04/01/2018, 23:05
(Resposta editada pela última vez 04/01/2018, 23:37 por PaninoManino.)
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Isso não será uma resenha, será apenas um comentário espontâneo para ter o que comentar e tentar organizar uns pensamentos.
Spirit of Wonder: Miss China's Ring
(1 OVA 42 minutos, 1992 Ajia-Do)
Spirit of Wonder: Scientific Boys Club
(1+2 OVA 60 minutos, 2001 Ajia-Do)
Spirit of Wonder é uma fantasia científica ao velho estilo vitoriano e steampunk (embora não tenha vapor aqui).
É importante deixar isso claro, não é como ficção científica de hoje e da maior parte do século passado, é como as de antigamente onde a aventura era tão ou mais importante que qualquer aspecto científico da história, como as histórias de Jules Verne. No primeiro OVA os personagens querem ir para a Lua, no segundo OVA os personagens querem ir para Marte. Nos dois casos você vê os personagens fazendo suas invenções malucas, que até funcionam, porém ao mesmo tempo em que são geniais para criá-las eles são meio ingênuos ou burros, principalmente no segundo OVA.
São histórias românticas, e há romances.
No primeiro OVA o par ainda não está jundo, o segundo OVA já estão casados.
Quis destacar esses aspectos positivos e atrativos das histórias porque além de eu ter gostado mais do que eu esperava e ter aprendido a apreciar as histórias pelo que elas são, eu tinha uma má impressão sobre elas por causa do autor Kenji Tsuruta. Meu pensamento sobre o autor ainda não mudou, mas pelo menos meu incômodo foi minimizado.
Faz uns 15 anos que peguei esses ovas e na época acabei não assistindo.
Me lembro que na época vi algo que me incomodou no primeiro ova. Veja só, a história se passa na Inglaterra (ou Gales, não conheço bem), e a protagonista se chama "China(-san)", ela tem um restaurante (não chinês). Alguns mangás do autor que eu acabei lendo depois causaram um pouco de incômodo por ele desperdiçar tanto tempo e esforço em nudez feminina ao invés de nas histórias. Ele pode escrever histórias interessantes, mas insiste em protagonistas mulheres e o motivo disso parece ser apenas desenhá-las despidas. Criei a impressão de que a existência da China era apenas um fetiche dele (afinal a personagem não possuiu um nome "de verdade", ela é "só a chinesa do lugar", exótica artista marcial que chuta as invenções), ainda mais se você considerar que é uma história sobre "garotos", ainda mais no segundo OVA onde os homens da história fazem parte de um literal "Clubinho de Garotos". A protagonista feminina estaria ali só para observar os homens de longe, lamentar ser mulher e não poder ter a mente ambiciosa e aventureira deles, e ser seduzida pelo rapaz mais atraente do elenco.
Mais sobre o segundo OVA depois.
Depois de ter assistido... a real é que não é "grave" como eu imaginava, apenas acontece que o autor é um velho tarado. Não há melhor forma de definir isso, há momentos de apalpamento desnecessário, geralmente pelo velho de cabelos mais brancos. Isso é muito irritante, principalmente no segundo OVA... leiam só a que nível chega. A narrativa do segundo OVA faz um pouco de uso de repetição para comunicar passagem de tempo, um recurso narrativo para criar ritmo. Há uma cena onde uns dos velhos (o de cabelo mais branco) chega de manhã e cumprimenta a protagonista da história, Wendy, que está do lado fora lavando roupa, e quando ela vira as costas ele aproveita para levantar a saia dela. Essa cena da Wendy do lado de fora da casa lavando a roupa é repetida alguns vezes, há um propósito narrativo, mas veja só, em metade delas o velho chega e levanta a saia dela, igual. Há outro cenaŕio repetido algumas vezes que se passa no restaurante da China, e é a mesma coisa, duas vezes é repetida a mesmíssima cena desse velho de cabelos brancos levantando a saia da China e apanhando dela. São 4 cenas repetidas desse velho levantando a saia das mulheres, pra que isso? E repare que os personagens são adultos e tanto a Wendy quanto a China reagem, não com vergonha, com raiva, e no caso da China bate no velho e o ameaça, mas de quê adianta se nunca muda? Isso faz o incomodo e irritação com esse vício do autor ser ainda maior e só denigre histórias que são interessantes.
