Placas-mãe

Páginas (40): 1 ... 31 32 33 34 35 ... 40
395 respostas neste tópico
 #321
(04/03/2022, 08:17)Ash_ Escreveu: o pc como um todo,
Mas como é como disse: só me interessou a MOBO. A loja ai é aquelas lojas de "fundo de quintal", onde o cara vende produtos chinês, ou quando é de marca, a versão mais vagabunda.
Eu usei a mobo apenas de referência para os outros acessórios.

(04/03/2022, 08:17)Ash_ Escreveu: já é uma plataforma "velha"
Por isso também eu citei que acho melhor esperar as mobos com DDR5 se consolidarem no marcado brasileiro. Porque não adianta fazer um "upgrade ultrapassado".
1 usuário curtiu este post: Ash_
Responder
 #322
(04/03/2022, 08:17)Ash_ Escreveu: o pc como um todo, já é uma plataforma "velha", por parecido você compra um ryzen novo.
https://www.pichau.com.br/computador-pic...desmontado

O ruim é a mobo: essas Asus Prime BR aí são fracas.
Responder
 #323
(04/03/2022, 08:25)rapier Escreveu: O ruim é a mobo: essas Asus Prime BR aí são fracas.
Se o vendedor colocar o nome PC GAMER + Nome da Loja, já sabe que é furada.
Responder
 #324
Asrock A320M-HDV R4.0...

agora dando suporte até para Cezanne...
isso que fala placa mãe custo-benefício...
vou poder ficar com essa mobo por eternidade...
depois que começar achar que Ryzen 3 2200GE ES está sendo insuficiente vou poder migrar para 5600G

https://www.asrock.com/mb/AMD/A320M-HDV%...x.asp#BIOS

ainda bem que na época n catei a versão sem R4.0... pq a versão original já nem sai mais bios novos... se bem que na época que comprei falava que a construção da versão original era melhor... mas o suporte foi encerrado bem antes lol.
Responder
 #325
Minha fonte queimou a minha mobo B450 Tomahawk logo comprei uma B450M Steel Legend além de comprar uma fonte melhor.

Essa Steel Legend infelizmente é dois níveis abaixo da Tomahawk. Parabéns a MSI por fazer mobos tão decentes pra AM4, estou sentindo falta dela. Problemas que vejo na Steel Legend:
  • VRMs bem fracos, chegam facilmente a 95° mesmo com ventilação neles.
  • Talvez por causa dos VRMs o desempenho do PC em benchs caiu uns 5%.
  • Headers para ventoinhas extras mal posicionados.
  • Som bugadaço, os drivers funcionam mas não sai som pelas saídas de som. Bem, tenho que usar gambiarras para ouvir som.
  • Controle fraco das ventoinhas, não tem como mudar a aceleração e deceleração delas. A config delas na BIOS também é bugada, fica querendo usar a mobo como fonte de temperatura em vez da CPU.

É melhor que nada, mas vejo que pra manter o nível de qualidade da B450 Tomahawk usando outra marca eu teria que ir atrás de uma Asus X570 TUF Gaming que é muito mais cara.

Queria comprar a B550M Mortar (quase mesmo nível da B450 Tomahawk) mas acabei não comprando porque vi que ela não garante suporte ao 2700X, ela só garante suporte a Ryzen 3xxx e 5xxx. A Steel Legend ao menos veio com a BIOS 4.20 que já tem suporte a Ryzen 5xxx e Windows 11, se bem que ela não suportaria de forma alguma uma CPU que puxe mais corrente que meu 2700X, tipo um 12-16 core.
Responder
 #326
A mobo parece limitar a corrente a uns 70A pra não explodir os VRMs, logo tá aí a causa da perda de desempenho. O TDC da CPU é 95A e a B450 Tomahawk entregava isso com um pé nas costas.



A temperatura que eu achava que era dos VRMs é fake... essa mobo não tem sensor de temp nos VRMs. Desconfio que tem mais coisa fake nos sensores.
Responder
 #327
(01/05/2022, 16:39)rapier Escreveu: Minha fonte queimou a minha mobo B450 Tomahawk logo comprei uma B450M Steel Legend além de comprar uma fonte melhor.

Essa Steel Legend infelizmente é dois níveis abaixo da Tomahawk. Parabéns a MSI por fazer mobos tão decentes pra AM4, estou sentindo falta dela. Problemas que vejo na Steel Legend:
  • VRMs bem fracos, chegam facilmente a 95° mesmo com ventilação neles.
  • Talvez por causa dos VRMs o desempenho do PC em benchs caiu uns 5%.
  • Headers para ventoinhas extras mal posicionados.
  • Som bugadaço, os drivers funcionam mas não sai som pelas saídas de som. Bem, tenho que usar gambiarras para ouvir som.
  • Controle fraco das ventoinhas, não tem como mudar a aceleração e deceleração delas. A config delas na BIOS também é bugada, fica querendo usar a mobo como fonte de temperatura em vez da CPU.

É melhor que nada, mas vejo que pra manter o nível de qualidade da B450 Tomahawk usando outra marca eu teria que ir atrás de uma Asus X570 TUF Gaming que é muito mais cara.

Queria comprar a B550M Mortar (quase mesmo nível da B450 Tomahawk) mas acabei não comprando porque vi que ela não garante suporte ao 2700X, ela só garante suporte a Ryzen 3xxx e 5xxx. A Steel Legend ao menos veio com a BIOS 4.20 que já tem suporte a Ryzen 5xxx e Windows 11, se bem que ela não suportaria de forma alguma uma CPU que puxe mais corrente que meu 2700X, tipo um 12-16 core.

que azar hein... queimar placa mãe a essa altura de campeonato.
alias tu n usava fonte de boa qualidade para evitar isso ai?
tenho qse a mesma placa mãe mas b450 normal o não "M"
se ta usando os primeiros bios eu atualizaria... pq os primeiros são bem instáveis pelo menos o não "M".
Responder
 #328
(01/05/2022, 20:54)martec Escreveu: que azar hein... queimar placa mãe a essa altura de campeonato.
alias tu n usava fonte de boa qualidade para evitar isso ai?

Não, eu usava uma fonte comum que comprei de 200 reais. HAHA! Agora eu tenho uma XPG Pylon de 750W, 80+ Bronze e Cybenetics Silver.

(01/05/2022, 20:54)martec Escreveu: tenho qse a mesma placa mãe mas b450 normal o não "M"
se ta usando os primeiros bios eu atualizaria... pq os primeiros são bem instáveis pelo menos o não "M".

Veja que eu falei no meu post que estou com uma BIOS nova, que já vem com suporte a Ryzen 5xxx e Windows 11 (aquela chatice do fTPM que eu inclusive desativei).
Responder
 #329
(01/05/2022, 20:57)rapier Escreveu: Não, eu usava uma fonte comum que comprei de 200 reais. HAHA!

não acredito que tu fez isso... até no pc secundário eu botei fonte consideravelmente boa...
Responder
 #330
(02/05/2022, 00:56)martec Escreveu: não acredito que tu fez isso... até no pc secundário eu botei fonte consideravelmente boa...

Eu moro no Brasil, aqui nem sempre se tem a opção de comprar o que você quer. Agora mesmo só tem uma opção de mobo B450 decente no mercado, justamente a B450M Steel Legend.

Mobo aqui (e produtos de informática no geral) você acha ou as low ou as top super caras. As mid sempre são uma dificuldade, especialmente por no Brasil ser difícil achar as da MSI, a melhor marca pra AM4 mid, com um preço perto do honesto.
Responder
Páginas (40): 1 ... 31 32 33 34 35 ... 40

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes