(25/04/2016, 17:23)gangrena Escreveu: Normal vender caças usado como sucate já que não vai sair do chão.
Iranianos pagavam bem por peças roubadas dos F14 de museus americanos, tanto que os comeradores de hamburguer tiveram que ficar de olho com isso.
Sim, isto é normal, para mim, o anormal é a FAB estar fazendo isto. Pessoalmente ainda não engoli esta de comprar os Mirrage 2000, sequer ficou uns 20 anos operando, enquanto operamos sucatas bem mais velhas como o F-5 ainda estão na ativa, embora alguns foram modernizados
EUA está enviando soldados para a Síria para ajudar as Forças Democráticas Sírias. É basicamente o único parceiro deles em solo sírio, e foca na luta contra o ISIS, estando longe o suficiente dos demais grupos que lutam contra o regime do Assad para evitar um conflito diplomático com a Rússia e Irã.
Como no momento não interfere com os objetivos da Rússia, os russos só fazem algumas reclamações básicas e deixam por isso mesmo.
E falando na Rússia, seus navios passando pelo estreito de Bósforo em seu retorno da Síria estão vazios. Enquanto os que vão para a Síria estão totalmente carregados.
A queda do helicóptero Mi-28N na Síria foi falha humana, possivelmente causada por desorientação espacial do piloto durante um vôo noturno: https://lenta.ru/news/2016/04/30/reasons/
E por via marítima não há sinais de que a Rússia esteja retirando mais tropas/equipamento da Sìria. Pelo contrário. Abaixo foto do Saratov vindo da Síria, vazio:
E o Alexander Otrakovski indo carregado para a Síria:
Qual seria o objetivo da Rússia na Síria? Segurar o Assad no poder para garantir o seu lucrativo mercado de armas? Garantir sua posição estratégica no mediterrâneo? Ou os dois?
Com a participação russa na Síria, a exportação de armas da Rússia se elevou, mas não necessariamente para o Assad. Outros países ficaram interessados no armamento russo. Essas vendas devem dar uns 7 bilhões de dólares a curto-médio prazo.
Sim, eu realmente ouvi falar através do Sputnik dessa "propaganda" dos armamentos russos na síria, aliás, vários países (alguns membro da UE inclusive) se interessaram pelos jatos da Sukhoi.
Bom, é realmente aplaudível a forma como a Rússia joga no tabuleiro do mundo, porque ela estabeleceu uma posição muito inteligente: mesmo que o Assad saia do poder posteriormente, a Rússia ainda sai ganhando por causa do aumento das suas exportações de armamento e equipamento militar, ou seja, ela ganha ou ganha.
Ocupado jogando FFXIV e prestando menos atenção na Ucrânia, mas o exército russo está criando 3 novas divisões nas regiões de Rostov-on-Don, Smolensk e Voronezh. Todas as 3 em volta da Ucrânia, embora a desculpa usada para criá-las seja a OTAN: https://rbth.com/news/2016/05/04/3-new-w...don_590339
------------
No Iraque morreu um militar do SEAL, a força especial da marinha americana. Ele estava ajudando os curdos e se encontrava a uns 3-5 km da linha de frente, mas um franco-atirador do Estado Islâmico alcançou ele.
(02/05/2016, 20:53)AlekseyK. Escreveu: Qual seria o objetivo da Rússia na Síria? Segurar o Assad no poder para garantir o seu lucrativo mercado de armas? Garantir sua posição estratégica no mediterrâneo? Ou os dois?
Siria é de vital importancia para a Rússia, isso a longo prazo.
Rússia é o maior exportador de gás natural para a zona do UE.
Se a siria fosse derrubada e colocado um governo fantoche como EUA e UE estavam querendo, dutos de gás natural de outros países arabes poderiam chegar na europa e quebrar essa dependência russa e o país.
Então fora a marcação de território geopolitico, a posição energética russa precisava ser mantida.