No primeiro OVA não há muito o que se falar, todavia há uma diferença curiosa entre as duas histórias.
A China hospeda no andar de cima do restante dela dois inquilinos, que são inventores, um velho e um jovem, e está sempre cobrando o aluguel atrasado deles.
A China gosta do mais jovem, Jim, que também gosta dela.
Ela tem dúvidas disso e acha que ele está flertando com a florista da cidade.
No fim isso se resolve e ele acaba propondo casamento para ela pelo que pude entender. Ele estava trabalhando para realizar suas invenções com o outro velho inventor, e ir para a Lua e tal, não apenas pela ciência e espírito aventureiro, ou por dinheiro. Como disse é uma fantasia romântica e em parte ele queria fazer aquilo para agradar ela, para presentear ela com um anel feito com mineral da Lua.
O segundo OVA é como disse curiosamente diferente, e oposto disso.
A Wendy já é casada com o Jack, e é apenas uma dona de casa, só que ao contrário da China que é uma pessoa comum e ignorante parra ciência ela aparenta ser muito inteligente. Ela já escreveu um livro de fantasia científica estilo Jules Verne e o "Clubinho dos Garotos" que quer ir para Marte está sempre recorrendo a ela atrás de conhecimentos e soluções para suas invenções. Por mais que eles consigam construir uma nave espacial não é sem o conhecimento teórico e fórmulas dela, sem ela eles nem conseguem manobrá-la. Enquanto isso o Jack parece gostar dela mais por essa genialidade do que por qualquer outro motivo. Durante toda a história ela sofre de abandono dele, que só encontra tempo para trabalhar no clubinho e frequentemente volta bêbado desacordado para casa arrastado pelo pai dela, e durante o dia só a procura quando eles precisam que ela resolva alguma dúvida para o clube.
Há um momento na história onde ela pensa na senha deles para entrar na sala do clube, talvez refletindo sobre aquela ideia de mulheres não poderem entender a mente dos homens e suas ambições.
Me fez sentir que por mais que ela não goste se a machuque ao fazer isso, mesmo "sem entender", ela se força a atender aos pedidos deles em busca de atenção, que de outro modo não teria. É quase como se fosse uma chantagem emocional e de fato eles usam essa dependência e desejo pela atenção dela como chantagem em um momento da história. E veja, por mais que eles dependam tanto dela para atingir seus objetivos e sonhos deles o clube é fechado e exclusivo, nunca eles a convidaram para participar dele, nunca convidarão.
Esses detalhes me fazem ter uma sensação estranha sobre o autor, Kenji Tsuruta.
Até que ponto ele aprecia as mulheres, e em quanta estima cria suas personagens? Ele parece ter aquele desejo de criar mulheres interessantes para satisfazer o gosto dele, só que como ele vê uma personagem como a Wendy? Ela não apenas é mais inteligente que todos os homens da história, ela parece ser uma das mentes mais brilhantes no mundo que ele criou, só que ela não tem ambições.
É porquê é mulher?
Citei que a personagem escreveu um livro, um livro que ela queima no início, aparentemente por alimentar as fantasias dos velhos e do esposo, fazendo eles passarem tanto tempo trabalhando em ir para Marte e deixarem ela sozinha.
Lá para o final da história ela diz para o esposo que ela no fundo gosta de participar daquilo porque eles acreditam nas teorias e ideias dela, o que leva a crer que ela em algum momento teve suas teorias questionadas pela academia e nunca se recuperou. O que leva a uma situação estranha, pois me faz crer que ela acreditava no Ether, o livro dela é sobre navegar nos ventos do Ether pelo espaço. Só que na história eles de fato acabam usando o Ether, que eu tinha deduzido tinha tido sua existência refutada naquele mundo, e essa descoberta tinha deixado-a desiludida sobre suas capacidades intelectuais. O mais relevante nessa questão é, os velhos e o esposo querem ir para Marte por acreditar que é um planeta com uma civilização evoluída, pois eles acreditam nas ideias dos canais de Marte de Lowell e outras teorias equivocadas. Não é real nem naquele mundo, você sabe que não será real, que eles verão e comprovarão que não é real, mas isso não os impede de acreditar e continuar perseguindo suas ambições.
