Alguém se lembra de ter visto eu comentar por aqui um dos filmes do Yuasa do ano passado, "The Night Is Short, Walk on Girl"
Assisti e me lembro que pensei sobre ele, não lembro de postei em algum lugar...
Enfim, depois de enrolar um bocado finalmente assisti ao outro filme dele do ano passado,
"Lu Over the Wall".
Conhecem "Ponyo", do Ghibli?
É mais ou menos o mesmo tipo de filme, a diferença é que esse "é bom e divertido". Ponyo na época em que assisti foi bom e tal, mas nada demais, nada memorável, nada de novo. Já esse aqui nem preciso comentar não é? Tem o "fator Yuasa", que faz ele ser mais louquinho.
Se você conseguiu assistir Devilman Crybaby deve conseguir assistir a essa animação. O Yuasa tem seu próprio estúdio agora e fazem tudo em flash, é um estilo de animação mais parecido com cartuns surrealistas antigos. A animação é tão "sakuga" quanto sakuga pode ser, e cheia de carisma.
Se assistiu Ponyo a história tem semelhanças, garoto faz amizade com sereia, mais para frente rolam alguns problemas envolvendo os poderes dela. Fora semelhança com Ponyo também tem semelhança com o outro filme do Yuasa que citei acima e o Crybaby, no caso o componente musical que ele parece estar bastante interessado ultimamente. Aqui até que faz sentido, afinal, sereia, canto da sereia...
O único contra do filme é a longa duração, 1:50h, então é preciso reservar um pouquinho de tempo para assistir.
Dá até para dizer mais do filme, há alguns aspectos e discussões sociais interessantes aqui, vocês perceberão fácil, só que o principal mesmo é o filme ter sido divertido, então precisa de mais para recomendar?
Enfim, que fase essa do Yuasa, será que ela acabou com Crybaby ou ele manterá esse ritmo por mais um ano?
Agora que ele está na boca do povo e com liberdade criativa ele pode colocar em prática todas as ideias que tinha guardadas. O que mais será que ele tem planejado?
Por fim não posso deixar de mencionar Reiko Yoshida que escreveu esse roteiro, nunca tinha ouvido falar da existência dela e nossa, a mulher fez muita coisa boa.