Military Thread - 2014

Tópico em 'Vale tudo' criado por Zefiris em 12/03/2014, 22:05.
Páginas (17): 1 ... 9 10 11 12 13 ... 17
160 respostas neste tópico
 #101
Situação geral da Rússia:

> Economia
A Rússia é o único país do mundo com uma maior amplitude e abrangência de recursos naturais do que a dos Estados Unidos, incluindo petróleo e reservas de gás. Ele é o segundo maior produtor e exportador mundial de petróleo (dados de 2012) e o maior exportador mundial de gás natural. Sendo assim, a melhoria da economia da Rússia desde 1999 ( http://i.imgur.com/ujBh8AB.jpg ), foi impulsionado em grande parte pela entrada de caixa devido o aumento dos preços mundiais do petróleo e gás, habilitado a Rússia a reverter a fome orçamental dos militares durante a década de 1990.

No entanto, a crise financeira global de 2008 expôs as fraquezas da economia russa, demonstrando que além de um sistema financeiro fraco, possui dependência significativa na produção e exportação de petróleo e outros recursos naturais.

Embora o PIB real da Rússia aumentou 5,6% em 2008, declinou 7,9% em 2009. Estima-se um aumento de 4,5% em 2010, 4,3% em 2011 e 3,4% em 2012. Também nota-se uma redução no aumento de suas reservas internacionais ( http://i.imgur.com/duhicLJ.jpg ). A Rússia está mais uma vez se beneficiando de um aumento dos preços mundiais do petróleo. Entretanto, a longo prazo, a menos que a Rússia possa reduzir a sua dependência do produção de petróleo e de outras commodities, diversificando e reformando sua economia, qualquer recuperação permanecerá frágil.

> Forças armadas
Apesar da redução significativa no tamanho das forças armadas desde o período soviético, de 4,3 milhão de soldados em 1986 para relatados 700.000 na atualidade, o exército russo continua formidável em alguns aspectos. Entrementes, devido a redução das capacidades de suas forças convencionais, a Rússia se baseia em forças nucleares para manter sua deterrência. E também tenta aumentar a cooperação militar com outras repúblicas que pertenciam a URSS, por meio da Comunidade de Estados Independentes (CEI).

Os gastos com defesa aumentaram substancialmente na década de 2000, mas os gastos de defesa russo está muito aquém dos níveis atuais dos EUA e da antiga URSS. E a eficácia dos maiores orçamentos de defesa é reduzido pela corrupção sistêmica, como se vê em notícias assim:
http://www.ft.com/cms/s/0/961668be-8628-...z2xrZdh1Fe

Ainda assim, no ano passado o ministro da defesa disse que este ano, os gastos do governo na compra de equipamentos militares aumentaria em 25%. E está sendo implementado um ambicioso programa de rearmamento que custará 20 trilhões de rublos (640 bilhões de dólares), planejado para ser executado até 2020.

Bem, com a redução no crescimento econômico, os consecutivos aumentos no orçamento militar veio no contexto de cortes no orçamento previstos para saúde e educação. Mas é meio incerto se isso irá conter o déficit orçamentário.

> Demografia
A Rússia é um Estado multiétnico com mais de 100 grupos étnicos e povos indígenas que vivem dentro de suas fronteiras. E uma complexa estrutura herdada da URSS, que inclui repúblicas, províncias e outras subunidades. Durante a presidência de Boris Yeltsin, muitos das repúblicas e províncias ganharam maior autonomia. Apenas a República da Chechênia tentou afirmar completa independência. Mas Putin reverteu esta tendência e reconstruíu a força do governo central na região.

Um dos problemas recentes da Mãe Rússia é que sua taxa de fertilidade é menor que a China (onde é controlada) e de praticamente todos os países que terminam com -istão que ficam ao Sul da Rússia ( http://i.imgur.com/9cDc9M2.jpg ). A taxa de mortalidade das pessoas de sexo masculino também é maior que os países ao Sul.

Mas mesmo os números brutos podem ser enganadores. O grupo étnico russo compõe cerca de 80% da população, e a maior taxa de fertilidade tem sido dos restantes 20%.

