Tópico do Linux

Páginas (89): 1 ... 11 12 13 14 15 ... 89
881 respostas neste tópico
 #121
(04/12/2016, 17:41)Rakaro Escreveu: Esqueceu de manter os privilégios do arquivo original durante a cópia? cuidado com essa opção "-R".

Eu realmente não sei te dizer, não sou muito inteiro no assunto. Só sei dizer que nem o root podia modificar mais, fodeu com todo o sistema.
Responder
 #122
Cogitando instalar um Arch padrão, mas ainda estou com pé atrás. Por causa do systemd, a distro sempre dá pau com minha placa wireless depois de alguns dias, não faço ideia do porquê.
Responder
 #123
Para quem quiser criar um pendrive bootável em ambiente Linux:

Requesitos:
  • Pendrive;
  • Mídia de instalação ou arquivo imagem de uma distro Linux.
O comando dd pode ser utilizado para este fim. No entando, primeiramente precisamos plugar o pendrive e depois desmontá-lo com umount. Identifique-o pelo comando lsblk, baseando-se pelo tamanho do mesmo.

Exemplo: (saída do comando lsblk).
NAME MAJ:MIN RM SIZE RO TYPE MOUNTPOINT
sdb 8:16 1 7,3G 0 disk
└─sdb1 8:17 1 7,3G 0 part /media/rakaro/BFC7-7F53

Comando: umount /dev/sdb1.
Utilizando do mesmo exemplo, apagaremos as assinaturas de disco com o comando sudo wipefs -a /dev/sdb. Resultado:
  • /dev/sdb: 2 bytes were erased at offset 0x000001fe (dos): 55 aa
  • /dev/sdb: calling ioctl to re-read partition table: Sucesso
Agora, basta navegar até o diretório onde o arquivo de imagem está localizado. Depois, copiar com dd, exemplo:
  • dd if=ubuntu16_10.iso of=/dev/sdb bs=4M status=progress; sync
Onde if é input file, e of é output file, substituindo de acordo com sua situação. bs refere-se ao tamando dos blocos que serão lidos e gravados. Sync para atualizar os dados e garantir que eles foram realmente copiados.
Pronto, basta então priorizar o pendrive durante a seleção de boot.

Com imagens de disco do Windows.

Windows 7 com BIOS Legacy. Do que precisaremos:
  • Pacotes syslinux e mtools;
  • Gparted (opcional);
  • Pendrive de pelo menos 4GiB;
  • Imagem ISO íntegra.
Como feito antes, eu recomendo apagar as assinaturas de disco do pendrive (ver acima), antes de formatá-lo (com ele desmontado). Depois, iremos particioná-lo. Neste caso, você pode utilizar o Gparted (GUI), fdisk ou cfdisk.

Exemplo com cfdisk:
  • sudo cfdisk /dev/sdb
Passos com o particionador:
  1. Utilizaremos a tabela de partição msdos (DOS);
  2. Criar uma partição primária, englobando todo o tamanho de capacidade do pendrive;
  3. Alterar o tipo para HPFS/NTFS/exFAT (7);
  4. Marcar a partição primária como inicializável;
  5. Gravar/Escrever.
Depois, criar o sistema de arquivos NTFS na única partição. Exemplo:
  • sudo mkfs.ntfs -f /dev/sdb1
Agora, utilizaremos o dd para copiar os 440 Bytes do mbr válido (syslinux) para o pendrive. Exemplo:
  • sudo dd if=/usr/lib/syslinux/mbr/mbr.bin of=/dev/sdb
Logo após, criar diretórios que servirão como ponto de montagem do arquivo .iso do Windows, e outro para o pendrive. Exemplo:
  • sudo mkdir /mnt/usb
  • sudo mkdir /mnt/iso
Basta então montá-los (exemplo):
  • sudo mount -o loop /caminho/da/iso/windows7 /mnt/iso
  • sudo mount /dev/sdb1 /mnt/usb
Atenção: a opção -o loop é necessária para a montagem do arquivo .iso do Windows 7, como dispositivo de bloco.
Depois de montados, copiaremos os arquivos. Exemplo com rsync:
  • sudo rsync -a /mnt/iso/* /mnt/usb && sync
Para que finalizar, desmonte-os. Exemplo:
  • sudo umount /dev/mnt/iso; sudo umount /mnt/usb
Desplugue o pendrive, desligue o computador/notebook, insira o pendrive, ligue novamente priorizando o dispositivo bootável na seleção de boot.

