Provedores de internet 2015-2023

Páginas (171): 1 ... 35 36 37 38 39 ... 171
 
1701 respostas neste tópico
 #361
Aleluia os Youtubers esta fazendo os exércitos deles fazer alguma coisa!!









 #362
(15/04/2016, 11:06)TiagoSG Escreveu: Já vi muita gente reclamar, que as operadoras contabiliza errado o trafego.

Umas das conversa, que parece que eles considera o dados total passado interface virtual, ele não elimina todo o throughput e considera só o DADOS dos protocolos.
Com isso mesmo se o cliente medir seu trafego sempre da diferente que a operadora, e por muito.

Não contabiliza errado, o problema é que entre o servidor do provedor (onde é feita a contabilização do tráfego) e o seu modem, muita coisa pode acontecer, tipo um pacote se perder nesse caminho. Daí pode acontecer de o provedor enviar pra você os pacotes X, Y e Z, mas você receber só Y e Z. O provedor vai contar X+Y+Z, mas você, em casa, só conta Y+Z.

Isso pra não falar nas questões de overhead e tal.
 #363
(15/04/2016, 11:50)jihox Escreveu: Não tem o que achar, é fácil porque é fácil, porque os sistemas dão suporte nativo a isso e porque fazer um contador é a coisa mais básica da computação. Isso existe desde sempre, e o único problema que pode acarretar de contabilização de tráfego é sobrecarga de banco de dados, como o @rapier disse. Por isso a gente configura a consolidação pra acontecer de tempos em tempos numa tacada só.

Mas é justamente isto o que falei, o processo como um tudo, não só contabilizar o tráfego.
 #364
(15/04/2016, 12:20)BinSlashBash Escreveu: Mas é justamente isto o que falei, o processo como um tudo, não só contabilizar o tráfego.

Continua sendo fácil. O roteador do provedor contabiliza pra você o tráfego na interface virtual de cada cliente, daí de X em X tempos ele dispara uma transação de banco de dados dizendo "atualiza pra mim aí todos esses logins, adicionando Y de download e Z de upload correspondentes".

É claro que simplifiquei ao extremo, mas é isso e apenas isso. Se você estiver curioso sobre como tudo isso funciona, te indico uma leitura sobre o protocolo mais usado.

https://en.wikipedia.org/wiki/RADIUS
 #365
(15/04/2016, 12:27)jihox Escreveu: Continua sendo fácil. O roteador do provedor contabiliza pra você o tráfego na interface virtual de cada cliente, daí de X em X tempos ele dispara uma transação de banco de dados dizendo "atualiza pra mim aí todos esses logins, adicionando Y de download e Z de upload correspondentes".

É claro que simplifiquei ao extremo, mas é isso e apenas isso. Se você estiver curioso sobre como tudo isso funciona, te indico uma leitura sobre o protocolo mais usado.

https://en.wikipedia.org/wiki/RADIUS

Então do seu ponto de vista, big data e data warehouse é fácil só porque o armazenamento de dados no banco é algo trivial.
 #366
(15/04/2016, 12:30)BinSlashBash Escreveu: Então do seu ponto de vista, big data e data warehouse é fácil só porque o armazenamento de dados no banco é algo trivial.

Não estou dizendo que é fácil, mas você está com as dimensões erradas sobre as coisas. O RADIUS é um troço que existe há uns 15 anos, e se não funcionasse, ninguém usaria.

Apenas pare e pense: todos os provedores menores de internet (esses com 1k~10k clientes) oferecem planos franquiados e de fato cortam ou reduzem a banda depois de estourar. Você acha que eles têm mais ou menos infraestrutura que a Oi ou a Vivo pra fazer um simples account de tráfego?

Account de tráfego é simplesmente algo muito básico, não tem por que dar problema nem como dizer "não tenho estrutura pra fazer isso". Tem coisas muito mais pesadas que são preocupações maiores pros provedores.
 #367
(15/04/2016, 12:38)jihox Escreveu: Não estou dizendo que é fácil, mas você está com as dimensões erradas sobre as coisas. O RADIUS é um troço que existe há uns 15 anos, e se não funcionasse, ninguém usaria.

Apenas pare e pense: todos os provedores menores de internet (esses com 1k~10k clientes) oferecem planos franquiados e de fato cortam ou reduzem a banda depois de estourar. Você acha que eles têm mais ou menos infraestrutura que a Oi ou a Vivo pra fazer um simples account de tráfego?

Account de tráfego é simplesmente algo muito básico, não tem por que dar problema nem como dizer "não tenho estrutura pra fazer isso". Tem coisas muito mais pesadas que são preocupações maiores pros provedores.

Como eu falei antes, eu considero o processo como um todo difícil e eu obviamente sei que somente a coleta é fácil e que é possível tanto com radius, snmp, graphite, smokeping, mtrg, dentre outros.
 #368
(15/04/2016, 12:42)BinSlashBash Escreveu: Como eu falei antes, eu considero o processo como um todo difícil e eu obviamente sei que somente a coleta é fácil e que é possível tanto com radius, snmp, graphite, smokeping, mtrg, dentre outros.

Se tu considera isso difícil... prefiro acreditar que seja só ignorância por realmente não saber como funciona um provedor, já que ninguém é obrigado a saber como tudo funciona.

Mas não, não tem nada difícil em nenhuma etapa do processo. Os dados que precisam ser armazenados e processados nem de longe são "big data".

Aliás, é muito mais custoso armazenar dados sobre a conexão do cliente, tipo que horas ele se conectou, qual IP ele pegou, qual NAS ele usou etc. Isso todo provedor sempre fez, sempre faz e sempre fará.
 #369
o meu aqui eles costumam contabilizar, quando muito, uns 60% (NET).

só um episodio qualquer já dá mais que 0,01 giga

Spoiler: image  
[Imagem: CoAf1BL.png]

Spoiler: image 2  
[Imagem: zaN8fIf.png]

os cara acerta uns mês, mas a maioria eles erra pra menos, então de boa
 #370
@BinSlashBash , só pra eu não ser injusto: o conhecimento que eu tenho tem tudo a ver com a realidade dos provedores de pequeno e médio porte que atendem os clientes por UTP, fibra ou rádio usando PPPoE. Há redes HPNA e tal que seguem lógicas diferentes, mas são minoria e não são usadas por nenhum dos provedores grandes.

A realidade dos provedores tipo Velox e NET com certeza é diferente, mas o problema deles, ao meu ver, é outro. Por exemplo, a Velox aceita que seus clientes ADSL disquem PPPoE com usuário "[email protected]" e senha "oi". Ou seja, não existe um login do cliente que o identifique unicamente pra "facilitar" o account, mas nada impede que a contagem ainda seja feita na interface virtual do circuito do cliente ou seja lá onde for.

Esses provedores grandes têm redes lagadas legadas que podem dificultar o account de tráfego, mas não porque o processo de account seja inerentemente difícil e pesado. Esses caras muito provavelmente não usam RADIUS, então não sei nem avaliar como eles fariam, mas dou um chute: eles usam alguma solução Cisco ou Juniper da vida que, com toda certeza, é muito mais eficiente do que o RADIUS é.

No mais, considerando que eles estão prometendo fazer valer a questão da franquia, podemos assumir com tranquilidade que a viabilidade técnica existe.

(15/04/2016, 13:06)Gabrinius Escreveu: o meu aqui eles costumam contabilizar, quando muito, uns 60% (NET).

só um episodio qualquer já dá mais que 0,01 giga

Spoiler: image  
Spoiler: Imagem  
[Imagem: CoAf1BL.png]

Spoiler: image 2  
Spoiler: Imagem  
[Imagem: zaN8fIf.png]

os cara acerta uns mês, mas a maioria eles erra pra menos, então de boa

Você desliga o modem da internet em algum momento do dia?
Páginas (171): 1 ... 35 36 37 38 39 ... 171
 

Usuários visualizando este tópico: 6 Visitantes