Respostas: 2.747
Tópicos: 10
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
365
(26/05/2017, 23:56)
Amagami
Instalei Fedora em uma máquina e fiquei surpreso, muito bom, não sei o porquê da recomendação geral ser Ubuntu para quem está iniciando, pois Fedora parece favorável tanto para quem nunca tocou em Linux, quanto para usuários avançados. O instalador é bem organizado e user-friendly, dependendo da seleção de pacotes no momento da instalação o sistema já vem pronto para tudo. Enfim, até o gerenciador de pacotes é melhor, bem diferente do desastre que o apt pode fazer nas mãos de alguém que não está acostumado com o sistema operacional.
Agora vai ser minha recomendação para quem quiser começar a usar Linux.
Respostas: 13.396
Tópicos: 507
Data de registro: 05/12/2013
Curtir:
658
(27/05/2017, 00:07)
martec
(26/05/2017, 23:56)Amagami Escreveu: Instalei Fedora em uma máquina e fiquei surpreso, muito bom, não sei o porquê da recomendação geral ser Ubuntu para quem está iniciando, pois Fedora parece favorável tanto para quem nunca tocou em Linux, quanto para usuários avançados. O instalador é bem organizado e user-friendly, dependendo da seleção de pacotes no momento da instalação o sistema já vem pronto para tudo. Enfim, até o gerenciador de pacotes é melhor, bem diferente do desastre que o apt pode fazer nas mãos de alguém que não está acostumado com o sistema operacional.
é questão de gosto, mas não consigo gostar de .rpm .
ainda prefiro derivado de debian como linux mint.
Respostas: 205
Tópicos: 1
Data de registro: 11/05/2015
Curtir:
4
(27/05/2017, 00:58)
Poca
@ Amagami
O fedora só vem com software livre e a n00bzada não sabe instalar os codecs sozinhos.
O RPMFusion ajudou muito nisso, mas antigamente era mais difícil
Curtir:
365
(27/05/2017, 08:57)
Amagami
27/05/2017, 08:57
(Resposta editada pela última vez 27/05/2017, 09:00 por Amagami.)
|
(27/05/2017, 00:07)martec Escreveu: é questão de gosto, mas não consigo gostar de .rpm .
ainda prefiro derivado de debian como linux mint.
Meu problema com Debian é o apt, não faz diferença para servidores, mas se você instalar pela iso o sistema inteiro, com DE e tudo mais, o gerenciador de pacotes trata o sistema inteiro como hard dependence, acho que o nome disso é metapackages. Não acreditava que isso era perigoso até eu mesmo enfrentar o problema, ao tentar remover um app default do DE, o apt marca todo o resto como inútil, se você usar autoremove o DE inteiro some. Vale para os apps principais também, remover o gerenciador de login pode levar junto o sistema quase todo lol.
Usuários experientes sabem como resolver isso fácil, mas para iniciantes não parece uma boa ideia a distro deixar isso como default.
(27/05/2017, 00:58)Poca Escreveu: @Amagami
O fedora só vem com software livre e a n00bzada não sabe instalar os codecs sozinhos.
O RPMFusion ajudou muito nisso, mas antigamente era mais difícil
Esqueci que tive que usar um comando para ativar o repositório nonfree.
Uh essa é uma desvantagem em comparação com as outras mais user-friendly, bem lembrado.
Respostas: 9.516
Tópicos: 25
Data de registro: 26/02/2016
Curtir:
755
(27/05/2017, 09:53)
PaninoManino
(26/05/2017, 23:56)Amagami Escreveu: Instalei Fedora em uma máquina e fiquei surpreso, muito bom, não sei o porquê da recomendação geral ser Ubuntu para quem está iniciando, pois Fedora parece favorável tanto para quem nunca tocou em Linux, quanto para usuários avançados. O instalador é bem organizado e user-friendly, dependendo da seleção de pacotes no momento da instalação o sistema já vem pronto para tudo. Enfim, até o gerenciador de pacotes é melhor, bem diferente do desastre que o apt pode fazer nas mãos de alguém que não está acostumado com o sistema operacional.
É mais fácil recomenadar um Buntu ou algum outro do que fazer uma pequena lista para o novato escolher sem entender.
Antigamente sempre citava três, "Fedora, OpenSUSE e Ubuntu".
Curtir:
755
(30/05/2017, 11:27)
PaninoManino
Já sabem o que escreverei, não é?
Por que Linuxe é essa merda?
Vejam só, tenho ficado atento com atualizações do sistema, por questões de segurança.
Estou com o sistema em dia, aceitei todas as atualizações (antes eu priorizava apenas segurança), e essa semana reparei em outro detalhe que mudou para pior. Sabe quando você clica em um botão em uma página para enviar um arquivo ou imagem, como aqui no fórum? Abre uma janelinha do navegador de arquivos para você selecionar o que quer enviar para o servidor, e essa janelinha mudou. Antes o botão de confirmar ficava embaixo se me lembro bem, agora ele fica acima e meio camuflado por causa das cores da janela e do botão.
Mas o que me incomoda não é o botão, é ter que clicar nele para enviar o arquivo selecionado.
Antes eu podia clicar duas vezes, agora não, além de não aparecer os arquivos já na ordem padrão, do mas recente, se eu der dois cliques no arquivo ao invés de selecionar para enviá-lo fica mudando a ordem de exibição dos arquivos na pasta.
Sabe o que é pior?
As vezes esse problema não acontece, funciona como deveria, é só mais um bug idiota e não uma mudança!
Desculpa, não podia deixar de relatar mais essa infelicidade desse sistema infeliz.
