Enquete: Qual destas fabricantes de GPUs é a melhor?
You do not have permission to vote in this poll.
AMD
25.88%
22 25.88%
Nvidia
74.12%
63 74.12%
Total 85 votos 100%
* Você votou neste item. [Mostrar Resultados]

Tópico das GPUs 2024-2025

Páginas (25): 1 ... 21 22 23 24 25
244 respostas neste tópico
Eu sei que é picuinha minha, as coisas tão evoluindo um cadinho. Só que do jeito que eu vejo, é mais útil acompanhar quando vai ser o próximo node shrink da samsung/TSMC em vez de acompanhar quando o povo vai lançar novos componentes, porque a sensação que dá é que a arquitetura não tem evoluído muito, só a redução dos transistores que tem permitido enfiar mais deles no chip e a clocks maiores antes de fritarem. A escalabilidade tá vindo mais da evolução tecnológica do processo de fabricação do que pela engenharia em si.

Por isso eu achava maneiro a Intel de antigamente. Uma geração que se aproveitava do processo de fabricação, outra que otimizava ele. Pena que nem eles mais pensam assim. Mas também os node shrinks tão ficando mais esparsos, então complica.

Queria ver alguma novidade nas GPUs, ainda que sejam caras, porque eventualmente a tecnologia fica barata, tipo foi com SSD na época que paguei 400 reais por 60Gb e hoje pago metade por um M.2 genérico com quase 10x a capacidade. Mas é novidade séria, nada de IA tirando frame da bunda, isso é trapaça.
Responder
Saiu review da 9070XT, vamos ler.

Preço das placas das parceiras está 700 dólares pra cima, logo errado.

Tá quase do nível da 5070Ti sendo que é mais barata. Pena que ainda consuma bastante, 50W a mais que a 5070Ti e no nível de uma 3090. O nível de eficiência energética é o mesmo das RDNA3, ainda perdendo pra Ada e Blackwell. No geral ainda é algum nível de vitória pra AMD.

Em RT houve ganho de 50% de desempenho comparando com uma RDNA3 de mesmo nível. E 16GB de VRAM ajuda a ter menos gargalo em RT.

A AMD corrigiu o consumo da placa com vários monitores e durante aceleração de vídeo via HW, agora ela trabalha como se estivesse em semi-idle, o que realmente está.

Dizem que o FSR4 ficou com qualidade visual entre o DLSS3 CNN e o 4 Transformer, o que é um salto imenso.
Responder
Parece que os resultados variam muito.
A arquitetura realmente é muito menor, mas a diferença de 32CU a menos, memos banda de memória faz falta em um monte de jogos então tem jogo que ela fica lá no topo, em outros vai lá para baixo.

De todo modo ainda é um custo benefício muito melhor que as x70 da Nvidia.

E melhor, FSR4 Performance é mesmo melhor do que DLSS4 Performance no modelo antigo, CNN, apesar de ser inferior ao modelo novo Transformer.
Responder
Os jogos em que a 9070XT perde, normalmente favorecem a Nvidia mesmo, mas no geral o resultado é impressionante. AMD deve coçar a cabeça ao ter cancelado os modelos high end.

O FSR4 ficou entre o DLSS CNN e o Transformer, em alguns jogos não possuem alguns bugs que o Transformer possui.
Responder
Finalmente uma xx70 de verdade. Pena que ainda tá cara.

(11 horas atrás)jihox Escreveu: Eu sei que é picuinha minha, as coisas tão evoluindo um cadinho. Só que do jeito que eu vejo, é mais útil acompanhar quando vai ser o próximo node shrink da samsung/TSMC em vez de acompanhar quando o povo vai lançar novos componentes, porque a sensação que dá é que a arquitetura não tem evoluído muito, só a redução dos transistores que tem permitido enfiar mais deles no chip e a clocks maiores antes de fritarem. A escalabilidade tá vindo mais da evolução tecnológica do processo de fabricação do que pela engenharia em si.

Por isso eu achava maneiro a Intel de antigamente. Uma geração que se aproveitava do processo de fabricação, outra que otimizava ele. Pena que nem eles mais pensam assim. Mas também os node shrinks tão ficando mais esparsos, então complica.

Queria ver alguma novidade nas GPUs, ainda que sejam caras, porque eventualmente a tecnologia fica barata, tipo foi com SSD na época que paguei 400 reais por 60Gb e hoje pago metade por um M.2 genérico com quase 10x a capacidade. Mas é novidade séria, nada de IA tirando frame da bunda, isso é trapaça.

Tsmc já tem 3nm, mas deve estar tudo alocado pra Apple HAHA!

Normalmente, com a maturidade do processo de fabricação, dá pra ter ganhos ao aumentar a produção, a "colheita" e ser mais ambiciosos no design dos chips. Sejam em nodes mais complexos ou maiores.

Mas realmente, é muita visão no puro lucro. Dies maiores, mesmo com maiores yields, ainda são caros.

Agora a AMD precisa investir nesse público. A Nvidia tá com a imagem super manchada. A AMD tá com a faca e o queijo na mão. Se fizer um esforço com as 9070 xt, vão dominar essa geração no market share.
Responder
Páginas (25): 1 ... 21 22 23 24 25

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes