Coisas que não precisam ser ensinadas, pois se referem a conceitos individualistas:
- Religião: Pois se não estou satisfeito apenas mudo, afinal os conceitos aplicam-se apenas a mim mesmo e eu faço o que quiser
- Sexualidade: Não preciso que alguém explique, não preciso que ninguém defina como certo ou errado, pois vou simplesmente me vestir como quiser e ter prazer com o que eu quiser. Novamente os conceitos aplicam-se apenas a mim.
Coisas que precisam ser ensinadas, pois se referem a conceitos coletivistas:
- Cidadania: Pois são um conjunto de normativas que regulam a minha vida como um membro da sociedade.
- Economia: Pois tem direto impacto sobre a forma como as pessoas vivem, estar cientes da saúde financeira do país, os seus males, medidas, e quem são os seus representantes.
(08/04/2017, 00:27)gusyavoo Escreveu: Umas contradizem muito as outras e não tem beneficio conhecer as religiões existentes a não ser seja algo que você queira, não vejo como algo ruim ser leigo à outras religiões (ressaltando que acho importante conhecer pelo menos como elas afetam a história da humanidade).
Cada país tem a sua cultura e sua História. Isso é mesclado com a sua religião mesmo sendo um "estado laico". Estudar outras religiões não é apenas algo que irá afetar a fé de alguem.
(08/04/2017, 00:31)AlekseyK. Escreveu: - Cidadania: Pois são um conjunto de normativas que regulam a minha vida como um membro da sociedade.
- Economia: Pois tem direto impacto sobre a forma como as pessoas vivem, estar cientes da saúde financeira do país, os seus males, medidas, e quem são os seus representantes.
(08/04/2017, 00:27)gusyavoo Escreveu: Imaginei que você seria algo assim mesmo.
Para uma pessoa com o seu posicionamento pode ser interessante estudar religiões, afinal como você não tem uma crença específica falar e estudar as outras é algo bem simples para você.
Ressaltando que as religiões não possuem algo cientifico e são baseadas apenas em crenças, a menos que seja do seu interesse conhece-las, isso pode se tornar algo bem ofensivo, afinal a base de quase todas as religiões, se você acredita, é que apenas uma está certa.
Umas contradizem muito as outras e não tem beneficio conhecer as religiões existentes a não ser seja algo que você queira, não vejo como algo ruim ser leigo à outras religiões (ressaltando que acho importante conhecer pelo menos como elas afetam a história da humanidade).
Eu ainda discordo do ponto principal pelos motivos que citei anteriormente da formação de senso critico e questionamento do cidadão.
Mas agradeço pelas ideias contrarias que foram expostas, visto que certamente possuem diversos pontos importantes a serem considerados na formação de uma opinião mais abrangente sobre tal assunto.
(08/04/2017, 00:27)gusyavoo Escreveu: Ressaltando que as religiões não possuem algo cientifico e são baseadas apenas em crenças, a menos que seja do seu interesse conhece-las, isso pode se tornar algo bem ofensivo, afinal a base de quase todas as religiões, se você acredita, é que apenas uma está certa.
Mas o debate em sala de aula é entre estudantes, e não adultos. Essa é a questão.
Essa criança/adolescente ainda não 'acredita' em algo, e muito menos 'escolheu' isso, apenas carrega o reflexo dos pais e do lugar onde vive. Não tem como isso ser ofensivo para um estudante que nunca sequer parou para pensar nisso.
Esse pensamento continua seguindo o mesmo exemplo dos pais que querem barrar biologia pois isso "ofende" a crença deles. É um motivo egoista demais para manter as crianças presas sem direito a segunda opção.
(08/04/2017, 00:31)AlekseyK. Escreveu: - Religião: Pois se não estou satisfeito apenas mudo, afinal os conceitos aplicam-se apenas a mim mesmo e eu faço o que quiser
Precisa ser ensinado que não é para, por exemplo, ter preconceito com a religião diferente ou falta de religião do coleguinha, a maioria brasileira é cristã e a maioria dela é preconceituosa com pessoas de pensamentos diferentes, tudo por acreditarem que só a delas é a verdadeira e quem não a segue vai queimar. Ensino das religiões (não só a padrão) eu acho válido ensinar, dogmatismos, doutrinações é que acho errado, e tu fala "se não estou satisfeito com a minha religião, mudo" como se fosse fácil pra uma pessoa de religião cristã default.
(08/04/2017, 00:31)AlekseyK. Escreveu: Sexualidade: Não preciso que alguém explique, não preciso que ninguém defina como certo ou errado, pois vou simplesmente me vestir como quiser e ter prazer com o que eu quiser. Novamente os conceitos aplicam-se apenas a mim.
Eu acho muito necessário que expliquem, de forma biológica, que uma pessoa pode nascer: hétero, homo, assexual ou transsexual, porque daí não vem pastor burro falando que homossexualidade é escolha do indivíduo, que foi criação errada dos pais e etc, o que aumenta o preconceito e só prolifera ignorância, num povo que já é ignorante.
Alem de que educação sexual na escola fornece conhecimento importante para diminuir gravidez precoce e D.S.Ts.
O que disse o mandrake sobre religião eu tambem concordo.
O pensamento de vocês é muito focado no individualismo, por isso não enxergam a vantagem, pra sociedade como um todo, das pessoas não serem bitoladas em suas bolhas de ideias que, segundo vocês, devem ser intocáveis.
Se crenças e teorias fossem intocáveis como os senhores defendem, até hoje estariamos achando que a terra é quadrada.