Custo e produção de animes

Tópico em 'Discussões gerais' criado por mandrake_ em 23/09/2015, 22:15.
Páginas (79): 1 ... 43 44 45 46 47 ... 79
781 respostas neste tópico
 #441
(26/01/2017, 16:07)rapier Escreveu: Porque são poucos que são divulgados. Os produtores não falam sobre isso, geralmente é alguém da animação que acaba vazando a info pra galera.

Tem o preço de algum anime da KyoAni e/ou da ufotable?
Responder
 #442
(26/01/2017, 15:49)Ray Escreveu: É bacana saber sobre investimento nos animes, poderia falar sobre outras obras também se achar, tipo quais obras custaram mais grana por episódio, qual anime foi o mais caro e etc.

Talvez seja apenas tangencial ao seu interesse mas a título de curiosidade anyway...
https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid159693
Responder
 #443
(26/01/2017, 16:08)Ray Escreveu: Tem o preço de algum anime da KyoAni e/ou da ufotable?

Os animes recentes da Kyoani são do mesmo preço de um anime comum por causa dos templates. Até já mostrei em algum tópico (talvez esse?) que por causa do copicola a Kyoani tem bem menos animadores-chave do que um anime normal.

Já na ufotable rola a mesma coisa. Só Bom Comedor que foi mais caro, por fugir do template, mas não lembro quanto.
Responder
 #444
(26/01/2017, 17:16)Israfil Escreveu: Talvez seja apenas tangencial ao seu interesse mas a título de curiosidade anyway...
https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid159693

300 mil dólares para fazer uma OP de 3 minutos? É isso mesmo?

(26/01/2017, 17:26)rapier Escreveu: Os animes recentes da Kyoani são do mesmo preço de um anime comum por causa dos templates. Até já mostrei em algum tópico (talvez esse?) que por causa do copicola a Kyoani tem bem menos animadores-chave do que um anime normal.

Já na ufotable rola a mesma coisa. Só Bom Comedor que foi mais caro, por fugir do template, mas não lembro quanto.

A KyoAni só gasta 100 mil dólares por episódio para fazer uma animação daquelas?

A ufotable não gasta mais dinheiro para fazer aquele CG? Li que tem uma parte do estúdio dedicada somente a isso.
Então Fate/UBW e Zero custou só 100 mil por episódio?
Responder
 #445
(26/01/2017, 17:40)Ray Escreveu: A KyoAni só gasta 100 mil dólares por episódio para fazer uma animação daquelas?

A ufotable não gasta mais dinheiro para fazer aquele CG? Li que tem uma parte do estúdio dedicada somente a isso.
Então Fate/UBW e Zero custou só 100 mil por episódio?

O gasto por episódio é uma média. Olha só.

Suponha que um anime de template tenha 2 milhões de dólares pra ser feito, uma série de 13 episódios. Como tua empresa tem funcionários fixos e são gente mestra no gerenciamento da área de transferência, a produtividade deles fica nas alturas. É simplesmente impossível uma empresa normal de animação fazer um anime bem feito com apenas 10 animadores-chave por episódio como a Kyoani faz.

Como tu pode reaproveitar uma ruma de assets que tu já fez, teu gasto inicial é amortizado com quanto mais animes você faz. Por exemplo, se tu gastou 500 mil pra fazer uma ruma de coisa pro anime X, mas vai servir pro anime X+1, X+2, pros animes Y, Z... o gasto se dilui com o tempo, vira uma coisa barata.

Mas fazer esse investimento inicial pra criar um template custa caro. É por isso que só empresa de animação rica usa template, porque em algum momento de sua história elas ganharam $ suficiente pra investir na copicolarização.

Por exemplo, cenários. Aqueles cenários bem feitos dos animes das duas empresas que são "realistas", como Hibike ou UBW, são montagens em cima de fotos, e é fácil ter um BD de milhares de fotos de lugares distintos do Japão, que nem um país grande é. UBW foi feito em cima de muita coisa que já estava feita no F0, e o Heaven's Feel vai na mesma toada. Cenário caro é qualquer coisa do Studio Pablo, tipo os de Seraph ou dos OVAs de LWA. Aquelas pinturas exigem trabalho a sério.

Com isso, o primeiro ep. de um anime template até custa mais (200 mil por exemplo) por causa dos assets novos, mas como você vai reutilizá-los até o infinito e além, o custo dos eps. seguintes diminui e o valor total não fica inflacionado.

