Now Playing Filmes 2014-2017

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878 respostas neste tópico
 #351
De onde vcs arrumaram o Secret Sunshine?

Não achei no YT, Piratebay e nenhum outro lugar.
 #352
(01/06/2016, 17:52)gangrena Escreveu: De onde vcs arrumaram o Secret Sunshine?

Não achei no YT, Piratebay e nenhum outro lugar.

Não faço ideia agora porque faz tempo que eu já vi. Hoje em dia, tenho conta no Makingoff que é um fórum de torrent de cinema-arte, mas ele é fechado.  Porém, quando eu não tinha conta no Makingoff, procurava a legenda no Opensubstitles, pegava o nome do arquivo no qual foi legendado e procura nos torrent trackers. Procurando rapidão, tem torrent ativo no kickass.
 #353
Me fodi legal agora. Esqueci das regras bastante rigososas do Avistaz, meu rátio estava 0.66, quando chegou em 0.65 travou. Eu até ainda posso baixar filmes do tracker mas ainda agora não posso baixar mais nada lá do site, nem legenda, o que é um problema adicional. Ia assistir agora Ginza Cosmetics do Naruse e a legenda que veio é péssima, não serve. Na página do filme lá tem outra melhor que uparam só que não posso baixar. Vou ter que ficar seedando eternamente para aumentar o ratio até destravar ou acumular bonus para trocar por upload.

Por causa disso assisti outro filme.

Lightning (Inazuma), 1952 Japão

[Imagem: yUeLr8J.jpg]

Já devo ter comentado isso por aqui, e quanto mais assisto filmes do Naruse mais reforço essa impressão pessoal.
Tenho outros filmes do Ozu para assistir só que já tinha reclamado que eles são repetitivos, sempre a mesma ladainha sem nenhuma novidade e... chatos. O estilo de filmar dele embora elegante pode ser bastante monótono, com aquelas atuações engessadas, diálogos não lá muito interessantes, sem contar a história. No início é novidade mas logo se torna um porre ver aqueles homens se metendo na vida das mulheres para casá-las. Isso já indo para o meio da década de 1960.

Os filmes do Naruse são uma libertação disso porque abordam os mesmos problemas que dificuldades das mulheres, mas de forma menos superficial, e dá mais independência para elas. Também mostra o lado dos homens, que eles não são inocentes sem demonizá-los. São histórias e roteiros mais ricos, com os mesmos temas.
Os diálogos são mais naturais, o elenco tem mais liberdade para atuar, no fim são filmes muito mais agradáveis de se assistir.

Com o tempo o Naruse parou com os experimentalismos cinematográficos dele e passou a filmar de forma mais convencional. Comentei sobre isso quando assistia aos filmes mudos dele. É chocante de assistir aqueles filmes, é uma coisa surreal, você não acredita que havia gente fazendo filmes como aqueles na década de 1930 no Japão, e isso com histórias "feministas".
Com o tempo ele foi diminuindo os preciosismos porque afinal eles não necessariamente torna os filmes melhores e passou a se concentrar nas histórias e roteiros, com um bom elenco. Isso não quer dizer que ele encontrou uma formula simples e se prendeu a ela, com o Ozu. Não quero desmerecer o Ozu porque a formula dele tem méritos, e eles tem filmes muito bons como Floating Weeds, Late Spring e o monumental Tokyo Story, dos que já assisti, só pra mim realmente dá a impressão de que ele chegou em uma fórmula para o formato e conteúdo e se conformou com ela. Não é fácil recomendar os filmes do Ozu, teria que escolher uma meia dúzia para pessoas preparadas, enquanto que qualquer filme do Naruse eu recomendaria facilmente para qualquer um.

