(08/06/2016, 13:47)Gabrinius Escreveu: esse tambem é um interessante, mas na verdade o que eu quero é um pra tornar usável hds que o windows não reconhece, tipo não conseguir aparecer no windows explorer nem formatar e tal. dizem que é por estarem num tal formato raw ou algo assim.
Se for o caso de um disco com formato RAW, ou seja, ausência de informações das partições gravadas no MBR, você pode tentar utilizar o testdisk, para assim, poder recuperá-las, como o colega disse acima.
(08/06/2016, 13:39)Gabrinius Escreveu: na verdade só queria usar aquele lance que dizem ter que quando hd ou algo assim não reconhece no windows voce vai no linux e é mó fácil de consertar. (não que eu saiba que procedimento é esse)
Não, somente em um mundo utópico voce simpelsmnete usa um linux LiveCD para consertar um Windows. O máximo que rola é voce logar com um LiveCD para ter acesso ao sistema de arquivos no Windows e fazer backup
(08/06/2016, 13:32)Gabrinius Escreveu: dá pra usar plenamente o ubuntu sem precisar instalar, só rodando do cd ?
Sim.
(08/06/2016, 13:42)Metroid Escreveu: É o lance de bad blocks? Bem, dá pra usar comandos pelo cd na boa, mas não sei como faz nesse caso.
Linux tem ferramentas para tentar recuperar sistemas de arquivos ou arquivos deletados acidentalmente, mas contra deadblocks não há muito o que fazer, o máximo que vai rolar é mapear aonde está estragado para não colocar mais informação la.
agora percebi que o hd tá dando um estralos quando conecta, acho que nem linux nem o papa salva esse troço. ainda bem que é um externo, vo devovle essa budega e pegar o dinheiro de volta.
mas em todo caso gravei o ubuntu 16 num disco aqui, depois vo dar uma zoiada pra ver como é.
(08/06/2016, 14:50)Gabrinius Escreveu: agora percebi que o hd tá dando um estralos quando conecta, acho que nem linux nem o papa salva esse troço. ainda bem que é um externo, vo devovle essa budega e pegar o dinheiro de volta.
mas em todo caso gravei o ubuntu 16 num disco aqui, depois vo dar uma zoiada pra ver como é.
valeu ae pelas respostas, manolos.
Além de CD/DVD, você pode colocar para bootar em pendrive.
(08/06/2016, 14:50)Gabrinius Escreveu: agora percebi que o hd tá dando um estralos quando conecta, acho que nem linux nem o papa salva esse troço. ainda bem que é um externo, vo devovle essa budega e pegar o dinheiro de volta.
Provavelmente irei mudar de distro neste final de semana, eu estava pensando em voltar para o Manjaro ou instalar Sabayon, quais desses vocês recomendam? ou, se quiserem, podem sugerir outras distros.
Como ninguém respondeu, resolvi instalar o Sabayon. Não compilei pacotes com essa distro, pois utilizei o gerenciador de pacotes RIGO, configurado para operar com o comando "equo", com os pacotes binários já compilados. Eu não queria perder tanto tempo e "estressando" o meu processador para executar toda a tarefa, além de também da dificuldade para remover pacotes, consequência disso é perda de optimização para o meu hardware. Porém, Sabayon não é 100% binária, pelo o que eu pesquisei. Agora, estou novamente migrando para o Manjaro.
Esperando API do Vulkan amadurecer pra ver se sai algum JOGO para este magnífico Kernel. Tá difícil, uso o Arch no meu netbook, achar um jogo bom é o mesmo que procurar agulha no palheiro. No Windows você ainda tinha uns jogos de baixo custo que rodavam até em torradeiras (maldito directx), mas em Linux é foda.
Pelo menos já tem alguns jogos de respeito no mercado - War Thunder, por exemplo - mas, vai demorar até haver um equilíbrio aceitável. Aliás, recomendo fortemente a distro Arch, flexível, simples e, acima de tudo, descolada! Ubuntu é só pra quem não tem amor a memoria RAM.
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ins...-Pendrive/
Um bom artigo que trata da instalação do Linux em mais de um HD, pendrive; especificamente, o GRUB, para quem o opta para dual boot. Se bem que BIOS UEFI é capaz de gerenciar também.
Tenho pensado em instalar o linux mint para experimentar, nunca usei por muito tempo o linux, agora estou em dúvida entre o cinanno (acho que é esse nome) e o mate, as imagens do primeiro são mais bacanas.