Qualidade de animação

Tópico em 'Discussões gerais' criado por Hitsugaya em 10/05/2015, 07:07.
Páginas (24): 1 ... 10 11 12 13 14 ... 24
230 respostas neste tópico
 #111
(13/09/2017, 08:16)rapier Escreveu: Isso tem mais a ver com qualidade do anime do que de animação. Som não faz parte de animação.

"Qualidade de animação" aqui nesse tópico é sakuga, o que não significa qualidade do anime. Substitua "animação" por "CG" que você entenderá melhor o assunto do tópico. Diretor de um anime em CG não tem relação direta com qualidade da CG. Se o tópico estivesse usando essa sua definição, não existiria: eu não abriria tópico pra algo tão vago e amplo. HAHA!

Acho mais produtivo (e até útil) tu usar o tópico pra postar aspectos técnicos de animes, igual fez com Sidonia. Eu inclusive evitei falar em som pra não falar puramente de "direção", mas basicamente essa "qualidade" pra mim é algo que surge como consequência de se tentar atingir algum aspecto. Você pode escolher vários, até o trabalho de cor de determinado título. A questão do Sakuga por exemplo muitas vezes é bem pontual nos animes, não consigo pensar em muitos que sejam assim 100% do tempo a não ser que sejam curtas. O tópico não se chama "qualidade do sakuga". Eu sei que eu tô sendo chato pra caralho e eu entendi o que você tá colocando como qualidade (foi só ler seu post sobre consistência de traço e frames), mas como "bons efeitos de luz e sombra" e "coerência de personagem e cenário" independem desses outros aspectos, volta a cair em intenção versus competência. Vou ilustrar o que acho produtivo fazer olhando para algum aspecto, por exemplo: 

Dessa temporada tô particularmente surpreso com a ambientação de Made in Abyss e como além da composição, tão usando a iluminação de forma muito inteligente tanto para deixar as cenas bonitas e criar uma atmosfera pro mundo, como para reforçar as temáticas da história. Enquanto procurava imagens pra discutir isso, vi que algumas pessoas já notaram como o anime usa verticalidade nas composições para reforçar a ideia do abismo e seus degraus, mas acho legal que o anime ainda vai além disso em consistência visual por isso ajudar a estabelecer uma noção de hierarquia que é muito presente seja na sociedade ou nas guildas do anime, onde os personagens têm níveis diferentes conforme o apito que carregam. Espero que saia algum comentário da produção ou making of, eu nunca sei achar essas coisas, mas por alto, é interessante o esforço do anime em colocar a Key Light sempre vindo de cima nas composições, reforçando a verticalidade mesmo com a horizontalidade obrigatória da TV:

  [Imagem: u3ausKq.gif]

Essa sequência aí por exemplo usa isso maravilhosamente com as colunas/árvores, que além de verticalidade foram usadas pra criar uma velocidade (perspectiva) em um ponto no infinito, dando uma sensação de grandeza ao ambiente. Quando cortam para o plano seguinte, fazem uma inversão do movimento e enquadram a protagonista vista de cima, sempre compondo com essa relação do cenário vertical. Gosto também de como a sombra incide de forma suave e bem realista nos personagens, sem "engasgar", na falta de palavra melhor, ou seja, com uma consistência de frames. É o ponto em que ficou claro pra mim que tão usando 3D. Notem que mesmo quando ela tá fora do sol ela ainda tem sombra e como essa sombra vai de soft a hard, indicando que além da keylight eles estão simulando (ou usando se for montando no 3D) uma fill light pra balancear o ratio de luz e chegar na composição que eles querem. As brasas também apagam nas colunas bem suavemente, bom uso de um efeito digital (quase mínimo) que também ajuda o ambiente a parecer vivo e ajuda na imersão. 

Esse plano também deixa essa questão da intencionalidade na composição vertical bem evidente:

[Imagem: yvQQf3k.png]

Estou no EP4 desse anime ainda, mas posso apostar que à medida que os personagens forem descendo o abismo, essa iluminação de cima vai ser cada vez mais usada para compor cenas e enfatizar a grandiosidade opressiva e curiosamente agradável do ambiente para criar tensão e mostrar como os personagens são menores do que aquilo que estão enfrentando.
1 usuário curtiu este post: Nami
Responder
 #112
lembrando que na fórmula de BOA animação, com certeza duas coisas não devem ser esquecidas a idade do anime e a escolha do estúdio.

