Open Thread - 2018

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2017, 23:19.
Páginas (1007): 1 ... 527 528 529 530 531 ... 1007
10063 respostas neste tópico
 #5.281
(15/09/2018, 12:33)Ray Escreveu: Mas você acredita em deus da forma que a religião descreve ou você acredita que deus é a causa inicial de tudo, mas que ele não interfere na vida alheia?
Não tenho uma opinião formada sobre se houve um criador de tudo, ou se o mundo começou com o Big Bang, mas acho que possa existir uma força superior que pode interferir na vida em determinados momentos, os ditos livramentos.

(15/09/2018, 13:05)Gabrinius Escreveu: Religião eu vejo como um instrumento de controle, mas creio que tal controle é realmente necessário pra imensa maioria da humanidade, infelizmente.
Mas claro que foi ela foi feita para controlar as pessoas, os ensinamentos de qualquer religião sempre te dizem o que você pode ou não fazer e se não segui-las, será punido eternamente.
 #5.282
(15/09/2018, 12:44)AlekseyK. Escreveu: Eu não posso simplesmente te dizer o que pensar, isso cê precisa fazer sozinho, mas vou te ajudar a se nortear dizendo que o verdadeiro ateu não nega a contribuição histórica, filosófica, moral e social da religião para a construção da sociedade como ela é hoje. Não existe pensamento próprio, a formação da individualidade humana é composta do conhecimento moral obtido através do meio.

Tá certo, você diz o que o Lonely criticou e não, eu não penso que a religião só foi retrocesso. Eu vou fazer uma analogia à guerra, por exemplo, quando vamos falar de como a guerra é ruim para não ser repetida, não costumamos falar que a guerra trouxe um salto gigantesco tecnológico para a gente, mas não é algo que a gente simplesmente nega, é só que a gente não diz. Assim como eu também não disse o que a religião fez ao longo da história. Eu só estava querendo dizer que a ciência não erra, mas a religião erra, e usando os próprios dogmas da religião. Eu não sei se estou sendo claro aqui, mas se tiver um problema com que eu disse, por favor, me corrija.

(15/09/2018, 13:05)Gabrinius Escreveu: Eu tenho comigo que se não fosse o medo do inferno que a religião bota na cabeça das pessoas, controlar os ditos instintos delas seria algo bem mais difícil.

Religião eu vejo como um instrumento de controle, mas creio que tal controle é realmente necessário pra imensa maioria da humanidade, infelizmente.

Esses tipos de pessoas que fazem as coisas por medo de inferno são efetivamente psicopatas e não deveriam estar morando em sociedade. Sim, é muita extremista o que eu disse, mas eu penso que se uma pessoa não mata, não rouba, não estupra ou algo assim por medo de inferno e não porque entende que isso é errado, essa pessoa merece ser tratada.

(15/09/2018, 13:19)Blanky Escreveu: Não tenho uma opinião formada sobre se houve um criador de tudo, ou se o mundo começou com o Big Bang, mas acho que possa existir uma força superior que pode interferir na vida em determinados momentos, os ditos livramentos.

Mas claro que foi ela foi feita para controlar as pessoas, os ensinamentos de qualquer religião sempre te dizem o que você pode ou não fazer e se não segui-las, será punido eternamente.

Entendi. No caso meu e dos meus amigos, pensávamos que deus não intervia em nada e que ele era a causa do big bang. Acho que a própria ketolow pensa assim ainda.

Isso de dizer como você deve fazer x e y é inclusive o motivo de muitos abandonarem a religião, mas não a sua fé. A fé é aquilo que você acredita e a religião é aquilo que te dizem para acreditar. Créditos para o Paulo por essa frase que é muito boa.
 #5.283
(15/09/2018, 13:32)Ray Escreveu: Esses tipos de pessoas que fazem as coisas por medo de inferno são efetivamente psicopatas e não deveriam estar morando em sociedade. Sim, é muita extremista o que eu disse, mas eu penso que se uma pessoa não mata, não rouba, não estupra ou algo assim por medo de inferno e não porque entende que isso é errado, essa pessoa merece ser tratada.

a ideia de que isso é errado nos é colocada pela moral construída pela religião e pelo medo do sofrimento eterno.

Não existe ninguém que deixe de fazer o mau por ser bom, o único impedimento pra se fazer merda é o medo. E o melhor jeito encontrado pra colocar medo nas pessoas é usar algo que elas nunca terão como saber se é verdade ou não, logo o risco nunca some.
 #5.284
(15/09/2018, 13:43)Gabrinius Escreveu: o único impedimento pra se fazer merda é o medo. E o melhor jeito encontrado pra colocar medo nas pessoas é usar algo que elas nunca terão como saber se é verdade ou não, logo o risco nunca some.

Correto.

Eu tenho uma nóia de pensar que o divido é algo criado pelo homem como limitador das merdas que temos capacidade fazer.

E pela lógica cristã, só eu devo ter 9843298432098 assentos reservados num caldeirão fervilhante no covil do tinhoso.
 #5.285
(15/09/2018, 13:55)Metroid Escreveu: Eu tenho uma nóia de pensar que o divido é algo criado pelo homem como limitador das merdas que temos capacidade fazer.

se é nóia, eu partilho dela.

se é algo criado pelo homem é onde mora a dúvida, mas que é usado pra isso, eu não tenho dúvida alguma.

(15/09/2018, 13:55)Metroid Escreveu: E pela lógica cristã, só eu devo ter 9843298432098 assentos reservados num caldeirão fervilhante no covil do tinhoso.

ganhou um a cada aniversário seu?
 #5.286
Concordo. 

Mas por exemplo, eu não vou sair atropelando um cachorro ou matando alguém, pq isso me geraria uma consequência emocional fortíssima. Muito antes deu pensar em consequência divina ou legal.
Eu odeio sofrimento alheio, imagina se eu for a causa disso.

Quem ajuda a construir esse pensamento moral é nossa sociedade.
Então acho que a coação existe na mente tbm, não só na consequência. É que vc se sente mal em fazer o mal, não é só pq vc pode ser preso, por exemplo, ou ir pro inferno.
 #5.287
pois é, mas a coação tem que existir pro monte de gente (diria que maioria absolutamente absoluta) que sente prazer em fazer o mau e só não faz por medo da consequência ou do julgamento alheio.

por exemplo, você cansa de ver gente que é uma coisa quando na frente de outros e quando ninguem ta vendo vai lá e se esbalda em ruindade longe dos olhos alheios. (não necessariamente atos criminosos)
 #5.288
Sim, as duas faces da humanidade.
 #5.289
(15/09/2018, 14:05)Gabrinius Escreveu: pois é, mas a coação tem que existir pro monte de gente (diria que maioria absolutamente absoluta) que sente prazer em fazer o mau e só não faz por medo da consequência ou do julgamento alheio.

por exemplo, você cansa de ver gente que é uma coisa quando na frente de outros e quando ninguem ta vendo vai lá e se esbalda em ruindade longe dos olhos alheios. (não necessariamente atos criminosos)

Sim a coação tem que existir, não to discordando disso, só disse que ela é dupla. 
A moral, que é construída em todo ser humano, e a moral-consequência.

A segunda só existe pq tem gente que não tá nem ai pra primeira. 
E eu já cometi atitudes amorais, não sou santa, já furei fila, por exemplo.  Icon_lol
 #5.290
Eu já fiquei devendo 50 centavos no boteco da esquina. Que mal que sou. Icon_twisted
Páginas (1007): 1 ... 527 528 529 530 531 ... 1007

Usuários visualizando este tópico: 16 Visitantes