Voltando a falar de P5 estive observando todo o material disponibilizado até agora (de menos os spoiler escrotos no youtube) e realmente conclui que a tem,ática pode, talvez, ser a mais "pesada" dos três. Desde da primeira imagem com as algêmas e o produtor falando de mistérios e surpresas...
Alerta de spoiler leve adiante(material da E3, notas divulgadas, etc):
O conceito dos personas mudaram radicalmente, pelo menos dos personas "fixos" que representam o alterego dos protagonistas. Agora esses personas não são mais entidades, ou deuses da mitologia grega ou romana, ou asiática, são pessoas ou personagens históricos. Os principais divulgados foram:
Arsène Lupin (protagonista)
Carmen (Anne Takamaki)
Cappitain Kidd (Ryuji Sakamoto)
Zorro( Morgana, a gata ou gato (?)
Esses quatro foram amplamente divulgados desde o começo.
Goemon (Yusuke Kitagawa)
Johanna (Makoto Niijima)
Goro Akechi (ainda não confirmado)
Necromicom (Futaba Sakura)
Milady Winter(Haru Okamura)
É claro que o jogo irá contar com o sistema "multi-personas" do protagonista onde será possível capturar novos personas. Posso ser aniquilado mas eu preferiria ficar só com os fixos mesmo, mas isso poderia acarretar problemas e perder na jogabilidade e correria o risco de tirar a marca registrada de Shin Megami, longe de min dizer que esse sistema é ruim, mas para um game spin offr quem sabe seria interessante deixar só os personas alteregos...
Esse grupo de personagens me fez pensar que a trama será de longe leve ainda mais contrastando com o que o próprio produtor Hashino fala em uma nota ao IGN em 2015 " Cada um dos personagens, incluindo o protagonista, tem uma linha de pensamento que, por uma razão ou outra, não pertencem mais à sociedade" Outra coisa é reparar que agora a trama toma proporções maiores saindo de cidades "fantasmas" ficticias e do interior para Tokyo! Esse dado ficou claro pra min a poucos dias apenas e partindo disso a trama pode tomar um rumo obscuro de consequências mais abrangentes, se tratando de uma mega capital como Tokyo, as premissas dos temas não serão regionais e ou particulares em um contexto globalizado.
A sensação que fico é que P5 está me cheirando a um enredo megalomaníaco sensacional que só a Atlus sabe orquerstrar sem perder os míolos. O problema disso começa na seriedade e o tom de escárnio social como os shim megami fazem, não que isso seja um problema para parte do público, mas para vender será preciso acessórios e muitos, para suavizar a trama. Nos trailers e notas apresentadas sempre se balança isso, pelo menos a Atlus tenta, mostrando por enquanto a aventura, os sistemas e dialógos rápidos.
Ainda na nota da IGN o produtor afirma: "Em Persona 5, ao invés dos protagonistas ficarem envolvidos em um estranho caso, eles apenas partem para a briga. Por meio de suas ações, eles chamam a atenção de um inimigo ainda maior... É assim que o jogo funciona" e conclui: " A história se passa no Japão, mas a equipe acredita que o tema é universal; a tendência da humanidade de cada um observar o mundo de sua própria maneira, por meio da sua noção distorcida da realidade -- e suas consequências na sociedade e relacionamentos -- é um assunto que possui abrangência global".
O meu medo é que quando vier para o ocidente passe por quase o mesmo problema que P3 passou. É claro que Altus foi esperta e parou de divulgar as algemas nas cadeiras por um bom tempo... mas se passar por "marketing ruim" aqui P5 pode cair no sinal vermelho, mas acredito que não irá. Mesmo assim prefiro manter minhas espectativas na cadeira (está dificil) pois com um elenco de nove personagens o jogo deve ser obrigatoriamente ser maior para explicar e aprofundar seus personagens, ou gente ficará de fora da brincadeira.
Outra coisa que me deixou curioso, é a indumentária que envolve as roupas das gêmeas Caroline e Justine novas assistentes de Igor. As duas crianças usam roupa de polícial e uma delas usa uma bastão de shock em uma postura coercitiva. Ficou claro pra min que o jogo quer polêmica "velada" talvez (?) assumindo que os protagnistas se auto intitulam de ladrões fantasmas de corações e caçam autoridades que manipulam suas vidas, tudo parece estar em um tom de deboche( mais incisivo que os anteriores P3 e P4) para com qualquer forma de ordem social. P2innocent sin já trava de temas muito conflituosos e acabou sendo renegado aqui (discutir moral em rpgs por aqui não dá muito certo) mas por que não possuia naquela epóca, as artimanhas, sex appeal e sistemas de hoje, resta esperar a reação ocidental....
Por fim, penso que o tema de P5 é ambicioso, muito delicado e uma verdadeira mina, já que seu público parece ser diversficado pós P4 e derivados e ainda quer falar de temas atuais e impactantes. Os sistemas de interação, de escola, enfim "slice of life" pode gerar um marketing mais "leve" mas corre grandes riscos, o quê acham?
Referencia da IGN :
http://br.ign.com/shin-megami-tensei-per...-persona-5