(17/12/2015, 15:19)Morgiana Escreveu: Nunca tive, e também nunca entendi qual a diferença de Whatsapp com qualquer outro programa de IM que existem aos montes desde que existe internet.
Migraram para o whatsapp por ser um aplicativo simples para celulares. Assim, simples.
Por que tu usas o mIRC? Simples: Porque eu estou lá. E eu estou lá porque considerei uma ferramenta prática para comunicação. É lá o lugar mais fácil para me encontrar atualmente, então, como queres falar comigo, é útil para ti acessá-lo. Agora, vamos supor que tu também passe a entrar frequentemente apenas lá e que também tenhas alguma outra colega que gosta de conversar contigo diariamente. Ela passará a ser uma nova usuária, e, em breve, os colegas que prezam manter contato com ela, também.
Foi exatamente isso que aconteceu com o whatsapp. Eu não tenho nenhum contato relevante por lá, a ponto de manter diárias conversas, pelo contrário, tendo a fugir, porque eu, que não gosto de usar celular, não acho prático. Mas a minha opinião sobre praticidade não muda a de meus contatos. Irl, praticamente todos a minha volta utilizam
apenas esse aplicativo para se comunicarem virtualmente.
Só o fato de todos os meus ciclos sociais estarem lá e receberem uma notificação bem notável sempre que alguém, por alguma razão, os chame, já torna útil. Por mais que tenha vários contras, o pró mais relevante sempre será a quantia de usuários. Chega uma hora em que somos praticamente "forçados" a nos cadastrarmos em alguma rede social muito conhecida se não quisermos nos prejudicar.
E, uh, a melhor parte do whatsapp são as notificações que tanto te atrapalham. As minhas, deixo no modo de vibração e, assim mesmo, raramente perco uma. São justamente elas que fazem com que membros do fórum chorem com o Martec para que ele implante o Tapatalk. Notificações móveis são muito bacanas. Não precisas abrir nenhuma rede social, simplesmente deixar teu celular conectado a internet que serás alertado sobre qualquer movimentação em redes sociais que participas mas jamais lembrarias de checar por conta própria.
Dizem que o número de telefone exposto é um contra dele e, bem, pode até ser atualmente, mas foi isso que gerou tanta popularidade. As pessoas costumavam utilizar seus celulares para fazerem ligações e enviarem SMS para os contatos de suas agendas telefônicas, logo, eram números que utilizavam para associar aos nomes de seus colegas, não e-mails ou nicks.
Acontece que a comunicação era ineficiente. As várias operadoras priorizavam(e priorizam) contatos internos, entre usuários que utilizam a mesma operadora, sendo que não existia(não existe) uma estupidamente mais eficiente que todas as outras para monopolizar os chips.
Com as operadoras telefônicas existiam várias diferenças: Em -tal- operadora, 150mb de internet te custava R$10,50 por mês, mas teus bônus para SMS e ligações eram péssimos. Em -taltal- operadora, tu podias fazer ligações gratuitas, desde que elas durassem até 2 minutos, mas tanto teus bônus para SMS e internet eram péssimos. E assim ia, cada um escolhia a operadora adequada visando as que mais traziam benefícios sobre o que procuravam utilizar no seus celulares.
Além de que, como eu disse, elas priorizavam(priorizam) contatos internos. Os bônus para SMS e chamadas muitas vezes valiam apenas para te conectares com pessoas que compartilhavam da tua operadora, o que tornava sábio uma família estabelecer uma operadora em comum para todos os celulares da casa, mas difícil combinar com todos os teus conhecidos.
Agora, com as operadoras de internet, a diferença entre um usuário da GVT para um da Oi é que um tem dores de cabeça frequentes e o outro bimestrais. Imagina se eu só pudesse utilizar 100% da minha internet contratada acessando sites hosteados pela mesma empresa da internet que eu contratei? Uh, isso parece(e é) absurdo.
O whatsapp facilitou a vida de todo mundo. Uniu o útil, ao agradável. Tudo o que precisas agora é de um chip de qualquer operadora com um plano razoável de internet 3G\4G, ou simplesmente de um WI-FI.
A comunicação através da internet está longe de ser tão limitada quanto a feita por operadoras de telemóveis. Aceitem, hipsters, utilizar SMS em 2015 é inviável. Eu diariamente reclamo(e com razão) da minha internet, mas, se hoje eu tivesse que abandoná-la para talkear e a única opção "atualizada" que me restasse para comunicação fosse através de SMS, iria preferir passar a enviar cartas.