Provedores de internet 2015-2023

Páginas (171): 1 ... 67 68 69 70 71 ... 171
 
1701 respostas neste tópico
 #681
Acabei de mudar do meu provedor de internet a rádio com velocidade entre 1 a 6 Mbps 50 reais mensais para a GVT/Vivo de 25Mbps 135 reais mensais.

[Imagem: qq1ua92.png]

25 Mbps pq aqui em casa é o máximo que pode receber pelo par metálico. Não tem fibra óptica nesse fim do mundo.
 #682
@jihox tem algum motivo para o upload ser tão inferior a download?
Tem alguma diferença física na distribuição de cabos?
 #683
(23/01/2017, 20:46)Amagami Escreveu: @jihox tem algum motivo para o upload ser tão inferior a download?
Tem alguma diferença física na distribuição de cabos?

Em xDSL tem motivo físico. Em fibra, tem motivo econômico: as empresas não querem que você fique usando upload.
 #684
(23/01/2017, 20:46)Amagami Escreveu: @jihox tem algum motivo para o upload ser tão inferior a download?
Tem alguma diferença física na distribuição de cabos?

Tem, o @rapier acertou na resposta.

(23/01/2017, 20:47)rapier Escreveu: Em xDSL tem motivo físico. Em fibra, tem motivo econômico: as empresas não querem que você fique usando upload.


Tudo depende da tecnologia. Nas DSLs, que usa o mesmo meio físico que as linhas telefônicas tradicionais (fio de cobre), o sinal da internet é trafegado numa faixa de frequência (canal) que tem certas limitações. Basicamente, você tem X de capacidade pra usar e precisa dividi-la entre upload e download... daí como todo mundo se importa mais com download do que upload, o canal é dividido alocando mais espaço pra download do que upload. O legal é que o canal usado pra voz (telefonia) funciona numa faixa diferente da internet, então uma coisa não interfere na outra. A mesma lógica se aplica às conexões via rádio, já às de cabo coaxial... é bem provável que seja a mesma coisa, mas nunca li sobre pra ter certeza.

Já em UTP (cabo ethernet, desses que você usa em casa) e fibra... o motivo de o upload ser baixo é basicamente nenhum. Historicamente há motivos esquisitos, tipo enlaces half-duplex, mas hoje em dia simplesmente não há justificativa cabível. Mas há uns motivos escusos...
  • Inibir o cliente de ficar upando coisa d+ pra internet ou subir serviços web e coisas do tipo. Tráfego de upload costuma ter a proporção PPS/BW muito alta (pacotes por segundo / largura de banda). Pros equipamentos na rede (interfaces principalmente), duas coisas importam: a banda passando e a quantidade de pacotes a ser tratada. 10 pacotes de 1K pesam menos do que 100 pacotes de 0.1K, apesar de a banda ser a mesma (10K). Enquanto a banda costuma ser uma limitação do enlace (fio), a limitação de PPS é de capacidade de processamento (stack na interface, roteamento, firewall). Resumindo: liberar upload pros clientes pode incitá-los a aumentar o tráfego de upload, que por sua vez é muito mais "pesado" do que o de download, mesmo sendo bem menor em fluxo. Essa desculpa é bem esfarrapada;
  • O provedor tem outros planos pro seu upload, tipo vendê-lo pra alguém que pague mais e que precise de muito.

Só ressaltando que os provedores dificilmente têm limitação de upload em seus links de saída. Os contratos costumam ser fechados em capacidade máxima de banda, e ela vale pros dois sentidos (upload e download). Ou seja, se o provedor é capaz de te suprir com download X, também será capaz de suprir com upload X... desde que tenha equipamentos pra aguentar o tranco.
 #685
Parece que atualizaram os pacotes daqui, agora tem 12Mb por 90R$, amanhã devo ir ver se tem disponibilidade pro meu bairro. Se eu soubesse tinha esperado um cado, atualizei pra 5Mb tem pouco mais de 20 dias.
 #686
Falando em provedoras, no Fórum da Adrenaline, em usuários relatando que a VIVO "GVT" estão recebendo a notificação de franquia.

Quem assina Fibra Vivo de 50mbps estão recebendo franquia de 1.2TB, se for esta franquia eu aceitaria na hora de mudar de plano. Desu
 #687
(27/01/2017, 16:31)TiagoSG Escreveu: Falando em provedoras, no Fórum da Adrenaline, em usuários relatando que a VIVO "GVT" estão recebendo a notificação de franquia.

Quem assina Fibra Vivo de 50mbps estão recebendo franquia de 1.2TB, se for esta franquia eu aceitaria na hora de mudar de plano. Desu

Só acredito nisso se aparecer no site ou em contrato por escrito. Nunca confie em ligações.
 #688
(27/01/2017, 16:40)Kyyzao Escreveu: Só acredito nisso se aparecer no site ou em contrato por escrito. Nunca confie em ligações.

Claro! Ultima vez que ligaram me oferecendo, pedi confirmação, gravação do telefonema e ainda escrito no contrato desligaram na minha cara!
 #689
Franquia de 1 tera? Só se for franquia anual HAHA!
1 usuário curtiu este post: Amagami
 #690
Se fosse franquia de 1.2TB em contrato eu aceitaria também... Isso é razoável... E desde que desse pra contratar pacotes adicionais também, porque cortar sem opção também não da.
Páginas (171): 1 ... 67 68 69 70 71 ... 171
 

Usuários visualizando este tópico: 22 Visitantes