KAMI-SAMA SEJA LOUVADO QUE EU CONSEGUI CHEGAR ATÉ AQUI SEM ESBARRAR EM SPOILERS!
Eu avisei!
EU AVISEI!
Mesmo assim fiquei surpreso com os detalhes.
Que a Miyokichi tinha tentado matar o Sukeroku era fácil de prever, dada toda a situação, depois de ouvir ele apresentar justamente Shibahama dá para entender o que leva ela a querer matar eles antes de irem embora para Tokyo deixa do ela para trás (ela não iria pensar que eles iriam atrás dela, e será que iriam mesmo? O Kiku diz isso durante a parte que inventou).
Se fosse só isso o Kiku poderia se atormentar e culpar por ter sido parte do autor dos erros que levaram a toda aquela situação, só que não, no fim mesmo a Miyokichi tentando matar o Sukeroku caso ele sobrevivesse imagino que ele tentaria se reconciliar com ela e levá-la junto com eles (ou não, ele iria ficar com raiva dela?).
Mas aí vem a Konatsu...
A autoria já tinha deixado pistas disso.
Desde o início a Konatsu disse odiar a mãe, tomando o lado do pai, não se importando que ela morresse, e ali no calor do momento empurrou a mãe com intenção e acabou só sobrevivendo porque o Kiku segurou ela. Ela se esquece com o choque e já na casa do Kiku sem consciência do que fez o culpa e promete matar ele. Lembram dessa cena? Imagine o que o Kiku deve ter sentido, imagino como ele não deve ter desejado ter morrido no lugar dos outros dois, ou com os outros dois para ficar junto deles. Imagine como ele não deve ter desejado que a Konatsu matasse ele durante todos os anos em que a criou. Tendo que viver com a pessoa que matou seu melhor amigo e a mulher que amou.
E a Konatsu durante todo esse tempo, tudo que ela lembrava era o olhar de ódio do Kiku dirigido para ela sem entender der o motivo. Talvez antes do final da série ele pode perguntar para ele qual o motivo daquele olhar.
Sempre sobre que o Kiku tinha mentido e parte do motivo era proteger a Konatsu, e agora chego a concordar que era melhor não saber da verdade.
Aliais, isso me lembrou de uma outra história que eu recomendo bastante. Coloco em spoiler porque apenas saber qual é dará assas para a imaginação de vocês.
E quem imaginaria que o Higuchi conhecia a Miyokichi pessoalmente e tivesse uma paixonite por ela e foi motivado a ir atrás do Kiku para aprender Rakugo de olho nela.
Que história.
E como a execução disso, a história original e a produção do DEEN está perfeita.
Não fica melhor do que isso.