Open Thread - 2021

Tópico em 'Vale tudo' criado por M3troid em 01/01/2021, 00:00.
Páginas (109): 1 ... 22 23 24 25 26 ... 109
 
1089 respostas neste tópico
 #231
(10/01/2021, 13:57)juno Escreveu: Acho que não faz muito sentido comparar um fórum com poucos usuários e uma mega empresa com milhões de usuários.

Se vc não entende essa correlação então não entende como funciona qualquer desenvolvimento de software nesse ponto.

De uma forma geral qualquer desenvolvedor que cria/mantém algum software/servidor pode colocar as regras que quiser, seja para 1 usuário ou 1 bilhão.

Basta ler os "termos de uso" de qualquer software ou site que está tudo lá.

Vc só está escrevendo essa mensagem aqui por que alguém paga uma hospedagem, onde instalou um software que quis e deixa que a gente escreva aqui. 

Exatamente o mesmo principio de facebook e qualquer outro software.

Eles podem criar e mudar regras quanto quiserem, são meios privados.
 #232
A rede social só é um problema pra quem tá fora dela. Querer pôr regra em rede social, que é uma plataforma privada, abre precedentes pra impor regras sobre qualquer site desde que ele seja mal visto pelo julgador. O problema não tá na rede social, tá em quem usa isso em primeiro lugar.

(10/01/2021, 15:11)gusyavoo Escreveu: Se até comunista tem direitos, porque um fascista não deveria ter?

Porque fascista é malvado, e os malvados não devem poder se expressar. Apenas os bonzinhos.
 #233
(10/01/2021, 21:14)gangrena Escreveu: Se vc não entende essa correlação então não entende como funciona qualquer desenvolvimento de software nesse ponto.

De uma forma geral qualquer desenvolvedor que cria/mantém algum software/servidor pode colocar as regras que quiser, seja para 1 usuário ou 1 bilhão.

Basta ler os "termos de uso" de qualquer software ou site que está tudo lá.

Vc só está escrevendo essa mensagem aqui por que alguém paga uma hospedagem, onde instalou um software que quis e deixa que a gente escreva aqui. 

Exatamente o mesmo principio de facebook e qualquer outro software.

Eles podem criar e mudar regras quanto quiserem, são meios privados.

Eu sei sobre termos de uso. Eu estava dizendo sobre relevância de uma plataforma e outra pra moldar e influenciar opiniões.
Quando uma plataforma privada tem o poder de mudar o público, influenciar eleições e pensamentos políticos, ela não tá alcançando só objetivos privados. Tanto é verdade que, é justamente por causa disso que o Trump foi banido, não é? Se o Twitter não fosse uma empresa capaz de manipular massas, os tais tuítes do presidente seriam irrelevantes.

O que eu falo aqui, com meu avatar e um nick que escondem minha identidade é bem diferente de um presidente da república falando pra milhões em uma plataforma para milhões. É outro poder de influência.

Minha crítica inicial é só ao discurso. A hipocrisia do  "ajudar a democracia". Democracia é pluralidade de opinião então, mesmo que seja por um motivo justo, banir um lado do discurso é danoso a longo prazo, democraticamente falando. É óbvio que algumas opiniões racistas, genocidas e etc passam do nível do aceitável. Mas eu não vejo o twitter deletando com tanto fervor ou rapidez outros políticos assim. Sério o Trump acho que ele tuitou e 5 min depois já deu merda. A impressão que eu tenho é que tinha uma pessoa contratada só para moderar o perfil dele, por que não é possível haha.

O negócio lá tá tão feio politicamente falando que até afetou outra empresa. A Parler.
1 usuário curtiu este post: gusyavoo
 #234
(10/01/2021, 21:36)juno Escreveu: não to falando em termos de uso em sim da relevância de uma plataforma e outra pra moldar e influenciar opiniões.

O jornalismo de televisão, rádio e papel fazia a mesma coisa décadas atrás, só mudou o meio. Se já é ruim dessa forma, imagina se mandam controlar essas plataformas. Só estaria passando o poder de influencia pra quem dita as regras, tu tá trocando a empresa privada pelo burocrata.
1 usuário curtiu este post: gangrena
 #235
Nem todos os democratas concordam com a Pelosi, pois sabem que fazer impeachment do Trump a essa altura seria um pacto suicida. Então a ala dos democratas que ainda possuem algum bom senso pode ser capaz de impedir que isso vá para frente.

Resta ver como será o desenrolar disso na semana que se inicia.
 #236
(10/01/2021, 21:39)JJaeger Escreveu: O jornalismo de televisão, rádio e papel fazia a mesma coisa décadas atrás, só mudou o meio. Se já é ruim dessa forma, imagina se mandam controlar essas plataformas. Só estaria passando o poder de influencia pra quem dita as regras, tu tá trocando a empresa privada pelo burocrata.

Novamente, eu não disse em momento algum sobre regulação estatal. Só estou expondo que quando uma empresa com grande poder e influência política toma tais atitudes ela acaba criando bolhas de pensamento. E as pessoas nem percebem que estão nela e seguem o fluxo.
 #237
(10/01/2021, 21:42)juno Escreveu: Novamente, eu não disse em momento algum sobre regulação estatal. Só estou expondo que quando uma empresa com grande poder e influência política toma tais atitudes ela acaba criando bolhas de pensamento. E as pessoas nem percebem que estão nela e seguem o fluxo.

Não estão criando, mas mais reforçando. As bolhas já existem.
 #238
E essa coisa de bolha vale pra qualquer coisa, mas na questão política tem ficado mais evidente, por causa da polarização.
 #239
(10/01/2021, 21:42)juno Escreveu: Novamente, eu não disse em momento algum sobre regulação estatal. Só estou expondo que quando uma empresa com grande poder e influência política toma tais atitudes ela acaba criando bolhas de pensamento. E as pessoas nem percebem que estão nela e seguem o fluxo.

De fato, isso existe. Mas a culpa não é das redes sociais, é de quem usa, as pessoas sabem que estão numa bolha, elas mesmas criam essa bolha quando passam a seguir só um lado da narrativa e não vão pesquisar o outro lado. A rede social só serve como catalisador. A rede social é um sintoma, não o problema.
 #240
(10/01/2021, 21:45)JJaeger Escreveu: De fato, isso existe. Mas a culpa não é das redes sociais, é de quem usa, as pessoas sabem que estão numa bolha, elas mesmas criam essa bolha quando passam a seguir só um lado da narrativa e não vão pesquisar o outro lado. A rede social só serve como catalisador. A rede social é um sintoma, não o problema.

Hmn eu discordo um pouco. Percebo que de forma geral as pessoas são muito influenciáveis pelo pensamento coletivo. Se assim não fosse fake news não teriam o poder que tem.
Páginas (109): 1 ... 22 23 24 25 26 ... 109
 

Usuários visualizando este tópico: 6 Visitantes