Qualidade de animação

Tópico em 'Discussões gerais' criado por Hitsugaya em 10/05/2015, 07:07.
Páginas (24): 1 ... 15 16 17 18 19 ... 24
230 respostas neste tópico
 #161
Rapier diz que é mais barato fazer em 3D.

Estou notando que evitaram modelar o máximo possível para fazer essa primeira temporada de Houseki.
Lendo o mangá dá para perceber que evitam mencionar o nome de um e outro personagem que pode aparecer no futuro (nesse episódio no mangá a Dia citou um "Ghost" que não faço ideia de quem seja), e em várias cenas onde aparecem personagens de figurante, ou trocam os personagens que aparecem no mangá por outros que eles moderam completamente, ou então fazem isso:

[Imagem: 6QRBQBU.png]

Adaptam o corpo que já tem pronto e usam 2D para o cabelo.
Se estão economizando na série não é porque usarem 3D, é por simplesmente economizarem evitando fazer o que não precisam.

(11/12/2017, 08:17)rapier Escreveu: Não deve ser flash porque flash é obsoleto, devem usar outro programa.

É flash mesmo: https://vimeo.com/sciencesaru
Responder
 #162
Estou com um pouco de dificuldade em entender os pensamentos do "Sakuga Cartel" sobre Houseki.

Naturalmente a série é elogiada, pela sua combinação esperta de 3D e 2D, e por cenas que aproveitam a vantagem que ser 3D permite com a câmera. Só que chega nas cenas de ação e começam elogiando para sempre lembrar que teve um animador 2D experimente por trás da cena, como se desmerecesse o 3D, como se a cena só fosse possível por causa daquele animador 2D.
Se o animador 2D soubesse usar as ferramentas 3D tão bem quanto ele desenha normalmente ele mesmo faria a cena em 3D, só que não existe animadores tão bons nos dois estilos, por isso é preciso combinar o talento dos animadores tradicionais com os novos que dominam as ferramentas para 3D. Nem todo animador 2D é um bom animador, há gente com mais talento e experiência, é natural que se use gente experiente em cenas de ações para as cenas de ação mais exigentes. No caso de Houseki a animação 3D perde tanto mérito assim? Ou será que por serem finalizadas em 3D o animador 2D teve mais liberdade na hora de pensar em como a  cena deveria ser? Porque afinal, o que o animador está fazendo é apenas um rascunho para ajudar a visualizar a cena mais rápido.
Fico pensando nisso porque o contrário já acontece a bastante tempo, usar animações 3D simplificadas para ajudar os animadores 2D a criar cenas com movimento e mudança de escala de objetos corretamente e sem sair do modelo. Depois o animador 2D desenhando por cima corrige seus desenhos, e nunca vi, não tenho conhecimento de aparecer alguém para elogiar o 3D nesse caso e que o 2D só foi possível por causa do 3D. O contrário talvez, que era um exemplo de que o 3D era só uma ajuda mais que o 2D ainda era superior.

Com o tempo deverá surgir animadores 3D experientes o bastante para pensarem sozinhos as cenas do início ao fim, sem precisar do auxílio do veterano em 2D que já desenhou dezenas a centenas de cenas de ação.


E falando nisso, também vejo muito a movimentação dos personagens ser apontada como um ponto fraco da animação de Houseki, e também não entendo isso.
O que tem de fraco na movimentação deles?
Se movimentam bastante, muito mais do que normalmente se moveriam personagens em uma animação 2D, e são bastante expressivos. Não entendo o que falta ali, e se for "stretch and squash" pra mim não faz a mínima falta.
Responder
 #163
(13/12/2017, 09:47)PaninoManino Escreveu: Estou com um pouco de dificuldade em entender os pensamentos do "Sakuga Cartel" sobre Houseki.