Esse filme Lighting é mais um bom filme sobre mulher que querem casar e como ela lida com isso, e com a família principalmente. Não posso dizer que há grandes novidades, mas é um bom filme sobre o tema e não pega uma saída fácil óbvia lá pelo final. Aliais, acena final é magistral, vou deixar o detalhe em spoiler, e é um pequeno detalhe que quase me passou despercebido.
Spoiler:  
Depois de a Miyako discutir com a mãe e juntas chorarem as amarguras e decepção com a vida e com elas mesmas e a Miyako acompanha a mãe quando ela vai embora. No caminho para casa, caminhando pela rua a mãe abaixa e pega uma tampa de lata. Disse que pensava que era uma moeda de prata, e a Miyako ri dela dizendo que ela sabe que não poderia ser porque já não circulam mais moedas de prata, seguida da mãe que diz que sabe disso mas não pode evitar pensar que fosse.
Não é uma metáfora para o que elas discutiram antes?
A mãe sabe que nada sairá dali, da família, mas não consegue desistir e parar de acreditar e esperar que algo bom virá deles.
 #354
A Petal, 1996 Coreia do Sul

[Imagem: kmvGEbh.jpg]

Costumamos só pensar na situação da Coreia do Norte que vive em uma ditadura militar até hoje, só que depois da divisão de Norte e Sul, o Sul também ficou sobre uma ditadura. Na verdade várias. A democratização do Sul é tão recente quanto a redemocratização brasileira.
Em 1980 em mais um episódio de golpe, e assim como aqui no Brasil na época já se começava a pensar em uma abertura democrática, houve um movimento popular e estudantil forte que acabou massacrado pelo exército no que se tornou em um dos episódios mais marcantes da história recente do país. Os números oficiais de mortos e desaparecidos são muito mais baixos do que os estimamos porque por muito tempo foi tratado como crime contestar a versão oficial. Não foram apenas "mortes", foi um massacre mesmo. Esse filme tem relação com isso.

Há uma garota vagando sozinha pelo interior que se aproxima de um homem aleatório que encontra pelo caminho e passa a seguir ele. Ele se irrita, tenta afastá-la, agride ela (até sexualmente) e por fim como a garota não desgruda ele acaba levando ela para casa (ela segue ele).
Essa garota está visivelmente traumatizada com algo e com o passar do tempo aquele homem aleatório depois de começar a se acostumar com ela começa a ter ideias do que pode ter acontecido. Não apenas que algo de ruim aconteceu com ela para ela ficar daquele jeito, mas exatamente o que foi que aconteceu.
Enquanto isso um grupo de quatro amigos roda o interior à procura da garota, seguindo pistas de pessoas que a viram zanzando. O homem que está com ela durante o filme não foi o primeiro a cuidar ou abusar dela.

Esse filme tem um pano de fundo político, mas não faz muito discurso político.
Os quatro amigos apenas querem encontrar a garota pelos motivos pessoas deles, e a garota é apenas uma vítima inocente dos massacres. Algo importante a se ter em mente é que naquela época a visão sobre os acontecimentos e momento político era diferente, era início dos anos 1980, as informações não eram claras. Havia boatos mas eram apenas boatos, e as pessoas temiam saber da verdade.

O tema e mensagem do filme é mais uma lembrança da tragédia, porque muito ainda havia de ser feito na época em que o filme foi filmado. Só por volta daquela época e no ano seguinte que foram tomadas ações para punir os culpados e reparar os danos às vítimas. Teve memorial, feriado, o serviço completo.

Sobre o filme em si, ele é muito bom. As cenas intercalam a garota e o homem se desentendendo, os amigos procurando a garota e a garota tendo surtos e delírios. Vamos descobrindo o que e como aconteceu com ela aos poucos através desses delírios dela. Depois que terminei de assistir pensei que apenas tinham feito a garota parecer louca mas... sabe quando você vai dormir e tem as melhores ideias? Então, percebi que os surtos da garota, os ataques que ela tinha não eram aleatórios, eles tinham sugestões sobre o que aconteceu com ela. Para deixar registrado, em spoiler:
Spoiler:  
Quando o homem vai estuprar ela dentro da casa, quando tira a roupa dela toda, ela tenta se defender mas ao invés de atacar ele ela pega algo e começa a se arranhar, depois fica quieta no chão. Fui perceber depois que ela estava se fingindo de morta coberta de sangue como ela lembrava ter escapado da morte sendo confundida com um cadáver e colocada no caminhão do exército com os outros corpos.
Mais para frente quando ela começa a surtar sem motivo no canto dela coçando a mão até sangrar, ela provavelmente estava lembrando da mãe segurando a mão dela e tentando se soltar.
O riso eu não tenho ideia do que seja, o que ele significa.
E certamente tem outros detalhes mais que eu precisaria rever para identificar.
A atuação da garota é excelente, convincente, e foi trabalho de estreia de uma atriz hoje consagrada. Ela também é cantora, curioso saber disso lembrando do início com ela cantando.