Por que a Wendy não pode acreditar em fantasias, é o fardo dos inteligentes? Ou ao menos por que não consegue lidar com elas?
Por que parece não ter ambição? É por ser mulher?
Porque ela é uma personagem melhor sendo "doce" como o esposo elogia?
O que eu quis dizer por esse segundo OVA ser o oposto do primeiro é que no primeiro a China não tem interesse em ciência e o Jim usa a ciência como forma de se aproximar e conquistar a China e ela acaba se divertindo um pouco incentivada a participar com ele, enquanto que no segundo a Wendy tem interesse em ciência só que ela evita participar porque isso substitui a atenção e carinho que gostaria de receber dele e o Jack acaba se distanciando emocionalmente dela por causa da ciência.
Esse safadão do Kenji Tsuruta cria boas personagens, mas não em histórias onde eu gostaria de vê-las, principalmente a Wendy desse segundo OVA. Tão frustrante.
Spirit of Wonder é excelente, as histórias são boas e simpáticas, a arte lembra um bocadão o estilo do Satoshi Kon e animação também são ótimas! Só que tem algo no ar que me parece estranho....
De todo modo eu recomendo, são dois OVA que dão 1 hora cada, mais 3 curtas de 10-15 minutos, que ainda não assisti mas devem ser cheios fanservice bobo, embora não acredite que possam superar o mangá, que porquê não aproveitar a oportunidade para ler também? Esse sim espero mamilos e pelos pubianos a cada duas páginas.
PS: oh, fiquei decepcionado em não ver anel no dedo da China no segundo OVA e nenhum sinal da existência do Jim. talvez os extras continuem a história deles já que são sobre ela.
Spirit of Wonder: Miss China's Ring
(1 OVA 42 minutos, 1992 Ajia-Do)
Spirit of Wonder: Scientific Boys Club
(1+2 OVA 60 minutos, 2001 Ajia-Do)
Spirit of Wonder é uma fantasia científica ao velho estilo vitoriano e steampunk (embora não tenha vapor aqui).
É importante deixar isso claro, não é como ficção científica de hoje e da maior parte do século passado, é como as de antigamente onde a aventura era tão ou mais importante que qualquer aspecto científico da história, como as histórias de Jules Verne. No primeiro OVA os personagens querem ir para a Lua, no segundo OVA os personagens querem ir para Marte. Nos dois casos você vê os personagens fazendo suas invenções malucas, que até funcionam, porém ao mesmo tempo em que são geniais para criá-las eles são meio ingênuos ou burros, principalmente no segundo OVA.
São histórias românticas, e há romances.
No primeiro OVA o par ainda não está jundo, o segundo OVA já estão casados.
Quis destacar esses aspectos positivos e atrativos das histórias porque além de eu ter gostado mais do que eu esperava e ter aprendido a apreciar as histórias pelo que elas são, eu tinha uma má impressão sobre elas por causa do autor Kenji Tsuruta. Meu pensamento sobre o autor ainda não mudou, mas pelo menos meu incômodo foi minimizado.
Faz uns 15 anos que peguei esses ovas e na época acabei não assistindo.
