Já zerei esse. É um belo jogo, principalmente pela época em que foi lançado. O sistema do jogo em si era bem diferente dos jogos deste estilo. A história era boa e a capacidade de forjar equipamentos e combinar itens tornava a experiência mais interessante, embora não fosse tão customizável como poderia ser.
Eu ainda acho que o jogo é bem superestimado, principalmente por ele apresentar duas falhas cruciais. A primeira que já foi mencionado pelo @
rapier era o sistema de batalha, que lembrava Parasite Eve no quesito de cada arma ter um alcance diferente. Porém ao contrário de PE, Vagrant Story era muito lento, haviam momentos que chegava a dar sono tamanho o tempo que o personagem levava pra atacar, principalmente quando se utilizava a besta. Como o jogo ficava estático enquanto o personagem atacava infinitamente, era meio frustrante ver o personagem demorar vários segundos para desferir cada golpe e errar todas as vezes, já que depois do oitavo golpe a barra de Risk dobrava a cada nova tentativa. Quanto mais alta essa barra maiores eram as chances de se errar um golpe, então quando ela chegava em 100%, quase nenhum golpe acertava mais. Os golpes aumentavam o dano com isso, porém as lutas demoravam mais justamente por causa desse fator.
O segundo problema que eu via no jogo, eram os cenários e o número exagerado de chefes espalhados dentro deles. Os cenários eram muito repetitivos e enfrentar um chefe a cada 5 ou 6 salas era meio forçado e cansativo, justamente pela lentidão do sistema de batalha. Haviam dungeons que eram insuportáveis. Destaque pra última do jogo, onde tu enfrenta um chefe a cada 3 salas, totalizando dez chefes em uma dungeon bem pequena. O pior é que as lutas com esses chefes eram muitas vezes iguais, bastava ver que tipo de monstro era e repetir o mesmo esquema utilizado em batalhas com criaturas semelhantes.
O jogo não é ruim, longe disso. É um bom jogo, ele também tem suas qualidades. Porém é fato que ele é meio supervalorizado por alguns fãs de RPGs das antigas que ignoram alguns de seus problemas principais sabe-se lá por qual motivo.