Após Dark Souls, fui jogar outro jogo "frustrante", mas um que funciona ainda mais como divisor de opiniões. Alien Isolation. Achei o jogo maravilhoso. Sou muito fã do Alien original do Ridley Scott, e curto a franquia no geral, mas mesmo o Aliens do James Cameron sendo um bom filme e querido por fãs da franquia, ainda não acho que ele lide com os pontos mais interessantes da proposta do Ridley Scott, inclusive com o medo do desconhecido. Isolation é o primeiro título da franquia desde o original que pude aplaudir e que tomou exatamente o rumo (em termos de história) que eu penso que Alien precisava ter tomado.
Sobre o jogo em si, não é perfeito, e não recomendo a ninguém que não tenha visto o filme 1 ou tenha interesse na franquia. É um jogo frustrante, o Alien é imorrível (como é pra ser) e considero um dos jogos mais tensos que já joguei (e eu jogo muito survivor), o que pode tornar o jogo cansativo pra quem se assusta fácil. O jogo também tem problemas de gameplay, em especial no sistema de recompensa ao jogador, mas é um título obrigatório para fãs do original. Porém, ao mesmo tempo que apontei a tensão constante como um possível defeito, ela só afasta quem tem coração fraco, e é um elemento importante e presente inclusive no filme do Scott, a bíblia do jogo. Você nunca deve se sentir seguro. Aplaudo a coragem da Creative Assembly de tomar esse rumo. Da forma como o jogo é feito, os sustos e o terror são orgânicos, se afastando dos jump-scares de jogos como resident1 ou dead space (excelentes do seu modo). Não digo que isolation não tenha jump-scares, mas o fato do Alien ser uma I.A imprevisível que pode aparecer a qualquer momento e o fantástico trabalho sonoro do jogo (outra aproximação do original, como Scott é conhecido por usar sons ambiente de forma criativa pra construir o clima da história, ao invés de apostar só em trilha sonora) faz com que sustos sejam possíveis através de coisas aparentemente simples, e que esses sustos sejam, muitas vezes, exclusivos ao jogador. Entrar numa sala e ouvir os apitos de um PC antigo no canto da sala eram motivo suficiente pra me fazer sacar o sensor de movimento pra ver se a criatura estava à espreita. E, cara... Como eu ficava atento no início do jogo quando a borracha do tênis da Amanda chiava contra o piso! O visual do jogo também é maravilhoso, mesmo jogando no PS4, onde os devs parecem ter medo de usar SMAA ou outro tipo de antialiasing que a placa dá conta por medo de queda de framerate, não pude deixar de ficar impressionado, em especial com as cenas no espaço.
Nota: 8/10.
Sobre o jogo em si, não é perfeito, e não recomendo a ninguém que não tenha visto o filme 1 ou tenha interesse na franquia. É um jogo frustrante, o Alien é imorrível (como é pra ser) e considero um dos jogos mais tensos que já joguei (e eu jogo muito survivor), o que pode tornar o jogo cansativo pra quem se assusta fácil. O jogo também tem problemas de gameplay, em especial no sistema de recompensa ao jogador, mas é um título obrigatório para fãs do original. Porém, ao mesmo tempo que apontei a tensão constante como um possível defeito, ela só afasta quem tem coração fraco, e é um elemento importante e presente inclusive no filme do Scott, a bíblia do jogo. Você nunca deve se sentir seguro. Aplaudo a coragem da Creative Assembly de tomar esse rumo. Da forma como o jogo é feito, os sustos e o terror são orgânicos, se afastando dos jump-scares de jogos como resident1 ou dead space (excelentes do seu modo). Não digo que isolation não tenha jump-scares, mas o fato do Alien ser uma I.A imprevisível que pode aparecer a qualquer momento e o fantástico trabalho sonoro do jogo (outra aproximação do original, como Scott é conhecido por usar sons ambiente de forma criativa pra construir o clima da história, ao invés de apostar só em trilha sonora) faz com que sustos sejam possíveis através de coisas aparentemente simples, e que esses sustos sejam, muitas vezes, exclusivos ao jogador. Entrar numa sala e ouvir os apitos de um PC antigo no canto da sala eram motivo suficiente pra me fazer sacar o sensor de movimento pra ver se a criatura estava à espreita. E, cara... Como eu ficava atento no início do jogo quando a borracha do tênis da Amanda chiava contra o piso! O visual do jogo também é maravilhoso, mesmo jogando no PS4, onde os devs parecem ter medo de usar SMAA ou outro tipo de antialiasing que a placa dá conta por medo de queda de framerate, não pude deixar de ficar impressionado, em especial com as cenas no espaço.
Nota: 8/10.