Tópico da Shaft

Tópico em 'Discussões gerais' criado por rapier em 28/09/2016, 21:24.
Páginas (20): 1 ... 15 16 17 18 19 20
195 respostas neste tópico
(12/04/2017, 23:11)Opeth Escreveu: O problema da shaft não é economia porca, o problema é tudo que ela faz ter cara de shaft. Isso pode parecer "artístico" (odeio esse termo) ou inspirado à primeira vista, mas se cai no template e não agrega PN ao aspecto narrativo, isso só vai puxar os animes dela a um lugar comum do estúdio, a lombra. Não importa se o estúdio faz isso "bem". A Kyoani anima maravilhosamente, mas o template é justamente o que tem matado ela, já que todo anime que ela faz parece igual.

Em Bakemonogatari certas decisões eram legais, em Madoka a Shaft já era a pior parte do anime. Não por acaso a noia matou o filme 3 para mim e zoou a série toda retroativamente. As ditas viradas de cabeça por exemplo, se são usadas puramente como assinatura do estúdio, são simplesmente bestas. Se a animação vai respeitar o que propõe o enredo, precisa circular em cima do tom da obra, não do estúdio, do contrário vira fórmula. Pegue a versatilidade de um estúdio que lança um Perfect Blue, um One Punch Man e um Nogenora sem impor um estilo. Outro que faz um Jin Roh e um Ghost Hound... Um que faz Votoms, mas também Inuyasha. É tipo comparar os últimos dois sucessos do Alejandro Inarritu (birdman e revenant, filmes bem diferentes) com os do Tim Burton (filmes bem parecidos), um cinéfilo não vai dizer que Tim Burton é desimportante, mas cara, eu não aguento ver mais nada dele. Até a Sunrise fazendo só Gundam consegue acrescentar mais variedade tonal e estética entre os títulos da própria franquia que os animes distintos da Shaft. Vide Thunderbolt, com seu tom sério e ritmo veloz guiado por música, se comparado a um war in the pocket, contado do ponto de vista de uma criança.

Pra ser bem sincero, de tudo que já vi seja de cinema ou animes, ainda que haja espaço pra talvez alguma coisa da shaft onde esse "estilo" agrega (consigo pensar em bakemonogatari), esse é um dos últimos estúdios em que vou pensar em termos de obras de impacto que fizeram alguma diferença na forma de se fazer animes ou mesmo, em um nível pessoal, na minha visão de mundo. São em maioria animes rasos e adolescentes, ocasionalmente com uma estética diferenciada, que circulam em torno de clichês e retornam em ciclo fechado à própria peça, sem ter muito a propor além de um aspecto visual que já foi reciclado à exaustão.

De tudo que me ocorre, há zero animes que eu terminei de ver e pensei por mais de um minuto em algo além da história que estavam contando. Zero que retornaram de alguma forma a questões reais que conversam pra bem ou mal com espectadores de carne e osso, tipo os filmes do Satoshi Kon, Oshii, Watanabe ou até do besta do Kawamori que ao menos tem alguma coisa a dizer por mais que seja ingênuo. Acho isso bem pobre num estúdio "criativo" e pra mim o Shinbo parou no tempo e está brincando até hoje com algo que descobriu em Soultaker em detrimento das histórias que quer contar. O resumo da prosa é que se você gosta dessa forma de direção, possivelmente vai adorar a Shaft mesmo e aí é você com suas próprias expectativas e interesses. Quem não gosta, dificilmente vai querer ter um título que aprecia contaminado pelo estilo do estúdio ou, quem sabe, só não quer ver mais do mesmo. É possível tentar apontar estilo do estúdio como qualidade suficiente, mas muita gente prefere animes que se sustentem com as próprias pernas.

Quando se percebe que as decisões do estúdio são mais pra economizar dinheiro do que "artísticas", perde a graça.

Se fosse artístico mesmo eles tentariam fazer alguma coisa nova, mas é sempre os mesmos recursos.
Responder
(16/04/2017, 17:07)jasque Escreveu: Quando se percebe que as decisões do estúdio são mais pra economizar dinheiro do que "artísticas", perde a graça.

Se fosse artístico mesmo eles tentariam fazer alguma coisa nova, mas é sempre os mesmos recursos.

Por isso ele usou aspas, porque não é arte. HAHA!
Responder
(16/04/2017, 17:07)rapier Escreveu: Por isso ele usou aspas, porque não é arte. HAHA!

Sim, é mais no sentido do que os fãs entendem ser arte.

Pra mim é pilantragem só.
1 usuário curtiu este post: rapier
Responder
(16/04/2017, 17:10)jasque Escreveu: Pra mim é pilantragem só.

Ou pãodurice. Video o primeiro monogatari, cujo boa parte dos episódio eram um .txt aleatório na tela passando à velocidade do som pra cortar gastos com (des)animação.
Responder
(16/04/2017, 17:32)Metroid Escreveu: Ou pãodurice. Video o primeiro monogatari, cujo boa parte dos episódio eram um .txt aleatório na tela passando à velocidade do som pra cortar gastos com (des)animação.

Ali ainda tinha desculpa, porque eles ainda não tinham ficado tão ricos.

Mas não duvido que até hoje eles ainda entreguem episódio incompleto.
Responder
(16/04/2017, 17:35)jasque Escreveu: Ali ainda tinha desculpa, porque eles ainda não tinham ficado tão ricos.

Sim, mas um .txt? Nem a Gainax, a supremacia da mão de vaca, fazia isso.
1 usuário curtiu este post: jasque
Responder
Olha, o Shaft só não investe em animação porque não quer mesmo, porque tudo que põe a mão vende, ou pelo menos se paga, e é um dos estúdios mais bem sucedidos nesse aspecto, ficando atrás apenas da KyoAni. Aliás, acho que esse é o motivo para ambos os estúdios terem problemas, o Shaft não vai procurar investir na sua animação se continua vendendo suas obras como água, e a KyoAni está sentindo no bolso por manter o copicolar template, ser absurdamente seletiva no que adaptar, e adaptar apenas coisas de gosto duvidoso de dentro das editoras do próprio estúdio.
Responder
O primeiro monogatari eu vi e gostei na época, mas preferi não continuar por ser um troço infinito. Parece que fiz uma boa escolha.
Responder
Principal problema de Monogatari acaba não sendo culpa da Shaft mas sim do autor, que já prometeu que "o próximo será o último volume" umas 3 vezes. A vontade de mais dinheirinho no bolso sempre faz estender as histórias mais do que elas deveriam...
1 usuário curtiu este post: jasque
Responder
(16/04/2017, 19:00)Aioros Escreveu: O primeiro monogatari eu vi e gostei na época, mas preferi não continuar por ser um troço infinito. Parece que fiz uma boa escolha.

É 85 episodios por enquanto...

Mas como eles já confirmaram que vão adaptar até as as novels off season então bota mais uns 50 episodios na conta e_e 
É algo que vende então vai indo~~

Acho que tanto a obra quanto o estudio foi a melhor combinação, um fez o sucesso do outro.
Responder
Páginas (20): 1 ... 15 16 17 18 19 20

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes