos ver mais disso mas se limita a ponte de controle e a Simone negando qualquer gasto do Albert.
A relação pessoal deles do Visual foi esquecida no Deluxe.
E o alien misterioso, nunca ficamos sabendo de nada dele, um verdadeiro mistério esse super homem espacial e que acaba tirando parte da glória da Ariel.
Caramba, isso é frustrante, queria ver mais e melhor desse OVA, eu adorei esse robô, poderiam fazer um remake mais completo disso e com mais ação da Ariel.