11 horas atrás |
Eu sei que é picuinha minha, as coisas tão evoluindo um cadinho. Só que do jeito que eu vejo, é mais útil acompanhar quando vai ser o próximo node shrink da samsung/TSMC em vez de acompanhar quando o povo vai lançar novos componentes, porque a sensação que dá é que a arquitetura não tem evoluído muito, só a redução dos transistores que tem permitido enfiar mais deles no chip e a clocks maiores antes de fritarem. A escalabilidade tá vindo mais da evolução tecnológica do processo de fabricação do que pela engenharia em si.
Por isso eu achava maneiro a Intel de antigamente. Uma geração que se aproveitava do processo de fabricação, outra que otimizava ele. Pena que nem eles mais pensam assim. Mas também os node shrinks tão ficando mais esparsos, então complica.
Queria ver alguma novidade nas GPUs, ainda que sejam caras, porque eventualmente a tecnologia fica barata, tipo foi com SSD na época que paguei 400 reais por 60Gb e hoje pago metade por um M.2 genérico com quase 10x a capacidade. Mas é novidade séria, nada de IA tirando frame da bunda, isso é trapaça.
Por isso eu achava maneiro a Intel de antigamente. Uma geração que se aproveitava do processo de fabricação, outra que otimizava ele. Pena que nem eles mais pensam assim. Mas também os node shrinks tão ficando mais esparsos, então complica.
Queria ver alguma novidade nas GPUs, ainda que sejam caras, porque eventualmente a tecnologia fica barata, tipo foi com SSD na época que paguei 400 reais por 60Gb e hoje pago metade por um M.2 genérico com quase 10x a capacidade. Mas é novidade séria, nada de IA tirando frame da bunda, isso é trapaça.