(19/09/2016, 23:35)Ton Escreveu: Eu entendo, mas literatura que eles usam no ensino médio é um porre. Não há oxigenação de ideias, é sempre a mesma coisa e os mesmos autores, e o mesmo tipo de aula.. não tem santo que aguente. Eu prefiro ler um jornal do que o livro q eles quer que a gente leia.
(19/09/2016, 23:32)rapier Escreveu: Do jeito que é dado em escola? Discordo. Pra mim o ensino atual de literatura cria mais haters do que likers de livros.
Enquanto ainda insistirem em empurrar goela abaixo obras de 16xx com uma linguagem arcaica, sim. Mas ainda sim é melhor do que nego sair do colégio sabendo ler apenas por osmose.
(19/09/2016, 23:36)Oiacz Escreveu: Aprende o conteúdo mínimo dessas matérias (história, geografia, ciências) no ensino fundamental oras. Especificadamente da 5º à 8º série. Basta fazer ele funcionar...
Aí teria que dar Física/Química/Biologia nessas séries... A minha noção de "mínimo" é "o mínimo necessário pra entender algo do mundo moderno", o que envolve genética, física quântica, energia nuclear...
(19/09/2016, 23:32)Oiacz Escreveu: Pra mim o ensino médio tinha que ser especializado. Português, matemática e uma língua estrangeira como obrigação, mas aí geografia, história, ciências (química, física e biologia) e letras (literatura) como opcionais dependendo de que rumo o aluno quer tomar na vida.
O problema disso é que todo mundo erra que rumo quer tomar na vida...
Uma coisa sobre isso.. portugues, historia e geografia a gente tem um contato desde da antiga quinta série. E no ensino médio o contéudo dessas disciplinas é quase o mesmo mas com um grau de dificuldade mais alto, não seria mais vantajoso dar a matéria mais lenta e mais bem dada do que repetir novamente? São 7 anos vendo quase a mesma coisa. Verbo a gente ver no fundamental e no médio, é só um exemplo.
(19/09/2016, 23:37)rapier Escreveu: Aí teria que dar Física/Química/Biologia nessas séries... A minha noção de "mínimo" é "o mínimo necessário pra entender algo do mundo moderno", o que envolve genética, física quântica, energia nuclear...
(19/09/2016, 23:35)Ton Escreveu: Eu entendo, mas literatura que eles usam no ensino médio é um porre. Não há oxigenação de ideias, é sempre a mesma coisa e os mesmos autores, e o mesmo tipo de aula.. não tem santo que aguente. Eu prefiro ler um jornal do que o livro q eles querem que a gente leia.
Melhor forma é deixar livre a escolha dos alunos.
Concordo. Tem o Paulo Coelho, que supostamente é bem popular. Ao menos quando eu tava no colégio, geral só falava sobre esse cara.
(19/09/2016, 23:38)Oiacz Escreveu: Se foder cara, isso é querer demais
Não acho que seja. No colégio se vê muita coisa específica que não tem uso pro dia a dia da pessoa, tipo cálculo estequiométrico, calcular cargas elétricas ou botânica. Isso não teria vez na grade escolar que eu penso.
(19/09/2016, 23:38)Ton Escreveu: Uma coisa sobre isso.. portugues, historia e geografia a gente tem um contato desde da antiga quinta série. E no ensino médio o contéudo dessas disciplinas é quase o mesmo mas com um grau de dificuldade mais alto, não seria mais vantajoso dar a matéria mais lenta e mais bem dada do que repetir novamente? São 7 anos vendo quase a mesma coisa. Verbo a gente ver no fundamental e no médio, é só um exemplo.
Eu quero que diminuam a história para meus filhos não aprenderem que o Lula foi um herói nacional
(19/09/2016, 23:38)Ton Escreveu: Uma coisa sobre isso.. portugues, historia e geografia a gente tem um contato desde da antiga quinta série. E no ensino médio o contéudo dessas disciplinas é quase o mesmo mas com um grau de dificuldade mais alto, não seria mais vantajoso dar a matéria mais lenta e mais bem dada do que repetir novamente? São 7 anos vendo quase a mesma coisa. Verbo a gente ver no fundamental e no médio, é só um exemplo.
Em português sim, mas em história não. História no ensino médio ensina também sobre o contexto dos acontecimentos, porque as coisas aconteceram daquele jeito... coisas difíceis de pegar quando se é menor.