Curtir:
365
(30/05/2017, 12:27)
Amagami
30/05/2017, 12:27
(Resposta editada pela última vez 30/05/2017, 12:27 por Amagami.)
|
(30/05/2017, 11:27)PaninoManino Escreveu: Já sabem o que escreverei, não é?
Por que Linuxe é essa merda?
Vejam só, tenho ficado atento com atualizações do sistema, por questões de segurança.
Estou com o sistema em dia, aceitei todas as atualizações (antes eu priorizava apenas segurança), e essa semana reparei em outro detalhe que mudou para pior. Sabe quando você clica em um botão em uma página para enviar um arquivo ou imagem, como aqui no fórum? Abre uma janelinha do navegador de arquivos para você selecionar o que quer enviar para o servidor, e essa janelinha mudou. Antes o botão de confirmar ficava embaixo se me lembro bem, agora ele fica acima e meio camuflado por causa das cores da janela e do botão.
Mas o que me incomoda não é o botão, é ter que clicar nele para enviar o arquivo selecionado.
Antes eu podia clicar duas vezes, agora não, além de não aparecer os arquivos já na ordem padrão, do mas recente, se eu der dois cliques no arquivo ao invés de selecionar para enviá-lo fica mudando a ordem de exibição dos arquivos na pasta.
Sabe o que é pior?
As vezes esse problema não acontece, funciona como deveria, é só mais um bug idiota e não uma mudança!
Desculpa, não podia deixar de relatar mais essa infelicidade desse sistema infeliz.
Aqui tá funcionando perfeitamente, mas diferente do Windows, Linux possui vários DE e window managers. Talvez o designer do tema que você está utilizando se esqueceu de atualizar algo que foi mudado.
Pelo jeito que você falou vou assumir que é gnome
Respostas: 3.611
Tópicos: 6
Data de registro: 07/02/2015
Curtir:
339
(10/06/2017, 16:51)
AlekseyK.
10/06/2017, 16:51
(Resposta editada pela última vez 10/06/2017, 17:01 por AlekseyK..)
|
(27/05/2017, 00:58)Poca Escreveu: O fedora só vem com software livre e a n00bzada não sabe instalar os codecs sozinhos.
Feddy, EasyLife, e Yumex, se n00b não souber usar nada disso então melhor desistir de linux.
Bom, depois de quebrar o meu Manjaro atualizando o sistema decidi desistir de vez do arch, vou sentir saudades da AUR.
Ai instalei o fedora no meu computador pessoal, a integração com o gnome é fantástica, tudo muito fluido, muitas extensões compatíveis, sem bug no painel, mas estava com problema com algumas aplicações (e queria o player do deepin de novo, que achei excelente quando o usei) e não tem compatibilidade com o meu leitor biométrico. Voltei para o manjaro, o Gnome é tão recente que perdeu a compatibilidade com a maioria das extensões que usava e o leitor continua não funcionando. Bom, amanhã instalo o OpenSUSE e vejo se o yast consegue salvar a minha pele, caso contrário, volto para o Fedora mesmo, foi o melhor candidato.
Curtir:
755
(10/06/2017, 17:16)
PaninoManino
Posso aproveitar o up para descrever uma reclamação?
Sabem que uso o Ubuntu Gnome, e o navegador de arquivos dele é... "bugado"?
Quando assisto um anime ou filme que sei que irei comentar depois, uso o "S" no teclado para salvar imagens enquanto vou assistindo, elas vão para uma pasta padrão do player e depois eu as movo e organizo em outra pasta. Esse navegador de arquivos é MUITO lento em mover os arquivos, as vezes demora um bocado de tempo para movê-las. Não seria um problema se ele não ficasse inutilizável enquanto as imagens estão sendo movidas.
Não dá para eu navegar em outra pasta enquanto ele não terminar, ele não consegue terminar de processar e exibir os arquivos. E dependendo de quanto demore para terminar o programa acaba fechando.
Podem dizer que isso é só comigo, mesmo que for isso é inaceitável, é algo que em hipótese nenhuma deveria acontecer. Que padrão de qualidade é esse?
Curtir:
365
(10/06/2017, 18:00)
Amagami
10/06/2017, 18:00
(Resposta editada pela última vez 10/06/2017, 18:11 por Amagami.)
|
(10/06/2017, 17:16)PaninoManino Escreveu: Posso aproveitar o up para descrever uma reclamação?
Sabem que uso o Ubuntu Gnome, e o navegador de arquivos dele é... "bugado"?
Quando assisto um anime ou filme que sei que irei comentar depois, uso o "S" no teclado para salvar imagens enquanto vou assistindo, elas vão para uma pasta padrão do player e depois eu as movo e organizo em outra pasta. Esse navegador de arquivos é MUITO lento em mover os arquivos, as vezes demora um bocado de tempo para movê-las. Não seria um problema se ele não ficasse inutilizável enquanto as imagens estão sendo movidas.
Não dá para eu navegar em outra pasta enquanto ele não terminar, ele não consegue terminar de processar e exibir os arquivos. E dependendo de quanto demore para terminar o programa acaba fechando.
Podem dizer que isso é só comigo, mesmo que for isso é inaceitável, é algo que em hipótese nenhuma deveria acontecer. Que padrão de qualidade é esse?
Como já desisti de tentar entender porque você tem tantos problemas (lol), vou dar uma sugestão. Não tem como mudar nas configurações o local onde o player salva as screenshots? Se não tiver como, me passa o caminho das pastas que faço um script para fazer isso por você.
Aliás, uso SSD e mesmo com full disk encryption é tudo instantâneo.
Uma boa forma para testar se o culpado é o Nautilus (o File Manager do gnome) ou se o HD está morrendo é usar o "mv".
mv /home/usuário/pasta1/* /home/usuário/pasta2/
Ou tente instalar outro File Manager, como Thunar e Nemo, e faça o teste.
|