Naturalmente a série é elogiada, pela sua combinação esperta de 3D e 2D, e por cenas que aproveitam a vantagem que ser 3D permite com a câmera. Só que chega nas cenas de ação e começam elogiando para sempre lembrar que teve um animador 2D experimente por trás da cena, como se desmerecesse o 3D, como se a cena só fosse possível por causa daquele animador 2D.

Só foi possível a cena ser barata por causa do animador 2D. É mais barato fazer um rascunho usando o método mais barato, não o mais caro.

(13/12/2017, 09:47)PaninoManino Escreveu: Se o animador 2D soubesse usar as ferramentas 3D tão bem quanto ele desenha normalmente ele mesmo faria a cena em 3D, só que não existe animadores tão bons nos dois estilos, por isso é preciso combinar o talento dos animadores tradicionais com os novos que dominam as ferramentas para 3D. Nem todo animador 2D é um bom animador, há gente com mais talento e experiência, é natural que se use gente experiente em cenas de ações para as cenas de ação mais exigentes. No caso de Houseki a animação 3D perde tanto mérito assim? Ou será que por serem finalizadas em 3D o animador 2D teve mais liberdade na hora de pensar em como a  cena deveria ser? Porque afinal, o que o animador está fazendo é apenas um rascunho para ajudar a visualizar a cena mais rápido.

Não, não perde. A questão é outra e envolve o público-alvo do site.

Os fãs de sakuga são gente que abomina 3D, logo você não pode chegar pra essa galera e simplesmente mostrar um 3D superior. Pessoal do site dá uma alisada, uma acalmada no público mostrando que o 3D ali "ainda depende do 2D para existir". É jogar para a torcida. O Sakugaetc é um site que depende de doações, e foi por causa disso que por exemplo, pararam de babar tanto ovo da PAWorks e da Kyoani, empresas pouco amadas pela copicolarização; se bem que estão tolerando Violet por não ser tão template.

(13/12/2017, 09:47)PaninoManino Escreveu: Fico pensando nisso porque o contrário já acontece a bastante tempo, usar animações 3D simplificadas para ajudar os animadores 2D a criar cenas com movimento e mudança de escala de objetos corretamente e sem sair do modelo. Depois o animador 2D desenhando por cima corrige seus desenhos, e nunca vi, não tenho conhecimento de aparecer alguém para elogiar o 3D nesse caso e que o 2D só foi possível por causa do 3D. O contrário talvez, que era um exemplo de que o 3D era só uma ajuda mais que o 2D ainda era superior.

Com o tempo deverá surgir animadores 3D experientes o bastante para pensarem sozinhos as cenas do início ao fim, sem precisar do auxílio do veterano em 2D que já desenhou dezenas a centenas de cenas de ação.

Pensar sozinho em 3D não é só questão de XP, mas sim de $. Como falei antes, o rascunho sai barato quando é feito na mídia barata. Os japas não têm maiores problemas com ação em 3D quando $ não é problema, vide as OPs de Jojo ou as CGs do povo que faz Infinite Force (e o Capitão Harlock filme).

(13/12/2017, 09:47)PaninoManino Escreveu: E falando nisso, também vejo muito a movimentação dos personagens ser apontada como um ponto fraco da animação de Houseki, e também não entendo isso.
O que tem de fraco na movimentação deles?
Se movimentam bastante, muito mais do que normalmente se moveriam personagens em uma animação 2D, e são bastante expressivos. Não entendo o que falta ali, e se for "stretch and squash" pra mim não faz a mínima falta.

A movimentação dos personagens é dura comparando ao padrão dourado de sakuga, que é a escola ocidental, onde tudo estica e puxa e viva a festa da Xuxa. Além disso, não se pode deixar de notar que vários rostos (e os rostos são a base da expressividade anímica) são feitos em 2D colado por cima do 3D.
Responder
 #164
(13/12/2017, 10:05)rapier Escreveu: Só foi possível a cena ser barata por causa do animador 2D. É mais barato fazer um rascunho usando o método mais barato, não o mais caro.

