Muito impressionado com o enviorment art de horizon e com as animações. O jogo deve ter o mundo aberto mais bem cuidado que já vi, The Witcher incluso. Falo de disposição de assets, variação no cenário (que realmente parece um lugar real em vez de um lugar de jogo) e impressionantemente das animações em função dos coliders e bloqueios. É muito fácil perceber quando é possível escalar em algum lugar (mesmo com cenários que vão de deserto a florestas, a gelo a estruturas futuristas. Se você está em uma montaria robótica, é capaz de sentir o peso da criatura. Quando ela anda, procura os melhores lugares no relevo pra se deslocar, de forma muito natural, e até dá pra subir nas casas saltando com as montarias (algo que normalmente seria um bloqueio em outros jogos pra não gerar problemas). Igualmente impressionante é a quantidade de polígonos e alpha (com bom antialiasing) que conseguiram enfiar nos modelos. O cenário é bem rico no geral, mas os mechas são simplesmente sensacionais. Várias partes deles quebram de forma a gerar estratégias de combate e eles têm várias animações de feedback. Certa vez eu quebrei todas as partes de um robô-tigre e coloquei fogo nele, aí na animação ele começou a correr e mancar com uma pata levantada.
A história por enquanto tá interessante e me mantendo envolvido e mesmo as side-quests são bem divertidas e únicas em vez de repetição mongol. Imagino o trabalho que o time deve ter tido.
Por enquanto o único defeito maior que vi no jogo foi os modelos dos personagens no início. Você começa com a Alloy criança e os NPCs dos adultos tem aparência X. Quando a Alloy fica adulta (ou adolescente, o que for) todo mundo continua com basicamente a mesma aparência. Era muito simples adicionar barba a alguns personagens ou mudar a textura do cabelo pra branco. Também entendi a crítica de alguns reviewers quanto ao inventório do jogo, mas embora eu ache que os menus poderiam ter sido mais otimizados, não tive grandes problemas com isso. Até acho bem foda que quando você pega um item, o jogo te diz de onde esse item veio (de robô ou cenário) e todos os usos ingame (quests, venda, crafting), aí você pode vender o lixo sem se preocupar. Isso foi algo que FFXV fez muito mal.
Tirei uma SS pra mostrar o tipo de cena que a iluminação do jogo consegue criar. O jogo tem clima e ciclo de dia e noite, e isso aliado ao sistema de iluminação cria umas cenas simplesmente maravilhosas.