Vinland Saga

Tópico em '2019' criado por rapier em 19/03/2018, 12:05.
Páginas (66): 1 ... 37 38 39 40 41 ... 66
652 respostas neste tópico
 #381
(14/10/2019, 15:14)rapier Escreveu: Os dois são da mesma classe mas o Thorfinn tem nível bem mais alto, o Canute ainda tá no começo da árvore de habilidades.
Comentei lá no começo sobre isso.

Existe uma analogia entre os 2 e o caminho que eles percorrem ao longo da história.

Um é um moelque fedido, assassino que não toma banhoa, outro um "filhinho de papai", mas existe algo em comum.
Responder
 #382
(14/10/2019, 14:58)Killy Escreveu: EPS 14 - bem lúdico. Fiquei surpreso com esse eps e ver como o cristianismo afrouxa mentalmente as pessoas e acabam que os desarmando mentalmente e fisicamente.

E a mina se auto-punindo e se martirizando pelo roubo do anel em se aceitar que está indo para o inferno pelo tal feito, enquanto o pessoal da aldeia e a sua família estão sendo mortos. E ela fala que "como pessoas assim não tem medo de ir para o inferno"... choque de realidade mesmo.

Não acho nem um pouco que foi filler, foi mais uma alerta e da construção do cristianismo adentrando nas Europas e nas terras tão longínquas.

Véi, desarmar mais ou menos né. Os vokings eram um bando de bárbaros.
“Ah mas era melhor”
Véi, imagina viver um lugar em que todo mundo é violento e que é cheio de estrupador e bandido? É isso aí que são os Vikings.

O problema é que, ou o Canute virá macho, ou o pessoal engole ele. Não da pra ele ser pacífico.

E também, difícil falar que o cristianismo desarma. O país mais guerreiro da nossa época é os Estados Unidos, que é uma país cristão. Só não é um país bárbaro.
Responder
 #383
(14/10/2019, 15:58)Lonely Escreveu: Véi, desarmar mais ou menos né. Os vokings eram um bando de bárbaros.
“Ah mas era melhor”
Véi, imagina viver um lugar em que todo mundo é violento e que é cheio de estrupador e bandido? É isso aí que são os Vikings.

O problema é que, ou o Canute virá macho, ou o pessoal engole ele. Não da pra ele ser pacífico.

E também, difícil falar que o cristianismo desarma. O país mais guerreiro da nossa época é os Estados Unidos, que é uma país cristão. Só não é um país bárbaro.

O cristianismo dos EUA é protestante, uma reação ao catolicismo. Em Vinland o cristianismo é catolicismo, que desarma em relação ao jeito pagão dos vikings.
Responder
 #384
(14/10/2019, 14:58)Killy Escreveu: EPS 14 - bem lúdico. Fiquei surpreso com esse eps e ver como o cristianismo afrouxa mentalmente as pessoas e acabam que os desarmando mentalmente e fisicamente.

E a mina se auto-punindo e se martirizando pelo roubo do anel em se aceitar que está indo para o inferno pelo tal feito, enquanto o pessoal da aldeia e a sua família estão sendo mortos. E ela fala que "como pessoas assim não tem medo de ir para o inferno"... choque de realidade mesmo.

Não acho nem um pouco que foi filler, foi mais uma alerta e da construção do cristianismo adentrando nas Europas e nas terras tão longínquas.

Defina melhor o que você quer dizer com "alerta".

(14/10/2019, 15:58)Lonely Escreveu: Véi, desarmar mais ou menos né. Os vokings eram um bando de bárbaros.
“Ah mas era melhor”
Véi, imagina viver um lugar em que todo mundo é violento e que é cheio de estrupador e bandido? É isso aí que são os Vikings.

O problema é que, ou o Canute virá macho, ou o pessoal engole ele. Não da pra ele ser pacífico.

Na Escandinávia que você está imaginando não era esse caos. Você tinha conflitos entre diferentes grupos e reinos, normal em qualquer lugar. Mas a sociedade era mais ou menos organizada e era mais democrática que nas regiões cristãos da mesma época.
E nunca se esqueça, eles não "eram vikings". O que eles faziam, sair por aí pilhando e vendendo, isso que era "chamado viking".  Eles apenas eram muito mais agressivos que o "normal" comparado com outros grupos e eram empreendimentos, não movimentos de migração como havia ocorrido antes.

Mais do que desarmar se tornarem cristãos apenas tornou os grupos maiores, deu mais coerência, e permitiu os reis se tornarem mais fortes e começarem a conquistar territórios de verdade. Aliais, a conversão dos nórdicos parece um pouco atrasada nessa história não é? E terem se tornado cristãos não os fez parar de guerrear, apenas mudaram de justificativa, passaram a atacar os "pagãos".
Responder
 #385
(14/10/2019, 16:17)PaninoManino Escreveu: Defina melhor o que você quer dizer com "alerta".


Na Escandinávia que você está imaginando não era esse caos. Você tinha conflitos entre diferentes grupos e reinos, normal em qualquer lugar. Mas a sociedade era mais ou menos organizada e era mais democrática que nas regiões cristãos da mesma época.
E nunca se esqueça, eles não "eram vikings". O que eles faziam, sair por aí pilhando e vendendo, isso que era "chamado viking".  Eles apenas eram muito mais agressivos que o "normal" comparado com outros grupos e eram empreendimentos, não movimentos de migração como havia ocorrido antes.

Mais do que desarmar se tornarem cristãos apenas tornou os grupos maiores, deu mais coerência, e permitiu os reis se tornarem mais fortes e começarem a conquistar territórios de verdade. Aliais, a conversão dos nórdicos parece um pouco atrasada nessa história não é? E terem se tornado cristãos não os fez parar de guerrear, apenas mudaram de justificativa, passaram a atacar os "pagãos".

Existe uma diferença grande entre a “sociedade da Escandiavia” que é onde o Thorfinn saiu no início, que é uma sociedade agrária e feudal e a sociedade dos Vikings, que são aqueles que iam conquistar outros povos. A série mostra aí de forma sútil, mas o Rei manda mais n estrutura militar do que sair dando pitaco na vida rural. O meu ponto e o do Killy comentário só abarcam o segundo.

A sociedade dos Vikings, que é um nome para a casta de guerreiros, era uma cambada de bárbaros mesmo. O clássico conquistar, roubar e estripar. Os empreendedores e aventureiros, que é caracterizado mais na frente na série pelo Leif, é outra coisa.

(14/10/2019, 16:04)rapier Escreveu: O cristianismo dos EUA é protestante, uma reação ao catolicismo. Em Vinland o cristianismo é catolicismo, que desarma em relação ao jeito pagão dos vikings.

Não vejo muito sentido nesse seu argumento não, que eu saiba mal tem nada no protestantismo que faça ser mais violento. E também, a Espanha e a França que eram tradicionalmente católicos sempre foram tão violentos quanto os ingleses ou os alemães, se formos entrar nesse mérito.
Responder
 #386
(14/10/2019, 16:51)Lonely Escreveu: Não vejo muito sentido nesse seu argumento não, que eu saiba mal tem nada no protestantismo que faça ser mais violento. E também, a Espanha e a França que eram tradicionalmente católicos sempre foram tão violentos quanto os ingleses ou os alemães, se formos entrar nesse mérito.

Não é mais violento, mas é mais reativo. O catolicismo é mais passivo que ser pagão.

O que acho é que se o povo crente do anime fosse protestante e não católico eles seriam menos ovelhas do que o pessoal da vila filler. Claro que no fim ainda morreriam todos.
Responder
 #387
(14/10/2019, 16:51)Lonely Escreveu: Existe uma diferença grande entre a “sociedade da Escandiavia” que é onde o Thorfinn saiu no início, que é uma sociedade agrária e feudal e a sociedade dos Vikings, que são aqueles que iam conquistar outros povos. A série mostra aí de forma sútil, mas o Rei manda mais n estrutura militar do que sair dando pitaco na vida rural. O meu ponto e o do Killy comentário só abarcam o segundo.

A sociedade dos Vikings, que é um nome para a casta de guerreiros, era uma cambada de bárbaros mesmo. O clássico conquistar, roubar e estripar. Os empreendedores e aventureiros, que é caracterizado mais na frente na série pelo Leif, é outra coisa.

Eu acho que viking "clássico" é o Leif. Esse bando de bárbaro é mais um fenômeno que foi causado causado por vários motivos naquela época.
Responder
 #388
(14/10/2019, 17:19)PaninoManino Escreveu: Eu acho que viking "clássico" é o Leif. Esse bando de bárbaro é mais um fenômeno que foi causado causado por vários motivos naquela época.

O Viking clássico, que aparece na https://en.m.wikipedia.org/wiki/Heimskringla é o bárbaro. Agora, o viking ideal só Deus sabe
Responder
 #389
Prévia do ep. 15:

Responder
 #390
A OP deu spoiler que o Canute deixa de ser frango, então já dá pra dar uma animada.
Responder
Páginas (66): 1 ... 37 38 39 40 41 ... 66

Usuários visualizando este tópico: 8 Visitantes