Enfim, um filme com conteúdo e estilo interessante.
Pontos adicionais por ser do meio da década de 1990 e não ter os modelos de hoje.
 #355
Acabei de ver o filme mais recente do Massacre da Serra Elétrica e puta que pariu. Que bosta de final. O puto do delegado simplesmente deixa um cara que já matou trocentas pessoas ir embora na boa.

Facepalm


Vou me fazer um favor e apagar esse filme da minha mente e ficar só com as boas lembranças do remake e do prequel.
 #356
Floating Cloads, 1955

[Imagem: CY9Dk0F.jpg]

Francamente, esse é um filme fraco do Naruse.
Não tem nada para se discutir dele, é um filme razoável, feito para ser triste, uma tragédia. Por causa disso todas as decisões "erradas" que os personagens tomam, para eles e para com outros, dão a sensação de acontecerem apenas para somar na tragédia e sofrimento dos personagens, sem ter intenção de ser um estudo ou crítica como outros filmes desse diretor e de outros.
É um filme parecido com tantos outros, em forma e conteúdo, porém diferente na intenção e isso fica aparente.
O filme tem um problema também, a história se passa ao longo de vários anos e nunca a passagem de tempo fica clara. Você vê os personagens agasalhados e reclamando do frio e tem a sensação de que a história está acontecendo durante o mesmo inverno, mas não, você sabe que isso não faz sentido, você sabe que o tempo está passando em saltos. A fotografia em preto e branco não consegue comunicar isso, nem mesmo mostraram algumas imagens de árvores para facilitar.
Esse é um filme que não posso recomendar, há muitos outros melhores do Naruse para assistir.
 #357
Dancing Girl (Maihime), 1951 Japão

[Imagem: A6JtVhF.jpg]

Minha intenção com esses filmes antigos, do Naruse e de outros, era assistir na ordem de produção, mas isso não foi possível, com a inacessibilidade da legenda de Ginza Cosmeticts e vontade de assistir filmes feitos em anos posteriores.

Esse filme... não tenho muito o que dizer sobre isso, nem nada que queria dizer.
Apenas fica o registro.
 #358
Joint Security Area, 2000 Coreia

[Imagem: SWkPeKe.jpg]


Finalmente assistir a esse primeiro filme do mundialmente famoso Park Chan-Wook e que filme bom, talvez o melhor dos filmes desse diretor.
Na fronteira que divide as duas Coreias existe uma zona neutra de alguns quilômetros, vigiada pelos dois exércitos, e quando digo "pelos dois" quero dizer que eles ficam a metros de distância um do outro. Há também supervisão da ONU e países neutros como a Suíça.
Então, daí que existe um incidente, um tiroteio dentro da casinha de um posto de vigilância do norte onde alguns soldos são mortos, e isso dá início a uma investigação encabeçada por um par de investigadores neutros, um sueco e uma franco-suíça de descendência coreana, que é a principal personagem do filme. É um thriller policial que como podem prever, o maior perigo da investigação é descobrir a verdade sobre o que aconteceu de fato.

Como podem prever a direção é bastante boa, é um filme muito bem feito tecnicamente, muito bem filmado, muito bem montado, é até perca de tempo falar sobre isso, seria só elogios. O que se destaca é mesmo o roteiro, você até descobre o que aconteceu, o tenso são os motivos, as emoções por trás... Mas não vou fazer spoiler de nada, apenas recomendar, é um filme essencial. Apenas um comentário pessoal em spoiler.

