Discussão sobre HDs

Páginas (95): 1 ... 26 27 28 29 30 ... 95
947 respostas neste tópico
 #271
(18/12/2015, 22:46)Morgiana Escreveu: Sim, mas o que quis dizer é que a maioria dos programas comuns não demoram 3seg pra serem carregados nem em um HD de 5400 RPM, em um computador com processador/memória modernos.

Se tá demorando isso em um PC moderno, é porque o computador da pessoa tem algo piorando essa performance a nível de software.

(18/12/2015, 22:47)rapier Escreveu: Claro que tem.
  • Windows
  • Antivírus
  • Browser (com cache no mesmo HD)

Browser é o exemplo + claro de que SSD é foda pra caralho. A não ser que você tenha 8GB+ de RAM e use poucas abas (menos de 10) abertas num navegador, é normal que aconteça cacheamento das páginas no seu HD. E voltar com elas pra memória depende basicamente de ler dados do HD, o que é lento... mas não num SSD.

Teve uma época que eu fiz uma experiência: criei uma partição na minha RAM, defini ela como swap e obriguei alguns programas a usar o swap. Obviamente foi tudo rápido pra caralho. Depois fiz a mesma experiência, mas deixando o swap no SSD, e adivinha só? Nenhuma diferença perceptível, e olha que RAM é umas... 100x mais rápida que SSD? Agora vá lá usar swap num HDD pra ver o que acontece quando você precisa dele.

(18/12/2015, 22:51)Morgiana Escreveu: Não. O antivirus é um problema, tirar ele é uma solução portanto.

Estou partindo do principio que o tipo de usuário que se preocupa tanto em ter responsividade perfeita é o mesmo tipo de usuário que não precisa de antivirus.

Eu não preciso de antivírus pra mim, preciso é pros outros. Não posso controlar a burrice alheia, e acidentes acontecem. Passei 2 anos sem usar antivírus e não tive nenhum problema aparente, mas resolvi botar antivírus depois que um coleguinha espetou o pendrive dele no meu PC e me fodeu.
Responder
 #272
(18/12/2015, 22:52)jihox Escreveu: Browser é o exemplo + claro de que SSD é foda pa caralho. A não ser que você tenha 8GB+ de RAM e use poucas abas (menos de 10) abertas num navegador, é normal que aconteça cacheamento das páginas no seu HD.
Raramente passo de 5 abas abertas (e não salvo históricos e afins), geralmente menos.

(18/12/2015, 22:52)jihox Escreveu: Eu não preciso de antivírus pra mim, preciso é pros outros. Não posso controlar a burrice alheia, e acidentes acontecem. Passei 2 anos sem usar antivírus e não tive nenhum problema aparente, mas resolvi botar antivírus depois que um coleguinha espetou o pendrive dele no meu PC e me fodeu.
Ah, eu não esqueço de tirar todo tipo de permissão de auto-run de USB Drives e afins. Mas, em geral, ninguém rela no meu PC normalmente mesmo.



Enfim, eu já havia dito que meu caso provavelmente não é o de uma usuária típica.
Responder
 #273
(18/12/2015, 22:59)Morgiana Escreveu: Enfim, eu já havia dito que meu caso provavelmente não é o de uma usuária típica.

E você acha que nós somos usuários típicos? HAHA!
1 usuário curtiu este post: rapier
Responder
 #274
(18/12/2015, 23:00)jihox Escreveu: E você acha que nós somos usuários típicos? HAHA!
"Usuário avançado típico"? Público-alvo padrão para otimização em geral.

O que quis dizer de eu ser atípica nesse sentido é exatamente que eu tenho alguns costumes quase que opostos a outros "power users".

O exemplo aí de abas de navegador, por exemplo. Vejo tanta gente que você manda abrir o browser ele já abre direto com 30 abas carregas. Para mim isso é totalmente wtf em vários níveis diferentes.
Responder
 #275
(18/12/2015, 23:02)Morgiana Escreveu: "Usuário avançado típico"? Público-alvo padrão para otimização em geral.

O que quis dizer de eu ser atípica nesse sentido é exatamente que eu tenho alguns costumes quase que opostos a outros "power users".

O exemplo aí de abas de navegador, por exemplo. Vejo tanta gente que você manda abrir o browser ele já abre direto com 30 abas carregas. Para mim isso é totalmente wtf em vários níveis diferentes.

Costumo ter no máximo 10 abas abertas. Tenho cinco máquinas virtuais rodando experimentos do meu TCC, mas por padrão mantenho apenas uma com linux pra fazer coisinhas divertidas. Meu PC é um homeserver e quem quiser assistir coisas no Chromecast que espetei na TV da sala, faz isso usando o meu PC transcodificando vídeos on the fly. Vira e mexe faço processamentos pesados no PC, coisas que levam dias rodando. Um dia fraco meu de uso mantém 40% de ocupação dos meus 16GB de RAM. Minha rede é toda gigabit (só porque sim) e meu roteador faz mais do que simplesmente abrir uma portinha aqui e outra ali pra torrent e irc funcionarem. Todas essas coisas se beneficiam do meu SSD em algum momento.

O que você faz, por exemplo, de desativar os etc de pendrive, é uma coisa legal de se fazer pra quem gosta de ter menos recursos no PC. Eu gosto de ter mais recursos. Em vez de eu ficar me preocupando com como os outros podem me foder, eu deixo o antivírus se preocupar com isso. E garanto que o meu PC tenha os recursos necessários pra atender às minhas necessidades... e te garanto que o SSD é a peça mais importante de todas no meu cenário e no cenário de qualquer usuário que use um PC minimamente atual.
Responder
 #276
Sim, casos bem diferentes a forma de uso do seu PC com o do meu.

O meu PC pessoal eu vou pro lado oposto quase: eu quero que ele faça apenas o que eu quero que ele faça, nenhum pingo a mais.

Acho que quem tem estilo de uso de PC mais parecido com o meu, por aqui, é o @BinSlashBash, nesse sentido.

Mas sim, pelo tipo de uso que você descreveu imagino a diferença que um SSD pode fazer. Ou que memória teria feito, caso você ainda não tivesse 16GB.
Responder
 #277


Vi um vídeo de abrir umas dezenas de centenas de imagem ao mesmo tempo, Não achei!
Mesmo não tendo um SSD já usei um, e sei a diferença.

Vc mesmo tendo 16GB de ram, começa a abrir 3 ou 4 programas pesados, só a troca dos programas HDD lerda, e o SSD e instantâneo.
Responder
 #278
(18/12/2015, 23:23)Morgiana Escreveu: Acho que quem tem estilo de uso de PC mais parecido com o meu, por aqui, é o @BinSlashBash, nesse sentido.

O @BinSlashBash tem um SSD no notebook e certamente sabe elogiá-lo. HAHA!
Responder
 #279
(18/12/2015, 23:25)rapier Escreveu: O @BinSlashBash tem um SSD no notebook e certamente sabe elogiá-lo. HAHA!
Ah, quis dizer no sentido daquele paragrafo ali sobre filosofia de uso do PC mesmo.
Responder
 #280
(18/12/2015, 23:25)Morgiana Escreveu: Ah, quis dizer no sentido daquele paragrafo ali sobre filosofia de uso do PC mesmo.

Mesmo ele tendo filosofia de uso mais parecida com a sua, ele ainda se beneficiou bastante com um SSD.
Responder
Páginas (95): 1 ... 26 27 28 29 30 ... 95

Usuários visualizando este tópico: 4 Visitantes