Em muitos regiões da Rússia, russos étnicos estão se tornando minoria, o que implicará mudanças nas políticas nacionais e estrangeiras, pois haverá perigo para crescente conflito étnico e até o separatismo.

Como adendo, a população russa étnica da Sibéria está a desaparecer, ao mesmo tempo em que a população chinesa na Sibéria - legal e ilegal - está crescendo. A população da Rússia está cada vez mais concentrada no oeste dos Urais , o que torna mais difícil para os russos manterem um olho em seus vastos territórios a leste. Ou seja, a ficção vista nos livros de Tom Clancy - http://en.wikipedia.org/wiki/The_Bear_and_the_Dragon - pode vir a se tornar realidade.

> Terrorismo
Os ataques terroristas no Cáucaso do Norte aumentou entre 2007 a 2009 e diminuiu
a partir daí. O número de terroristas capturados ou mortos também aumentou nos últimos anos, talvez marcando esforços mais bem sucedidos contra os terroristas. Durante os anos 2008 a 2013, 1.185 agentes de segurança e 2.038 terroristas foram mortos (Para comparar, em termos de mortes, 1.826 soldados dos EUA foram mortos no Afeganistão durante o mesmo período).

A agitação daquela região é bem visível na enxurrada de notícias deste tipo:
http://en.ria.ru/russia/20131230/1860758...st-10.html
Dezembro de 2013: "At Least 14 Killed in Second Volgograd Suicide Bombing"

http://en.ria.ru/russia/20140115/1865521...otout.html
Janeiro de 2014: "4 Insurgents, 3 Officers Killed in N.Caucasus Shootout"

Uma mudança importante no padrão de incidentes terroristas foi uma redução desde 2010 no número de incidentes na Chechênia e aumento em outras repúblicas do Norte do Cáucaso, incluindo Daguestão, Cabárdia-Balcária e Inguchétia.

A violência terrorista no Daguestão foi responsável por mais da metade de todos o terrorismo no Cáucaso do Norte em 2012, com a situação permanecendo séria no decorrer de 2013, a ponto dos russos enviarem mais tropas para a região.

Para quem quiser se situar geograficamente, um mapa da região: http://i.imgur.com/j90jSpT.jpg
1 usuário curtiu este post: Qoppa
 #102
A Rússia está devolvendo o equipamento militar da Ucrânia que ficou na Crimeia. Mas com várias coisas quebradas, pneus furados ou partes faltando como amortecedores. E também pegaram os pneus novos dos caminhões ucranianos, colocando seus pneus velhos no lugar.

 #103
E assim acaba a lenda que as ucranianas são bonitas. Propaganda mostra como as mulheres ucranianas são fortes e estão prontas para enfrentar os russos:

 #104
http://www.nation.com.pk/national/05-Apr...ar-strikes

Índia e Israel concluíram um acordo para montar um sistema de defesa contra mísseis balísticos . As fontes disseram que o sistema seria projetado para proteger contra ogivas nucleares disparados pela China ou Paquistão.

A propósito,"BRICS" é um acrônimo meio sem sentido, pois engloba países que tem diferentes agendas e objetivos de política externa, onde alguns (Índia / China) são inimigos em potencial. Além de que alguns possuem posição geopolítica distintas. Diabos, o Brasil nem se dá o trabalho de apoiar a Rússia no caso da Crimeia, e nem ser do contra. Sendo o único grande país do mundo que está em cima do muro sobre essa questão.
 #105
(06/04/2014, 04:55)Zefiris Escreveu: A propósito,"BRICS" é um acrônimo meio sem sentido, pois engloba países que tem diferentes agendas e objetivos de política externa, onde alguns (Índia / China) são inimigos em potencial. Além de que alguns possuem posição geopolítica distintas. Diabos, o Brasil nem se dá o trabalho de apoiar a Rússia no caso da Crimeia, e nem ser do contra. Sendo o único grande país do mundo que está em cima do muro sobre essa questão.

"Bricks" denota os países que são os tijolos para a construção de um novo mundo. Pena que o Brasil prefira ser o tijolo tacado nos outros.
 #106
http://www.bbc.com/news/world-europe-26910210
Pessoas pro-Rússia tomam escritórios governamentais em Donetsk, Luhansk e Kharkiv, solicitando referendo pelo independência.