Me lembro que na época vi algo que me incomodou no primeiro ova. Veja só, a história se passa na Inglaterra (ou Gales, não conheço bem), e a protagonista se chama "China(-san)", ela tem um restaurante (não chinês). Alguns mangás do autor que eu acabei lendo depois causaram um pouco de incômodo por ele desperdiçar tanto tempo e esforço em nudez feminina ao invés de nas histórias. Ele pode escrever histórias interessantes, mas insiste em protagonistas mulheres e o motivo disso parece ser apenas desenhá-las despidas. Criei a impressão de que a existência da China era apenas um fetiche dele (afinal a personagem não possuiu um nome "de verdade", ela é "só a chinesa do lugar", exótica artista marcial que chuta as invenções), ainda mais se você considerar que é uma história sobre "garotos", ainda mais no segundo OVA onde os homens da história fazem parte de um literal "Clubinho de Garotos". A protagonista feminina estaria ali só para observar os homens de longe, lamentar ser mulher e não poder ter a mente ambiciosa e aventureira deles, e ser seduzida pelo rapaz mais atraente do elenco.
Mais sobre o segundo OVA depois.
Depois de ter assistido... a real é que não é "grave" como eu imaginava, apenas acontece que o autor é um velho tarado. Não há melhor forma de definir isso, há momentos de apalpamento desnecessário, geralmente pelo velho de cabelos mais brancos. Isso é muito irritante, principalmente no segundo OVA... leiam só a que nível chega. A narrativa do segundo OVA faz um pouco de uso de repetição para comunicar passagem de tempo, um recurso narrativo para criar ritmo. Há uma cena onde uns dos velhos (o de cabelo mais branco) chega de manhã e cumprimenta a protagonista da história, Wendy, que está do lado fora lavando roupa, e quando ela vira as costas ele aproveita para levantar a saia dela. Essa cena da Wendy do lado de fora da casa lavando a roupa é repetida alguns vezes, há um propósito narrativo, mas veja só, em metade delas o velho chega e levanta a saia dela, igual. Há outro cenaŕio repetido algumas vezes que se passa no restaurante da China, e é a mesma coisa, duas vezes é repetida a mesmíssima cena desse velho de cabelos brancos levantando a saia da China e apanhando dela. São 4 cenas repetidas desse velho levantando a saia das mulheres, pra que isso? E repare que os personagens são adultos e tanto a Wendy quanto a China reagem, não com vergonha, com raiva, e no caso da China bate no velho e o ameaça, mas de quê adianta se nunca muda? Isso faz o incomodo e irritação com esse vício do autor ser ainda maior e só denigre histórias que são interessantes.
No primeiro OVA não há muito o que se falar, todavia há uma diferença curiosa entre as duas histórias.
A China hospeda no andar de cima do restante dela dois inquilinos, que são inventores, um velho e um jovem, e está sempre cobrando o aluguel atrasado deles.
A China gosta do mais jovem, Jim, que também gosta dela.
Ela tem dúvidas disso e acha que ele está flertando com a florista da cidade.
No fim isso se resolve e ele acaba propondo casamento para ela pelo que pude entender. Ele estava trabalhando para realizar suas invenções com o outro velho inventor, e ir para a Lua e tal, não apenas pela ciência e espírito aventureiro, ou por dinheiro. Como disse é uma fantasia romântica e em parte ele queria fazer aquilo para agradar ela, para presentear ela com um anel feito com mineral da Lua.
O segundo OVA é como disse curiosamente diferente, e oposto disso.
A Wendy já é casada com o Jack, e é apenas uma dona de casa, só que ao contrário da China que é uma pessoa comum e ignorante parra ciência ela aparenta ser muito inteligente. Ela já escreveu um livro de fantasia científica estilo Jules Verne e o "Clubinho dos Garotos" que quer ir para Marte está sempre recorrendo a ela atrás de conhecimentos e soluções para suas invenções. Por mais que eles consigam construir uma nave espacial não é sem o conhecimento teórico e fórmulas dela, sem ela eles nem conseguem manobrá-la. Enquanto isso o Jack parece gostar dela mais por essa genialidade do que por qualquer outro motivo. Durante toda a história ela sofre de abandono dele, que só encontra tempo para trabalhar no clubinho e frequentemente volta bêbado desacordado para casa arrastado pelo pai dela, e durante o dia só a procura quando eles precisam que ela resolva alguma dúvida para o clube.