Com o Windows 10 para BIOS UEFI:

Requerimentos:
  1. Pendrive;
  2. Arquivo de imagem do Windows 10;
  3. UEFI BIOS;
  4. Disco com tabela de partição GPT.
Parte 1: processo para tornar um pendrive bootável.
  1. Desmontar o pendrive;
  2. Apagar as assinaturas de disco;
  3. Utilizar um utilitário de particionamento;
  4. Formatar as partições com os sistemas de arquivos NTFS e FAT32;
  5. Baixar o arquivo .img que permitirá a inicialização do binário EFI residente na partição NTFS.
Como fazer:
  • 1A: umount /dev/sdXY (onde "X" e "Y" refere-se a letra do dispositivo e o número da partição, respectivamente);
  • 2B: sudo wipefs -a /dev/sdXY (basta substituir o "X" e o "Y");
  • 3C: para facilitar, o Gparted (GUI) é uma boa opção. Você pode criar uma tabela de partição GPT ou MBR, ambas funcionarão. Atenção, haverá de se criar duas partições, a primeira (que será formatada em NTFS), deverá ser do tipo primária e não terminar no último setor, em outras palavras, "deixar espaço livre para a outra, no máximo, uns 35MiB ou menos", de modo que haja pelo menos 33 blocos livres.
  • 4C: mkfs.vfat -F32 /dev/sdbXY (a partição menor deverá ser formatada em FAT/FAT32 para funcionar). Você pode fazer isso diretamente pelo Gparted.
  • 4C: mkfs.ntfs -f -L "Windows10UEFI" /dev/sdbXT. Você pode fazer isso diretamente pelo Gparted.
  • 5D: https://github.com/pbatard/rufus/tree/master/res/uefi
Parte 2: montagem e cópia dos arquivos necessários.
  1. Criar os diretórios de montagem;
  2. Montar o arquivo .iso do Windows no passo 1;
  3. Montar os dispositivos nos diretórios criados no passo 1;
  4. Cópia dos arquivos;
  5. Desmontagem e montagem da segunda partição e o arquivo imagem que contém os binários EFI;
  6. Cópia dos binários EFI.
  • 1A: sudo mkdir /mnt/usb; sudo mkdir /mnt/iso;
  • 2B: sudo mount -o loop /caminho/do/arquivo.iso /mnt/iso;
  • 3C: sudo mount /dev/sdXY /mnt/usb (substitua o "Y" pela partição com sistemas de arquivos NTFS);
  • 4D: sudo cp -ar /mnt/iso/* /mnt/usb && sync;
  • 5E: sudo umount /mnt/usb && sudo umount /dev/iso && sudo mount /caminho/dos/binarios/EFI.img /mnt/iso && mount /dev/sdXY (substitua o "Y" pela partição com sistemas de arquivos FAT/FAT32) /mnt/usb;
  • 6F: sudo cp -ar /mnt/iso/* /mnt/usb.
Agora, para finalizar, basta desmontar os dispositivos e ejetar o pendrive. Depois, basta priorizá-lo na ordem de Boot.
Pronto. Funciona também com o Windows 8.1 no modo UEFI somente. Bom, outra forma seria formatar o pendrive em uma única partição em FAT32 e copiar os arquivos necessários, funcionará da mesma forma (caso utilize por meio de linhas de comando para efetuar a cópia, ignore os erros, pois apenas se refere que o sistema de arquivos FAT32 não suporta preservar determinadas funções, como proprietário do arquivo ou links simbólicos).
Responder
 #124
Muito manual, é melhor usar unetbootin ou usb creator. Pela minha experiencia, dependendo da versão do syslinux da .iso, o comando dd não torna o pendrive bootável, dá um erro no syslinux.
Responder
 #125
(12/12/2016, 14:39)JJaeger Escreveu: Muito manual, é melhor usar unetbootin ou usb creator. Pela minha experiencia, dependendo da versão do syslinux da .iso, o comando dd não torna o pendrive bootável, dá um erro no syslinux.

Claro, é opcional, mas particularmente, não gosto desses programas. Até agora, através do dd, não houve nenhum erro para tornar um pendrive bootável com as distros Linux que testei.
Responder
 #126
dd é facilmente um dos programas mais úteis do Linux. Gosto bastante de usá-lo. Eu usava ele pra pra fazer drives bootáveis, mas passei a usar outros pra fazer multiboot, ter no mínimo uma ISO do Debian, do Windows 7 e do Puppy Linux, para aqueles PCs que são REALMENTE ruins e não rodam a Live do Debian sem ficar travando. Mas geralmente coloco outras coisas também como Rescue Disc do BitDefender, versão atualizada do memtest86, DBAN e afins.
Responder
 #127
Há alguns dias, discord está disponível para Linux: https://discordapp.com/apps
É uma boa notícia, saberia que logo viria para essa plataforma.
Responder
 #128
(30/01/2017, 18:05)Rakaro Escreveu: Há alguns dias, discord está disponível para Linux: https://discordapp.com/apps
É uma boa notícia, saberia que logo viria para essa plataforma.

Eu uso Franz, então já usava ele há tempos
Responder
 #129
(30/01/2017, 18:07)BinSlashBash Escreveu: Eu uso Franz, então já usava ele há tempos

Legal, esse aplicativo eu não conhecia.
Responder
 #130
(04/12/2016, 17:14)JJaeger Escreveu: Copiei os executáveis do Synergy que tinha compilado na pasta bin em /usr/local, quando tentei executar o synergy dizia que eu não tinha permissão - mesmo estando dentro dos grupos que me permitiam ter amplo acesso aos programas - daí tive a brilhante ideia de dar chmod 700 em /usr/local... com a opção -R Icon_rolleyes

JJaeger, quando tu não tem permissão pra executar, é só dar um chmod +X arquivo e pronto XD
Responder
Páginas (89): 1 ... 11 12 13 14 15 ... 89

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes