Nem sabia que Intel tinha anunciado detalhes de geração nova, atualmente acompanho muito mais AM5... bem, vou ler sobre as novas no Inteltech.
@JJaeger, não era pra você mudar seu voto aqui?
Atualizado. Muito embora eu ainda use intel no meu thinkpad, processador do desktop que é amd.
E esses processadores RISC-V, com essa popularidade dos chip M1 da apple, será que essas arquitetura RISC tem futuro em desktop?
(21/09/2023, 20:02)JJaeger Escreveu: E esses processadores RISC-V, com essa popularidade dos chip M1 da apple, será que essas arquitetura RISC tem futuro em desktop?
Primeiro Risc-V é uma arquitetura aberta e não acho que ela será usada pra alta performance, mas sim pra fazerem controladores mais baratos. Aliás, é o uso atual dela.
Os M1 são vindos do ARM. A arquitetura ARM ainda perde em desempenho vetorial pro x86-64.
Vantagem do Arm será sempre no mobile, daqui a pouco teremos dispositivos com capacidade de processamento parecida ao desktop, m1 da apple está em tablets já.
Na verdade no futuro a capacidade será tão alta que até o uso de coisas em cloud começara a mudar