Acho o segundo aspecto mais complicado de diferençar de "não consigo fazer" do "fiz porque quero.", sem contar que alguns casos temos animes que não conseguem fazer uma animação, mas usam este problema para gerar uma qualidade, isto acontece bastante quando se simplifica o layout dos personagens e se faz filmagens em ângulos diferentes.
Responder
 #113
A idade tudo bem, mas a incompetência do estúdio não é justificável.

se fez ruim, independente do motivo, é uma animação ruim.
Responder
 #114
(27/11/2017, 13:47)Gabrinius Escreveu: mas a incompetência do estúdio não é justificável.

então eu quero ver vc olhar isto e chamar de animação ruim:



o mal do anime em questão https://myanimelist.net/anime/2246/Mononoke

como eu falei incompetência ou escolha? incompetência é fácil de se ver, exemplo famoso é o Eren verde de attack on titan, mas nem toda a escolha artística é uma incompetência.
Responder
 #115
Olhei uns pontos aleatórios e em todos era animação inexistente voltando sempre num mesmo frame onde nem as bocas se mexem.

E quando se mexem, o resto fica parado.
Responder
 #116
(27/11/2017, 13:54)Aria-shachou Escreveu: então eu quero ver vc olhar isto e chamar de animação ruim:

Link youtube: http://youtu.be/6vBN8VVUloA?html5=1

o mal do anime em questão https://myanimelist.net/anime/2246/Mononoke

Pras pessoas normais, isso é um anime malfeito. O conceito de qualidade de animação pra elas é diferente desse conceito pra outros, vide o que já falei neste tópico, que tem várias coisas que são sakuga mas são pichação. Pode até ser arte, mas se tiver o traço de Miró, pessoal continuará achando que é rabisco do mesmo jeito.
Responder
 #117
Devo concordar com o @Gabrinius. Isso aí até foi feito de uma forma estilosa, mas não diria que foi algo realmente animado. Anime já é uma mídia de animação bem estática e repetição de frame, isso aí conseguiu ser mais estático ainda, chegando (ou passando) do nível atual da Shaft de estaticidade.

tldr: é visualmente bonito (para quem gosta da arte, eu achei feio), mas não é animado.
Responder
 #118
tirando o fato do relativismo do bom ou ruim da equação, considero que não existe tanta incompetência neste anime que citei como em outros animes.

debater o mérito do bom ou ruim nem foi minha intenção ali, queria ver a reação dele e de vcs ao verem aquilo... e esclarecer que existem alguns casos que devem ser analisados com calma.

(27/11/2017, 14:26)rapier Escreveu: é rabisco do mesmo jeito.

meio triste saber disto.
Responder
 #119
(27/11/2017, 14:38)Aria-shachou Escreveu: meio triste saber disto.

Meio óbvio. A animação boa, nos olhos do povo, tem que ser esteticamente atraente. Aquela luta do Naruto com o Pain é sakuga mas quase ninguém acha aquilo "boa animação". As cenas daquilo são as primeiras a serem postadas quando o assunto é "animação ruim". Procura "bad animation anime" no Google imagens e lá estão as cenas de "sakuga" de Naruto Z.
Responder
 #120
(27/11/2017, 14:38)Aria-shachou Escreveu: debater o mérito do bom ou ruim nem foi minha intenção ali, queria ver a reação dele e de vcs ao verem aquilo... e esclarecer que existem alguns casos que devem ser analisados com calma.

Se você quer diferenciar entre estilo de arte e puramente animação mal-feita, era mais fácil citar Dies Irae, Ousama Game e/ou Juuni Taisen como animes puramente mal-animados, e Osomatsu-san e/ou Urahara como estilo da arte ser propositalmente mal-feita.

O anime que você postou tem o estilo feito daquele jeito propositalmente, mas não quer dizer que ele está "animado".
Responder
Páginas (24): 1 ... 10 11 12 13 14 ... 24

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes