Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 32 33 34 35 36 ... 113
 
1128 respostas neste tópico
 #331
Aparentemente a Rússia tem lançado dezenas de mísseis a partir de bombardeiros Tu-160 voando sobre o mar Cáspio.

Hoje mesmo foi filmado o que parecia ser um míssil Kh-101 passando por uma região ucraniana. Mas não vejo muitos relatos deles acertando algo. Ou estão falhando, ou estão acertando onde dói.

----------------

Um prisioneiro ucraniano apareceu em um vídeo reclamando sobre o material doado. Mísseis AT e manpads doados por vários países ocidentais estariam com altas taxas de falha, chegando até 25%. Mas como deve ter sido coagido, a informação não é confiável.

Embora haja alguns videos fortuitos por aí com soldados ucranianos improvisando diante de uma falha, impossível dizer a % a partir disso. Sendo que uma pequena % de falhas estaria dentro do normal em qualquer lugar do mundo.
 #332
Sobre a Snake Island atualmente em posse dos russos... Desde a Primeira Guerra é feito uma dança das cadeiras por lá durante um conflito. Mas atualmente acho que o valor dessa ilha é mais simbólico do que estratégico. Sendo que defendê-la sempre se mostrou oneroso para qualquer lado disposto a obtê-la.

--------------

Pelo que foi divulgado pelos japoneses, o porta-aviões chinês Liaoning parece estar indo agora em direção a Taiwan (imagem abaixo). Embora seja mais fácil Taiwan - do que a Ucrânia - ser o estopim da Terceira Guerra Mundial, não acho que a curto prazo a China pretenda fazer algo sério a respeito da ilha.

[Imagem: QPSolRg.jpg]
 #333
Nas últimas 48 horas tem tido relatos ocasionais que a Rússia estaria transferindo tropas da Síria para a Ucrânia, entregando algumas bases sírias ao IRGC (Irã) ou ao Hezbollah.

Talvez tenha alguma relação, já que a natureza abomina o vácuo, mas ontem o Assad se encontrou com o líder supremo do Irã.
 #334
Hoje de manhã foi relatado que 5 mísseis Onik atingiram Odessa.
E na última hora há relatos de explosões massivas em Odessa. Sem maiores detalhes sobre o que está sendo usado e os alvos atingidos. Mas parece haver incêndios na cidade.
Não sei dizer se o objetivo dos russos era alvos militares ou se era simplesmente "punitivo". Ou um pouco de ambos.

--------

Sobre o Onik, a ogiva convencional dele deve ter entre 200 e 250 quilos (o objetivo original dele era afundar navios).
 #335
Dificil confirmar, mas o portal ucraniano defence-express diz que bombardeiros Tu-22M estão disparando mísseis Kh-22 contra a Ucrânia. É um míssil antigo (acho que entrou em operação no final dos anos 60) que recebeu pela OTAN o codinome AS-4 Kitchen. Carrega uma ogiva convencional de 900 quilos (visava destruir os porta-aviões americanos).

A sua utilização poderia indicar que o estoque de mísseis guiados da Rússia esteja perigosamente baixo. Sendo que já usaram mais de 2.000 deles contra a Ucrânia.

----------------

Sobre a fragata russa Admiral Makarov, aparentemente ela não afundou. Continua operacional e foi vista junto com a fragata Essen da mesma classe.
Se os ucranianos acertaram algo, foi outro navio que não da classe Grigorovich.

Fui dar uma olhada no livro sobre mísseis aerotransportados que eu comprei quando tinha 9 ou 10 anos de idade, e parece que a ogiva convencional do AS-4 Kitchen é de 1.000 quilos. Embora talvez o livro esteja arredondando para cima. De todo modo, como citado no livro, o míssil foi apresentado no distante ano de 1961. Então é possível que a Rússia esteja usando um míssil com 6 décadas de idade.

[Imagem: lvSoX0i.jpg]
 #336
Eu ri...
bem feito para Rússia... merecido...
queria evitar que um país entre na Otan e pela consequência do mesmo conseguiu o feito de fazerem os dois países quererem entrar na Otan...
Icon_lol Icon_lol Icon_rolleyes

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022...acao.shtml
 #337
(12/05/2022, 11:28)martec Escreveu: Eu ri...
bem feito para Rússia... merecido...
queria evitar que um país entre na Otan e pela consequência do mesmo conseguiu o feito de fazerem os dois países quererem entrar na Otan...
Icon_lol Icon_lol Icon_rolleyes

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022...acao.shtml

Vale citar que eram dois países que nem queriam entrar para a OTAN antes, mas a ameaça Russa os fez repensar.
 #338
(12/05/2022, 14:25)TimeBandit Escreveu: Vale citar que eram dois países que nem queriam entrar para a OTAN antes, mas a ameaça Russa os fez repensar.

sim exatamente
 #339
Eu vi algum apresentador maluco de um canal de televisão estatal alegou que a Rússia consegue literalmente afundar ambos ambos ilhas da Grã-Bretanha e a Irlanda com um único míssil nuclear. Eu ri muito  Icon_lol  https://agora.resposta.net/videos-da-tv-...a-irlanda/

O presidente da Turquia disse a Turquia não vai permitir a Finlândia e a Suécia se juntar a OTAN, algo sobre os militantes curdos em aqueles países e Suécia e Finlândia aparentemente colocaram restrições no negócios de armas com Turquia, por causa de uma operação militaria de 2019 turco na Síria. Mas já, um poucos dias atrás, Reino Unido, Finlândia e Suécia assinaram um pacto de segurança mútua. O primeiro-ministeiro do RU disse que se Suécia ou Finlândia fosse atacado e pede por ajuda, o RU seria ajudar.

editar: Ambos países solicitaram formalmente adesão à OTAN, hoje.
 #340
- Rússia afirma ter destruído enorme quantidade de material militar enviado pelo Ocidente
https://www.forte.jor.br/2022/05/21/russ...-ocidente/

Informação vinda do Ministério da Defesa da Rússia é preciso ser lida com cautela, mas não deve ser completamente ignorada. Alguma verdade deve ter, só é dificil identificar exatamente em quais pontos.

-------------------

Desde a expansão do conflito em fevereiro, a Rússia deve ter usado algo entre 2.100 e 2.300 mísseis. E embora sua utilização tenha diminuido de forma gradativa, seu uso continua constante.

Dias atrás o exército russo recebeu um novo lote de tanques T-90M recém-saídos da fábrica da Uralvagonzavod. Mas não sei dizer se sofreram algum downgrade devido as sanções.
Páginas (113): 1 ... 32 33 34 35 36 ... 113
 

Usuários visualizando este tópico: 7 Visitantes