The Girl in Glass (Japão 1988, Masanobu Deme)
Esse filme é aquela típica história de menina rica conhece e se apaixona por menino pobre... e ao mesmo tempo não é?
Normalmente a garota é meio que "pobre menina rica", só que nesse caso ela não é. Sim, há "problemas" em casa mas nada diferente de qualquer outra família, fora aqueles problemas ela parece uma garota bem normal, sem muito a reclamar do dia a dia.
Também normalmente o menino pobre é super bonzinho, e esse daqui é, ele tem natureza bastante boa só que ao mesmo tempo ele faz besteiras bem sérias com consequências graves.
Esse filme foi bem mais interessante do que parecia, e é complicado comentar mais que isso sem falar de spoilers abertamente... mas já que vocês não assistirão mesmo então lá vai.
O garoto "está" pobre porque a pequena fábrica da família faliu, provavelmente consequência da bolha econômica da época, certo? O pai morreu, é só ele e a irmã mais nova. Ele já terminou o colegial, poderia trabalhar, mas emprego não está fácil para ninguém naquela época naquela região, e mesmo assim a família dele tenta ajudar um imigrante filipino que trabalhava na fábrica deles. A mãe tenta encontrar um emprego para esse imigrante, não apenas para o filho, mesmo que eles estejam indo contra a lei fazendo isso porque com a falência da fábrica o visto de trabalho dele expirou, então ele deveria sair do país. Por isso ele está meio que escondido. E aí que começam os problemas, na ânsia e ganância por conseguir algum dinheiro o garoto acaba tendo a ideia péssima de se meter com a bandidagem para conseguir dinheiro.
O imigrante filipino estava abrigado em um barraco isolado na beira do rio, e com as ferramentas que eles possuem lá o garoto convence o imigrante a fabricar pistolas para a bandidagem local. Sem alternativas e querendo retribuir o filipino fabrica a arma contra a vontade dele afinal será só aquela vez, logo eles não precisarão mais disso...
E então o garoto cruza com a garota, e por burrice dele ela acaba ficando com a arma que ele deveria entregar.
A garota pensa que é só um brinquedo, e por não querer revelar a verdade para ela e piorar a situação o garoto e o filipino ficando enrolando, pedindo a arma de volta sem tentar serem muito diretos pelo risco dela perceber que a arma é verdade. E assim ela acaba meio que sem querer ficando amiga deles e quando alguns problemas acabam acontecendo em casa (em parte causados por essa nova amizade) ela acaba recorrendo ao suporte deles, o que piora a situação para todos.
Conforme o filme foi acontecendo eu não estava percebendo, mas no fim acabei me tocando, que os dramas que a garota tem em casa não são apenas pessoais, faz parte de uma "crítica" maior que o filme estava fazendo.
A garota é rica porque o pai dele é um político da assembleia nacional, que durante o filme está em campanha pela reeleição. É um político de reputação, bom nome e boa imagem, e o que isso significa na prática? A família exemplar que ele vende para seu eleitorado é só uma fachava, bem podre por dentro. Durante o filme vemos ele participar de vários eventos de campanha e é tudo sobre a releição dele e apenas isso, nada, nem uma única vírgula é mencionada sobre política e projetos. No fim do filme ele faz discurso na rua sobre a importância da família e isso depois de tudo que vimos sobre como é a família dele de verdade, isso enquanto uma grande crise econômica está acontecendo, crise que afeta muito a vida do outro protagonista e todos ao redor dele. Isso é relevante porque eu me lembro de ter ouvido enquanto pesquisava sobre a época da bolha japonesa que em uma boa parte a situação foi agravada por incompetência dos governos da época. Primeiro porque eles não tinham nenhuma experiência prévia sobre como lidar com a situação, então deixaram acontecer, acreditando que o pior não aconteceria e que a situação se resolveria, e finalmente já anos depois dentro da crise quando finalmente começaram a fazer algo nunca fizeram o suficiente.
Sim, isso veio bem depois do filme, mas as raízes disso já estão aqui, a maior preocupação com as aparências do que em lidar com os problemas (como visto como o pai da protagonista lida com as crises familiares).
O final desse filme me surpreendeu muito, se você me contasse eu não teria acreditado.
Como típico romance de menina rica e menino pobre, como típica história de romeu e julieta o casal é forçado a se separar no final. Só que mais fiel ao originais do que as inspirações... romeu morre.
E como podem ver de modo bem inusitado.
Sério, que imbecil!
Mas enquanto ria não pude parar de pensar que novamente, e repito, novamente, essa merda toda só aconteceu por causa da garota ter se intrometido e ter sido tão irresponsável o tempo todo. Mas talvez seja natural, pela vida que ela tinha, sem consequências. No fim por causa do poder do pai mesmo com o crime tendo sido descoberto e na mídia tudo acabaria sem consequências para todos os envolvidos, até mesmo para os dois garotos que tiveram a péssima ideia de fabricar e vender armas.
Talvez isso tenha sido intencional?
Por capricho dos poderosos a vida dos pobres trabalhadores pode tanto melhorar quanto acabar? Quem sabe.
O que eu queria saber é como seria a vida da protagonista depois dos acontecimentos do filme. Depois de tudo que aconteceu aqui que tipo de pessoa ela se tornou e que vida ela viveu? Dá vontade de assistir uma continuação feita anos depois, com as consequências dos anos que vieram depois (a década de 1990 inteira).