Bem, as sementes que o Putin plantou no Leste da Ucrânia começaram a germinar.
 #107
Manifestação em Lugansk:



Manifestação em Kharkiv:



Engraçado que antes e durante o Bloqueio de Berlim, a URSS infiltrou agentes na parte ocidental da cidade para fomentar rebelião ou simplesmente espalhar rumores, e assim ter a desculpa de invadir com suas tropas. Mas naquela época os EUA tinha um presidente mais pró-ativo, Harry S. Truman, e conseguiu impedir isso. O mesmo não acontece agora, pois Obama é um presidente fraco.



Em linhas gerais, a tradução seria algo como:

"Saudações Irmãos! Russos e bielorrussos! Meu nome é Prokofiev, eu represento a Guarda de Lugansk.
[...]Pela primeira vez em 20 anos as pessoas têm falado a sua vontade, e da falta de vontade de seguir junto a Kiev.
Fascistas nunca foram e nunca serão bem-vindos em nossas terras.
Nós já advertimos sobre isso e agimos. Não nos faça tomar nossas armas.
Estamos pedindo a Bielorússia, Rússia e todos demais países que prestem muita atenção para acontecimentos ucranianos.
Nós não somos bandidos, o derramamento de sangue não é o nosso caminho. Quase não houve conflitos até agora.
Estou pedindo aos países amigos para nos apoiar... Agora estamos prontos para pagar nossas dívidas para os nossos antepassados.
Ficaremos juntos para sempre irmãos e ficaremos fortes!"
 #108
A Agência de Informação e Telegrafia da Rússia não é a fonte mais imparcial do mundo, mas demonstra que os russos estão ansiosos para alimentar uma desculpa para invadir o Leste da Ucrânia:
http://en.itar-tass.com/russia/726632
"The Russian Foreign Ministry was continuing receiving many letters from residents of Ukraine who asked to protect their rights and freedoms," Icon_lol
 #109
(06/04/2014, 17:07)Zefiris Escreveu: http://www.bbc.com/news/world-europe-26910210
Pessoas pro-Rússia tomam escritórios governamentais em Donetsk, Luhansk e Kharkiv, solicitando referendo pelo independência.

Bem, as sementes que o Putin plantou no Leste da Ucrânia começaram a germinar.

(06/04/2014, 21:47)Zefiris Escreveu: A Agência de Informação e Telegrafia da Rússia não é a fonte mais imparcial do mundo, mas demonstra que os russos estão ansiosos para alimentar uma desculpa para invadir o Leste da Ucrânia:
http://en.itar-tass.com/russia/726632
"The Russian Foreign Ministry was continuing receiving many letters from residents of Ukraine who asked to protect their rights and freedoms," Icon_lol

Você acha que estes acontecimentos agora, o ocidente vai abaixar a cabeça e dizer amem para os Russos deixar levar + 1 parte da Ucrânia?
 #110
(06/04/2014, 22:06)TiagoSG Escreveu: Você acha que estes acontecimentos agora, o ocidente vai abaixar a cabeça e dizer amem para os Russos deixar levar + 1 parte da Ucrânia?

Se o Putin se contentar só com o Leste – e talvez Sul para proporcionar uma ligação terrestre com a Crimeia e no embalo pegar Transnístria que fica na Moldávia – ainda é possível administrar o ímpeto do Ocidente. Eu diria que a aposta seria de risco fraco a moderado.

Mas se pegar toda a Ucrânia, o risco de entrar em conflito armado com a OTAN é elevado.

Há relatos de difícil confirmação que Kherson (logo ao Norte da Crimeia) também teve manifestações pro-Rússia.

http://www.irishexaminer.com/archives/20...64524.html
Ucrânia acusa Putin de incitar as manifestações no Leste da Ucrânia.

http://zeenews.india.com/news/world/czec...22714.html
Milos Zeman - presidente da República Checa - disse que se a Rússia decidir estender a sua expansão territorial ao Leste da Ucrânia, a diversão acabou. E que pedirá intervenção militar da OTAN.
Páginas (17): 1 ... 9 10 11 12 13 ... 17

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes