Enquete: Qual destas fabricantes de GPUs é a melhor?
You do not have permission to vote in this poll.
AMD
25.88%
22 25.88%
Nvidia
74.12%
63 74.12%
Total 85 votos 100%
* Você votou neste item. [Mostrar Resultados]

Tópico das GPUs 2024-2025

Páginas (22): 1 ... 18 19 20 21 22
216 respostas neste tópico
[Imagem: fEIJ7es.png]

Essas tecnologias da Nvadia só ficam mais complicadas. Mas no geral quase todas são suportadas de algum modo em todas as RTX.
Responder
Acho que as RTX 2000 usavam processo em 12 nm, sendo 8 nm para as RTX 3000.
Se as últimas duas séries usam o mesmo processo, presumo que seja normal o desempenho não ser muito diferente.
Responder
(08/02/2025, 15:27)Zefiris Escreveu: Acho que as RTX 2000 usasam processo em 12 nm, sendo 8 nm para as RTX 3000.
Se as últimas duas séries usam o mesmo processo, presumo que seja normal o desempenho não ser muito diferente.

A questão é que parece não haver ganhos de arquitetura entre Ada e Blackwell. Esperava-se, por exemplo, melhorias no desempenho de RT, mas não teve isso. A impressão que dá é que a Nvadia decidiu investir basicamente em software, deixando as GPus em si de lado.
Responder
(08/02/2025, 15:33)rapier Escreveu: A questão é que parece não haver ganhos de arquitetura entre Ada e Blackwell. Esperava-se, por exemplo, melhorias no desempenho de RT, mas não teve isso. A impressão que dá é que a Nvadia decidiu investir basicamente em software, deixando as GPus em si de lado.

Isso é algo que ja vinha falando des das 20XX eles não tem competição e os custos de fabricação em processos menores é cada vez mais caro. Soma isso com o fato da area de IA estar cada vez mais forte não faz sentido jogar caminhões de dinheiro para um pequeno ganho de hardware se é possível conseguir ganhos bem maiores com otimização dos softwares.

Da pra contar nos dedos tb jogos que uma 4080 não roda em 4k 180fps imagina nas configurações de pobres mortais ainda usando 1080p ou 1440p.

Acho que dificilmente voltaremos a depender 100% da força bruta no futuro, meio que não tem nem onde usar esse poder de fogo extra eficientemente hoje em dia, maioria ja roda no talo.
Responder
(08/02/2025, 18:33)Kira-Sama Escreveu: Da pra contar nos dedos tb jogos que uma 4080 não roda em 4k 180fps imagina nas configurações de pobres mortais ainda usando 1080p ou 1440p.

Acho que dificilmente voltaremos a depender 100% da força bruta no futuro, meio que não tem nem onde usar esse poder de fogo extra eficientemente hoje em dia, maioria ja roda no talo.

O normal é não rodar 4K a tantos fps e os jogos não estão rodando no talo, nem perto. A qualidade de imagem tá é piorando e o fps caindo.

Isso de "não depender da força bruta" por enquanto é pior, porque a Nvadia tá vendendo "soluções para os jogos usarem menos VRAM" enquanto ela capa a memória das suas placas, e "soluções para facilitar a vida dos desenvolvedores" onde eles otimizam nada e empurram tudo pro consumidor. Minha 4070 tem 12GB e tem jogos onde mesmo a 1080p tá difícil. Uma placa desse nível deveria ter 16GB.
Responder
Eu estou bem decepcionado com essas placas novas...
Me parece mais uma geração perdida.
Elas parece que não dão conta do básico... Eu fico pensando nos monitores bons que eu gostaria de comprar e penso, pra que? As placas estão longe de acompanhar.
Responder
Vi uns papo que parece que o tal conector de energia dessas 5090 chega a derreter.

Não sei se é real, mas não duvido.

Imagina pagar 20 mil num troço que os cara nem coloca um fio que presta.
Responder
(10/02/2025, 18:02)Gabrinius Escreveu: Vi uns papo que parece que o tal conector de energia dessas 5090 chega a derreter.

Também vi notícia disso mas não cliquei porque eu nunca vou comprar uma placa que custa 60% da fipe do meu carro
Responder
(10/02/2025, 18:02)Gabrinius Escreveu: Vi uns papo que parece que o tal conector de energia dessas 5090 chega a derreter.

Esse padrão de 12 pinos das rtx 4000 e 5000 é desastroso
Responder
A Nvadia tá deixando de produzir as Ada top e as Blackwell estão incompráveis, logo os gringos estão comprando as 7900XTX.

[Imagem: bHgHjUu.png]

No top 50 da Amazon gringa não tem uma top da Nvadia, estão todas fora de estoque.
Responder
Páginas (22): 1 ... 18 19 20 21 22

Usuários visualizando este tópico: 11 Visitantes