Esse reuso de assets é que faz com que anime digital infinito fique barato de manter, porque mesmo você não sendo uma empresa copicoladora master, você já tem uma ruma de coisa pronta que pode ser reusada. Inuyasha TV (167 eps.) custou o mesmo que 25 eps. de Gundam Balls porque com o passar dos eps. cada ep. de Inuyasha ia ficando mais e mais barato de ser feito.
2 usuários curtiram este post: Gabrinius, mandrake_
Responder
 #446
Acho que o @Gabrinius resumiu bem meu pensamento.

O @"Ray" estava reclamando de animes japoneses não ganharem Óscar, dizendo que porque os jurados não levam em conta a questão técnica, o que não é verdade, porque se for levar em conta a questão técnica, ai sim que as produções americanas vão ganhar todas... Pelo que me pareceu a reclamação tá mais ligado ao preconceito das animações concorrentes do que qualquer outra coisa.

Não adianta, é claro que em uma produção, dinheiro não é tudo... Mas uns 80% ela é...
Dinheiro paga melhores profissionais, que estão diretamente relacionado a qualidade da obra, claro que pode sair cagada mesmo assim, mas a chance é menor...
Responder
 #447
(26/01/2017, 17:54)gusyavoo Escreveu: Acho que o @Gabrinius resumiu bem meu pensamento.

O @"Ray" estava reclamando de animes japoneses não ganharem Óscar, dizendo que porque os jurados não levam em conta a questão técnica, o que não é verdade, porque se for levar em conta a questão técnica, ai sim que as produções americanas vão ganhar todas... Pelo que me pareceu a reclamação tá mais ligado ao preconceito das animações concorrentes do que qualquer outra coisa.

Não adianta, é claro que em uma produção, dinheiro não é tudo... Mas uns 80% ela é...
Dinheiro paga melhores profissionais, que estão diretamente relacionado a qualidade da obra, claro que pode sair cagada mesmo assim, mas a chance é menor...

Valeu, pensei que tinha um virus no meu pc transformando minhas mensagens em indiano arcaico ou coisa pior.
Responder
 #448
(26/01/2017, 17:51)rapier Escreveu: O gasto por episódio é uma média. Olha só.

Suponha que um anime de template tenha 2 milhões de dólares pra ser feito, uma série de 13 episódios. Como tua empresa tem funcionários fixos e são gente mestra no gerenciamento da área de transferência, a produtividade deles fica nas alturas. É simplesmente impossível uma empresa normal de animação fazer um anime bem feito com apenas 10 animadores-chave por episódio como a Kyoani faz.

Como tu pode reaproveitar uma ruma de assets que tu já fez, teu gasto inicial é amortizado com quanto mais animes você faz. Por exemplo, se tu gastou 500 mil pra fazer uma ruma de coisa pro anime X, mas vai servir pro anime X+1, X+2, pros animes Y, Z... o gasto se dilui com o tempo, vira uma coisa barata.

Mas fazer esse investimento inicial pra criar um template custa caro. É por isso que só empresa de animação rica usa template, porque em algum momento de sua história elas ganharam $ suficiente pra investir na copicolarização.

Por exemplo, cenários. Aqueles cenários bem feitos dos animes das duas empresas que são "realistas", como Hibike ou UBW, são montagens em cima de fotos, e é fácil ter um BD de milhares de fotos de lugares distintos do Japão, que nem um país grande é. UBW foi feito em cima de muita coisa que já estava feita no F0, e o Heaven's Feel vai na mesma toada. Cenário caro é qualquer coisa do Studio Pablo, tipo os de Seraph ou dos OVAs de LWA. Aquelas pinturas exigem trabalho a sério.

Com isso, o primeiro ep. de um anime template até custa mais (200 mil por exemplo) por causa dos assets novos, mas como você vai reutilizá-los até o infinito e além, o custo dos eps. seguintes diminui e o valor total não fica inflacionado.

Esse reuso de assets é que faz com que anime digital infinito fique barato de manter, porque mesmo você não sendo uma empresa copicoladora master, você já tem uma ruma de coisa pronta que pode ser reusada. Inuyasha TV (167 eps.) custou o mesmo que 25 eps. de Gundam Balls porque com o passar dos eps. cada ep. de Inuyasha ia ficando mais e mais barato de ser feito.

Ainda não consegui entender direito. Como os caras vão reutilizar um cenário sendo que cada cenário é diferente do outro?
Eu dei uma olhada nos cenários de Owari no Seraph:
[Imagem: JwF3K3j.jpg]
Pela imagem, é difícil pensar que esse cenário aí fica mais caro que este:
[Imagem: eFbxgvz.jpg]

E por exemplo, mesmo a KyoAni usando template (pode reutilizar o modelo do rosto em outros personagens?), não sai ainda caro eles terem que fazer tudo sem terceirizar o trabalho e ainda ter uma parte do estúdio para dar todo efeito digital no anime?
O mesmo para a ufotable, que eu entendo que usa template, mas ainda tem uma parte do estúdio focado no uso de CG para dar todo aquele efeito que são mais visíveis nas lutas.
Eu realmente não consigo ver como que pelo menos o template da ufotable vai ajudar eles, porque eles ainda têm que fazer os efeitos na parte do estúdio dedicada em CG, eu conseguiria entender se eles usassem o mesmo cenário de um anime x em anime y, como fizeram no PV de Touken Ranbu utilizando cenário de Kara no Kyoukai.
Responder
 #449
(26/01/2017, 18:33)Ray Escreveu: Ainda não consegui entender direito. Como os caras vão reutilizar um cenário sendo que cada cenário é diferente do outro?
Eu dei uma olhada nos cenários de Owari no Seraph:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: JwF3K3j.jpg]
Pela imagem, é difícil pensar que esse cenário aí fica mais caro que este:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: eFbxgvz.jpg]

E por exemplo, mesmo a KyoAni usando template (pode reutilizar o modelo do rosto em outros personagens?), não sai ainda caro eles terem que fazer tudo sem terceirizar o trabalho e ainda ter uma parte do estúdio para dar todo efeito digital no anime?
O mesmo para a ufotable, que eu entendo que usa template, mas ainda tem uma parte do estúdio focado no uso de CG para dar todo aquele efeito que são mais visíveis nas lutas.
Eu realmente não consigo ver como que pelo menos o template da ufotable vai ajudar eles, porque eles ainda têm que fazer os efeitos na parte do estúdio dedicada em CG, eu conseguiria entender se eles usassem o mesmo cenário de um anime x em anime y, como fizeram no PV de Touken Ranbu utilizando cenário de Kara no Kyoukai.

O primeiro sao detalhes. O segundo é uma tela escura com efeitos. Meio obvio qual vai dar mais trabalho e conseqüentemente custar mais
Responder
 #450
(26/01/2017, 18:33)Ray Escreveu: Ainda não consegui entender direito. Como os caras vão reutilizar um cenário sendo que cada cenário é diferente do outro?
Eu dei uma olhada nos cenários de Owari no Seraph:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: JwF3K3j.jpg]
Pela imagem, é difícil pensar que esse cenário aí fica mais caro que este:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: eFbxgvz.jpg]

Eu falei de cenários "realistas", os baseados em cidades que já existem. E olha só: a ufotable já tinha feito muita coisa pro Zestiria jogo e tá reutilizando uma ruma de assets, esse cenário aí que você citou já tinha no jogo! HAHA!

(26/01/2017, 18:33)Ray Escreveu: E por exemplo, mesmo a KyoAni usando template (pode reutilizar o modelo do rosto em outros personagens?), não sai ainda caro eles terem que fazer tudo sem terceirizar o trabalho e ainda ter uma parte do estúdio para dar todo efeito digital no anime?

O mais caro é animar, não é editar. Já postei no tópico quanto custa em média cada parte da construção de um episódio. Animar requer muitas pessoas, editar requer muitos PCs parrudos. Gastar com PC é mais barato que gastar com gente.

(26/01/2017, 18:33)Ray Escreveu: Eu realmente não consigo ver como que pelo menos o template da ufotable vai ajudar eles, porque eles ainda têm que fazer os efeitos na parte do estúdio dedicada em CG, eu conseguiria entender se eles usassem o mesmo cenário de um anime x em anime y, como fizeram no PV de Touken Ranbu utilizando cenário de Kara no Kyoukai.

Vai ajudar porque eles reutilizam assets. Asset não é só um modelo pronto, pode ser texturas, animação, efeitos visuais...

https://anime-forum.info/showthread.php?...4#pid91054

@Oiacz jogou o jogo de Zestiria e pode testemunhar como várias coisas que tem no anime já tinham no jogo, logo o custo é amortizado.

@Ray, sai mais barato fazer cenário assim: http://hyoukaorigination.blogspot.com/20...-post.html do que fazer coisas do zero. Nunca notou que a Kyoani não faz anime sem ser em cidade japa? Não tem anime medieval, não tem anime futurista, não tem anime em mundo de fantasia.
Responder
Páginas (79): 1 ... 43 44 45 46 47 ... 79

Usuários visualizando este tópico: 8 Visitantes