Mr. Thank You
(Japão - Hiroshi Shimizu, 1936)
O filme anterior do diretor, do ano anterior, foi um filme mudo. Este do ano seguinte já é um filme sonoro e a transição foi muito bem sucedida. Esse é um filme bem simples, os personagens estão em um ônibus fazendo uma longa viagem para a cidade grande, então ele é apenas diálogos e os diálogos são bem naturais aqui.
Esse filme é baseado em uma história escrita, e ele é basicamente um comentário sobre a época em que se passa.
O protagonista é o motorista, chamado apenas de "Senhor Obrigado", apelido que ele ganhou por seu otimismo no volante, sempre dizendo "obrigado" com um sorriso para as pessoas por quem ele passa com seu ônibus pela estrada e também pelos "obrigado" que recebe pelos favores que faz as pessoas pelo caminho.
Durante o filme ele faz o percurso de Izu até Tóquio, e ouve e observa os comentários dos passageiros. Os principais passageiros são uma mãe que está acompanhando a filha que irá trabalhar na cidade, uma jovem mulher mais desinibida que puxa conversa com todos e queria viajar com o Senhor Obrigado, e um senhor com um bocado de pressa e um bigode longo.
Todos eles são representantes da época de algum modo, uma época de depressão econômica.
Pessoas por quem o ônibus passa pelo caminho também.
Eu não tenho muito a dizer sobre esse filme porque eu gostaria apenas que as pessoas assistissem. Tem pouco mais de uma hora e é fácil de assistir, bem agradável.
Essa parte de comentários social é algo que você apenas percebe ao assistir o filme, não é algo tão martelado assim, não é algo que é destacado acima dos pequenos dramas pessoais de cada personagem, incluindo o Senhor Obrigado que apesar de sempre parecer otimista e sorridente na verdade se incomoda com as situações que presencia.
Uma pena que esse filme parece que está incompleto. Parece que partes dele foram perdidas e isso inclui o clímax no final. Ficou bem aparente que um trecho bem importante no final ficou faltando, dá até para imaginar o que aconteceu mas imaginar não é o bastante, eu queria ver acontecer.
Apesar disso a restauração do filme ficou excelente, a imagem é muito boa para a idade do filme.
O Hiroshi Shimizu deve ser o mais desconhecido dos mais famosos diretores da época, e é uma pena, porque o estilo dele é bem menos pesado e de digestão mais leve e ele tinha um ângulo bem diferente ao abordar questões sociais da época. Principalmente, ele era o diretor que sempre mostrava crianças e a perspectiva de crianças. Por exemplo, aqueles filmes que mostram o drama de mulheres solteiras para conseguir se sustentar de modo "respeitável". Mesmo quando há filhos envolvidos outros diretores nunca dão muita atenção para eles, o Hiroshi Shimizu era diferente, os filhos da mulheres sempre eram personagens importantes nessa histórias.
E falando nele, parece que uma atriz habitual era a Michiko Kuwano, e parece que ela não sobreviveu a guerra.