A animação do novo corpo da Phos, e a animação em geral dos personagens continua boa, no entanto esse episódio não me pareceu na mesma qualidade dos anteriores mesmo com seus destaques. Em várias cenas usaram artes 2D para o cenário em uma resolução nitidamente menor do que o usual, e em uma e outra cena não pareceu se alinhar corretamente com o ângulo escolhido para a câmera (veja Phos caminhando antes de encontrar as Ametistas). Senti essa diferença de qualidade principalmente na primeira metade. Talvez essa impressão esteja errada, também tive a impressão de que as linhas de contornos estavam mais evidentes nos modelos. Na segunda metade do episódio reparei isso nas novas roupas, diferente de quando é feito em 2D esses contornos em roupas, ainda mais roupa branca, se destaca bastante. E também reaproveitaram duas vezes o mesmo modelo de Lunarianos nesse episódio, o mesmo do primeiro episódio, algo que dá para entender como uma economia conveniente, provavelmente para os próximos episódios.
De todo modo em geral ainda assim o episódio foi muito, muito bonito, até pelos acontecimentos, todos muito bem acompanhados por uma trilha sonora que não recebe os elogios que merece.
As vozes são um destaque na série, começar o episódio e notar a diferença na entonação da Phos e do Kongo, dá aquela dor no peito. Kongo também estava mortão por dentro, tive a impressão de quando ele ajudou a Phos na batalha e ela perdeu o equilíbrio ele ficou um pouco contente em ver que ainda há ali a Phos desajeitada que ele conhece. E me surpreendeu Phos ainda lembrar de Cinábrio, esperava que fosse esquecer totalmente. Por um momento esqueceu, mas depois conseguiu lembrar. Talvez isso funcione como eu já tinha pensado, Phos deve continuar a perder mais memórias e as memórias que ainda possuir de Cinábrio devem ser importantes para manter sua identidade, continuar sendo Phos. Talvez mesmo quando perder todas as memórias ainda sobre os sentimentos ligados a elas e a mantenha sendo quem é, e sem seguida o conflito que se anuncia com Bortz no próximo episódio é natural, faz todo o sentido conflitos acontecerem entre as gemas a partir de agora.
Até então as gemas era estáticas, eram como eram, sem mudanças. Uma delas mudar com o tempo como a Phos está fazendo é algo inédito e nenhuma ali deve saber como lidar com isso. Até eu, me deixou surpreso como Phos agiu no início do episódio, tão sem emoção e "OP" ao ponto de ser um pouco assustador. Bortz que até então não tinha rivais se sente ameaçada, e outras mais fracas pode começar a ter ideias perigosas. Não me surpreenderá se alguma delas tiver a ideia de usar em si as partes que sobraram de Heliodor.
"the best"
Uma boa surpresa é como a segunda metade foi divertida.
Mesmo com todo sofrimento é ótimo que a série nunca se mantenha em um clima pesado tempo demais. As personagens que não estão em perigo são adoráveis, e não há desperdícios de boas oportunidades de fazer humor com as situações.
Com o sucesso da série é provável que terá segunda temporada, só é uma pena que a história deve engrenar sem volta a partir de agora e uma nova temporada deve demorar pelo menos dois anos para ser feita.