Há um momento na história onde ela pensa na senha deles para entrar na sala do clube, talvez refletindo sobre aquela ideia de mulheres não poderem entender a mente dos homens e suas ambições.
Me fez sentir que por mais que ela não goste se a machuque ao fazer isso, mesmo "sem entender", ela se força a atender aos pedidos deles em busca de atenção, que de outro modo não teria. É quase como se fosse uma chantagem emocional e de fato eles usam essa dependência e desejo pela atenção dela como chantagem em um momento da história. E veja, por mais que eles dependam tanto dela para atingir seus objetivos e sonhos deles o clube é fechado e exclusivo, nunca eles a convidaram para participar dele, nunca convidarão.
Esses detalhes me fazem ter uma sensação estranha sobre o autor, Kenji Tsuruta.
Até que ponto ele aprecia as mulheres, e em quanta estima cria suas personagens? Ele parece ter aquele desejo de criar mulheres interessantes para satisfazer o gosto dele, só que como ele vê uma personagem como a Wendy? Ela não apenas é mais inteligente que todos os homens da história, ela parece ser uma das mentes mais brilhantes no mundo que ele criou, só que ela não tem ambições.
É porquê é mulher?
Citei que a personagem escreveu um livro, um livro que ela queima no início, aparentemente por alimentar as fantasias dos velhos e do esposo, fazendo eles passarem tanto tempo trabalhando em ir para Marte e deixarem ela sozinha.
Lá para o final da história ela diz para o esposo que ela no fundo gosta de participar daquilo porque eles acreditam nas teorias e ideias dela, o que leva a crer que ela em algum momento teve suas teorias questionadas pela academia e nunca se recuperou. O que leva a uma situação estranha, pois me faz crer que ela acreditava no Ether, o livro dela é sobre navegar nos ventos do Ether pelo espaço. Só que na história eles de fato acabam usando o Ether, que eu tinha deduzido tinha tido sua existência refutada naquele mundo, e essa descoberta tinha deixado-a desiludida sobre suas capacidades intelectuais. O mais relevante nessa questão é, os velhos e o esposo querem ir para Marte por acreditar que é um planeta com uma civilização evoluída, pois eles acreditam nas ideias dos canais de Marte de Lowell e outras teorias equivocadas. Não é real nem naquele mundo, você sabe que não será real, que eles verão e comprovarão que não é real, mas isso não os impede de acreditar e continuar perseguindo suas ambições.
Por que a Wendy não pode acreditar em fantasias, é o fardo dos inteligentes? Ou ao menos por que não consegue lidar com elas?
Por que parece não ter ambição? É por ser mulher?
Porque ela é uma personagem melhor sendo "doce" como o esposo elogia?
O que eu quis dizer por esse segundo OVA ser o oposto do primeiro é que no primeiro a China não tem interesse em ciência e o Jim usa a ciência como forma de se aproximar e conquistar a China e ela acaba se divertindo um pouco incentivada a participar com ele, enquanto que no segundo a Wendy tem interesse em ciência só que ela evita participar porque isso substitui a atenção e carinho que gostaria de receber dele e o Jack acaba se distanciando emocionalmente dela por causa da ciência.
Esse safadão do Kenji Tsuruta cria boas personagens, mas não em histórias onde eu gostaria de vê-las, principalmente a Wendy desse segundo OVA. Tão frustrante.
Spirit of Wonder é excelente, as histórias são boas e simpáticas, a arte lembra um bocadão o estilo do Satoshi Kon e animação também são ótimas! Só que tem algo no ar que me parece estranho....
De todo modo eu recomendo, são dois OVA que dão 1 hora cada, mais 3 curtas de 10-15 minutos, que ainda não assisti mas devem ser cheios fanservice bobo, embora não acredite que possam superar o mangá, que porquê não aproveitar a oportunidade para ler também? Esse sim espero mamilos e pelos pubianos a cada duas páginas.
PS: oh, fiquei decepcionado em não ver anel no dedo da China no segundo OVA e nenhum sinal da existência do Jim. talvez os extras continuem a história deles já que são sobre ela.