"ProtonMail: O e-mail à prova da NSA"
As revelações de Edward Snowden desencadiaram um movimento mundial de implantação de criptografia e serviços seguros por toda a Internet, o que prontamente se torna alvo das agências governamentais como NSA, GCHQ que derrubaram o Lavabit, um serviço de e-mail criptografado sediado no Texas que era utilizado por Snowden.
Em resposta, um grupo de jovens programadores da Organização Européia de Pesquisa Nuclear (CERN) lançou um novo serviço de e-mail que oferece criptografia de ponta a ponta (End-to-End) que pode por um fim na espionagem do governo e manter eles longe dos nossos dados pessoais.
ProtonMail - Um e-mail criptografado de ponta a ponta
Este novo serviço de e-mail criptografado, chamada ProtonMail é um serviço de e-mail seguro criado em colaboração com os cientistas de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e do CERN laboratório europeu de investigação.
Ele codifica os dados do navegador antes de se comunicar com o servidor, sendo assim, apenas os dados criptografados são armazenados nos servidores. Assim mesmo se alguém tem acesso completo ao servidor, ele vai encontrar apenas os dados criptografados, e além disso, ainda tem um recurso disponível de "auto-destruição" que garante que seus e-mails estarão disponíveis apenas por um período limitado de tempo.
"Nós basicamente separamos a mensagem que é criptografada da chave de criptografia - toda a criptografia acontece no seu computador, ao invés de ser feita em nossos servidores, por isso não há maneira de ver a mensagem original", explica Andy Yen um dos criadores do ProtonMail.
ProtonMail é hospedado na Suíça
A empresa está sediada na Suíça, por isso não terá que cumprir as exigências dos tribunais americanos para fornecer dados dos usuários. No pior dos casos, se um tribunal suíço ordenar o fornecimento dos dados, eles obteram apenas os dados criptografados, pois o ProtonMail não armazenas as chaves de criptografia.
O serviço acaba de ser lançado na versão beta. "Todos os dados do usuário são protegidos pela Lei Federal de Proteção de Dados da Suíça (DPA) e da Portario Federal de Proteção de Dados (DPO), que oferece algumas das mais fortes proteção de privacidade do mundo para indivíduos e entidades. Apenas uma ordem judicial do Tribunal Cantonal de Genebra ou o Supremo Tribunal Federal suíço pode nos obrigar a liberar a informação extremamente limitada do usuário", diz o site.
O serviço está atualmente em beta público e a equipe está trabalhando nos aplicativos para Android e iPhone, e esperam lançar ainda no segundo semestre deste ano.
Como criar a sua conta:
https://protonmail.ch/
A equipe do NA já está efetuando testes no ProtonMail a mais de duas semanas e realmente funciona muito bem.
"Enquanto eles estiverem violando nossa privacidade, violaremos todas as barreiras do conhecimento deles com a nossa criptografia.