Spoiler:  
Algo que gostei é que a história é mais sobre o Sul do que o Norte.
É muito fácil apelar para solução do Norte ser louco, fanáticos, a reunificação só não acontece por causa deles, etc. No filme o soldado do Sul dá o primeiro passo para a reaproximação, porém ele é apenas um primeiro passo. Há realmente coragem e força para ir mais longe do que isso? A reunificação não seria nada fácil, o Sul realmente teria confiança e aceitaria o Norte? Conseguiria conviver, teria coragem? No filme os soldados do Sul tentaram mas não tiveram coragem de ir até o fim, quando surgiu um obstáculo eles se cagaram e se mandaram.
Então fica a mensagem, sonhos e ideais são bonitos e tal, mas... a realidade é outra história.
 #359
Chunking Express, 1994 Hong-Kong

[Imagem: u8GUNkj.jpg]

Fazia muito que eu devia assistir outros filmes do Kar-Wai, como disse anteriormente, e então assisti este.
Ashes of Time foi um filme grane demais, demorou muito para ser filmado e quando as filmagens terminaram o Kar-Wai não conseguia montar. Ele desistiu e resolveu ir fazer outra coisa, voou para Hong-Kong com uns amigos, viu uns locais por lá, achou interessante e resolveram fazer esse filme ali. É uma comédia romântica, ele fez algo para se distrair e voltar a editar Ashes of Time mais animado, e isso se reflete aqui, é um filme bem humorado e muito divertido.
Que nostalgia foi assistir esse filme! Takeshi "o maior queixo do sudeste asiático" Kaneshiro, Tony "me possua" Leung, Faye "tema do Final Fantasy VIII" Wong juntos no mesmo filme, entre outras músicas... Quem nasceu dos anos 1990 para frente não vai entender a experiência.
São duas história aqui, a primeira e mais curta pelo que vi depois teve o conteúdo quase totalmente descartado na montagem, ainda assim interessante. A segunda é um com o Tony Leung e a Faye Wong e tem cenas inacreditáveis. Era para ser três histórias, quanto o Kar-Wai terminou a segunda ele se deu por satisfeito e voltou para a Ashes of Time. Depois ele filmou a terceira história como Fallen Angels, dizem.

Enfim, comédia romântica divertida, com aquele estilão característico do Kar-Wai, com a câmera dentro das cenas, iluminação colorida, óticas músicas.
 #360
Sea Fog (Haemoo), 2014 Coreia
 
[Imagem: 2cBI1Q3.jpg]

O filme tem por base uma história real, porém não dêem tanta atenção a isso porque serve apenas de estopim para o filme é além disso saber em qual história se baseada é um spoiler.

Esse filme não é sobre imigrantes, não esperem um filme coreano sobre alguma crítica ou comentário social. Esse filme não se preocupa isso, e ele não é para pensar, as coisas acontecem e são como são. Esse é um daqueles famosos filmes coreanos de "deu merda", daqueles que só os coreanos conseguem fazer. Os acidentes vão se acumulando desde o início, é assistir e curtir a viagem.

Dessa forma o filme até que é bom, porém infelizmente não é nem um pouco relevante e não está a altura de tantos outros. As expectativas eram altas pelo Bong Joon-ho ser o produtor e co-roteirista junto com o diretor, que foi co-roteirista de Memórias de um Assassino.
Com essa expectativa o filme decepciona pela falta de finesse na direção e sutileza no roteiro, uma pena.
E tem duas cenas que pra mim foram ridículas:
Spoiler:  
1- a cena de sexo. E NAQUELE MOMENTO E SITUAÇÃO!! Não precisava a relação do Dong-Sik se desenvolver dessa forma com a Hong-Mae para ele querer tanto salvá-la, isso enfraquece o personagem que tinha todos os motivos para isso. Desse modo ele não é melhor que os outros que queriam violentá-la.
2- a cena final. Precisava mesmo daquela última cena no restaurante com o Dong-Sik vendo ela bem e acabar ali? Que desnecessário.
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