Open Thread - 2025

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 01/01/2025, 00:08.
Páginas (26): 1 ... 22 23 24 25 26
256 respostas neste tópico
No clima do aniversário do Didi

Sempre atual
3 usuários curtiram este post: JJaeger, Lonely, M3troid
Responder
(5 horas atrás)Roxas Escreveu: Só porque não deu certo na Nigéria não quer dizer que não vai dar certo em outros lugares, ou em outras épocas.

Os marxistas dizem literalmente a mesma coisa sobre o comunismo desde 1800 e lá vai bolinha. A questão é: dá certo sim, CDBC causa maior controle do estado sobre as finanças pessoais, geometricamente expande sua capacidade de repressão e aumenta a inflação. Pra quem opera a CDBC dá certo, só não vai dar certo pro resto que usa.

(5 horas atrás)Roxas Escreveu: Na minha opinião isso é uma daquelas coisas que a humanidade vai ficar forçando até dar certo.

Sim, depois que se inventa a pólvora não tem como desinventar. Provavelmente a medida que os governos forçarem as CDBCs as pessoas comuns irão ficar cada vez mais expostas a sistemas de pagamento descentralizado, como Bitcoin, e vai ficar nesse cabo de força.

(5 horas atrás)Roxas Escreveu: Alguém tem alguma dúvida de que um dia vão existir carros voadores?

Que eles venham, agir com base numa suposição de futuro é uma aposta que eu prefiro não fazer, e governos também não deveriam.

"Visando um (suposto) benefício que será sentido pelas futuras gerações, irei passar essa lei hoje que vai deixar todos vocês mais pobres, mas claro pelo bem das crianças que ainda não nasceram e pelos carros voadores que ainda irão pairar no ar."
1 usuário curtiu este post: Lonely
Responder
(5 horas atrás)Roxas Escreveu: Eu acho que tecnicamente falando vai dar certo, cedo ou tarde - no sentido de ser implantado com sucesso e funcionar. Eu não sei se caos é a palavra certa, mas eu concordo que não parece uma coisa positiva para as pessoas. O mundo cada vez mais parece que saiu de um simposio do forum economico mundial.

Não, não vai. É que nem comunismo, dá ""certo"". É implantado, mas muita gente sofre no processo. Existem algumas leis que regem a economia.

(4 horas atrás)nando3d Escreveu: Uma experiência em um país grande com enorme população. Precisa mais do que isso? 
E ainda foi um experimento em um país africano, pois se desse errado, "ninguém se importaria".

O CDBC nigeriano criou caos, deixou pessoas famintas e desesperadas e matou gente. 

https://www.theguardian.com/world/2023/f...ty-of-cash

Esse tipo de argumento é o mesmo que os comunistas falam sobre o comunismo quando ele não dá certo (por ser ruim na própria ideia).

Sowell já dizia que "É difícil imaginar uma maneira mais perigosa de tomar decisões do que deixá-las nas mãos de pessoas que não pagam o preço por estarem erradas."

Explique então, quais motivos para se defender o estado. Porque uma entidade que tira seu dinheiro à força, usa da polícia para te ameaçar e usa o seu dinheiro para proveito próprio, não consigo imaginar um motivo para defendê-la, ainda mais quando é algo na qual você não tem escolha.

Nigéria tem a mesma população do Brasil, aliás.
Responder
(4 horas atrás)Lonely Escreveu: Não, não vai. É que nem comunismo, dá ""certo"".

Como diriam aqui na roça: "Nada a ver o c* com as calças"

Pagamentos 100% digitais aqui no BR não funcionariam principalmente pora causa da população mais velha que é completamente incapaz de usar tecnologia.
Minha vó saca a aposentadoria em dinheiro até hoje, mesmo cartão de débito existindo a décadas.

O engraçado é que quando dei meu cartão alimentação pra ela usar a véia aprendeu em um dia a usar o negócio. Mas com o dinheiro dela dai ela não consegue aprender a usar kkkkk

Segundo fator é o pessoal que é sonegador, golpista, traficante... e que e sempre vai preferir dinheiro em espécie.
Tanto que quando lançaram a nota de 200 só se falava nisso "agora fica bem mais fácil encher o c* de propina"
Responder
(2 horas atrás)DK666 Escreveu: Como diriam aqui na roça: "Nada a ver o c* com as calças"

Pagamentos 100% digitais aqui no BR não funcionariam principalmente pora causa da população mais velha que é completamente incapaz de usar tecnologia.
Minha vó saca a aposentadoria em dinheiro até hoje, mesmo cartão de débito existindo a décadas.

O engraçado é que quando dei meu cartão alimentação pra ela usar a véia aprendeu em um dia a usar o negócio. Mas com o dinheiro dela dai ela não consegue aprender a usar kkkkk

Segundo fator é o pessoal que é sonegador, golpista, traficante... e que e sempre vai preferir dinheiro em espécie.
Tanto que quando lançaram a nota de 200 só se falava nisso "agora fica bem mais fácil encher o c* de propina"

Tem dois pontos aí.

O primeiro: velhos não usam pagamentos digitais por serem velhos. Não tem solução nesse caso, eles que vão segurar o avanço da extinção completa do dinheiro em espécie.

O segundo: transações digitais são rastreáveis e isto impossibilita o mercado negro de acontecer. Não vai segurar o avanço das CDBCs e a extinção do dinheiro em espécie, pois é mais fácil transacionar sem ser rastreado por redes decentralizadas de moeda, como bitcoin, do que usar dinheiro em espécie que tenderá a sumir. Vale lembrar que droga do dia-a-dia é transacionada em Pix, não só em dinheiro vivo:
https://rededenoticias.net.br/noticia/15...de-vitoria

Grandes quantias é que precisam de meios mais escusos. Golpes de internet também são feitos usando Pix.
Responder
(2 horas atrás)JJaeger Escreveu: O primeiro: velhos não usam pagamentos digitais por serem velhos. Não tem solução nesse caso, eles que vão segurar o avanço da extinção completa do dinheiro em espécie.

Mas algum dia os velhos morrem e darão lugar aos novos velhos que saberão usar essas coisas.
Responder
(1 hora atrás)DK666 Escreveu: Mas algum dia os velhos morrem e darão lugar aos novos velhos que saberão usar essas coisas.

Exato. Provavelmente os novos velhos irão, num cenário onde CDBCs existem e são obrigatórias, ter parte do seu patrimônio em algo não rastreável, como casas, ouro ou bitcoin, e os gastos do dia-a-dia estarão em alguma instituição rastreável com cartão ou equivalente que lhe permita realizar as compras do dia-a-dia. Deixar grandes somas de dinheiro em CDBC vai ser algo que só empresa registrada e pessoas notáveis tenderão a fazer.

Há também outro aspecto, mais especificamente brasileiro mas que se espalha pra países de terceiro mundo: o trabalhador médio tira o dinheiro da folha de pagamento e coloca na boca. Isto é, vive no vermelho ou zerado. Pra esse cara tanto faz estar no CDBC, em dinheiro físico ou em bitcoin, ele continua vivendo com qualquer moeda que compre um item num preço relativamente estável nos próximos 30 dias. CDBC vai atingir muito mais quem pretende acumular patrimônio a longo prazo, em outras palavras, pro pessoal mais classe média ou que ascende pra classe média.

A medida que o controle sobre "o que se pode gastar no mês" for mudando, a noção do que é um classe média também vai. Se a política monetária cair em cima de todo mundo que transaciona por mês mais que o preço de um fogão simples, provavelmente classe média vai ser o cara que tem uma moto shineray fudida.
Responder
Páginas (26): 1 ... 22 23 24 25 26

Usuários visualizando este tópico: 24 Visitantes