Midareru - 1964, Mikio Naruse
Já fazia tempo que eu não assistia esses filmes.
Se você leu meus comentários sobre os filmes anteriores deve ter lido que com o passar dos anos o Mikio Naruse foi se tornando mais contido. Aqui a direção dele é bastante tranquila mas ainda é um filme dele com toda as suas características à começar pela Hideko Takamine sofrida. E como é tradicional do Naruse, aqui há o tema de casamento como os filmes do Ozu, só que sem toda aquela inocência e muito mais complexo junto com outros temas atrelados, nesse caso, viúvas de guerra. Muitos soldados durante a guerra se casaram e morreram deixando para trás com suas famílias jovens viúvas, a personagem da Hideko é uma delas. E chega uma hora que essas viúvas se tornam um incômodo, as famílias querem se livrar delas, porque afinal casamento era algo muito prático e não romantizado.
Não vou contar a história mas eu diria que há um pouco de conflito entre uma visão do casamento como algo prático e comercial por uma geração mais velha e uma geração mais nova que já vê casamento por motivos sentimentais e românticos, onde o amor já começa a pesar mais do que a vantagem financeira.
Esse é apenas um assunto que pode ser visto no filme, há também outras questões que a influência ocidental no Japão reconstruído trazia, no comércio sobretudo.
Filme do Naruse é sempre interessante, infelizmente não gostei do final aqui, foi desnecessário.