Nesse caso usaram o animador 2D não por ser mais barato, foi mais por ele tem experiência com cenas do tipo, por ter uma ideia melhor sobre como uma boa cena de ação deve ser.

(13/12/2017, 10:05)rapier Escreveu: A movimentação dos personagens é dura comparando ao padrão dourado de sakuga, que é a escola ocidental, onde tudo estica e puxa e viva a festa da Xuxa.

Isso me incomoda um pouco, acho que valorizam demais aqueles dogmas da animação do antigo animador da Disney, ultimamente venho visto uma "evangelização" muito forte por animar fora do modelo, distorcendo as cenas, por isso que o episódio de Fate foi tão elogiado. Pra mim aquele estilo é mais atalho do que ideal.

(13/12/2017, 10:05)rapier Escreveu: Além disso, não se pode deixar de notar que vários rostos (e os rostos são a base da expressividade anímica) são feitos em 2D colado por cima do 3D.

Por que ainda tem o compromisso de parecer com aspecto do desenho em 2D.
É mais fácil e rápido animar por cima algumas partes do que alterar o modelo para criar as expressões.
Responder
 #165
(13/12/2017, 11:11)PaninoManino Escreveu: Isso me incomoda um pouco, acho que valorizam demais aqueles dogmas da animação do antigo animador da Disney, ultimamente venho visto uma "evangelização" muito forte por animar fora do modelo, distorcendo as cenas, por isso que o episódio de Fate foi tão elogiado. Pra mim aquele estilo é mais atalho do que ideal.

É uma hipsterização. O povo normal acha aquilo feio, logo você explicar ("e ter motivos") por que aquilo seria bonito denota um nível maior de blogueiragem, te diferenciando dos pobres plebeus. Como aquilo é o traço da geração tablet, será o futuro "padrão de boa animação", logo os arautos disso já querem tentar acostumar o grande público. A animação 2D no Japão tá tão falida que o atalho vira o novo sonho, o novo objetivo de existência.
Responder
 #166
Teve alguém no mundo que teve cara de pau pra elogiar esse episódio de fate? Assumindo que falas desse novo, claro.
Responder
 #167
(13/12/2017, 11:14)Gabrinius Escreveu: Teve alguém no mundo que teve cara de pau pra elogiar esse episódio de fate? Assumindo que falas desse novo, claro.

Só ler o tópico.
Responder
 #168
(13/12/2017, 12:05)Gabrinius Escreveu: Bom, eu to vendo um desenho e prefiro algo bem desenhado do que um rabisco que consegue ser pior do que os meus desenhos de boneco palito no paint usando mouse de bolinha e um pedaço de jornal como mousepad.

Prefere anime parado com desenho bonito do que anime movimentado com desenho deformado, é o que a maioria pensa.
Aposto que seus "desenhos de boneco palito no paint usando mouse de bolinha e um pedaço de jornal como mousepad" conseguem se sair melhor que Urahara também, concorda?

(13/12/2017, 11:14)Gabrinius Escreveu: Teve alguém no mundo que teve cara de pau pra elogiar esse episódio de fate? Assumindo que falas desse novo, claro.

A única cara de pau vem da sua parte de falar que a DEEN foi melhor. Você é muito leigo a nível de achar que o que você não gosta não é digno de elogio, sendo que entende quase nada de animação (ou quer passar essa impressão), o que faz dos seus comentários sem cabimentos.
Eu me irrito (apesar de tantos anos de fórum) porque você se limita a olhar apenas o que quer como se fosse absoluto e isso soa muito arrogante.
Embora o rapier não tenha elogiado o episódio, ele elogiou a luta: https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid257035 que foi o clímax do episódio.
Responder
 #169
(22/02/2018, 10:56)PaninoManino Escreveu: Tenho uns comentários curtos sobre último episódio de Violet mas é tão desanimador... Dá para resumir em "animação forçada", e dessa vez dizer isso não é "um meme".
Veja... sinto que era para repararmos que a Violet realmente andou sobre a água, mas com todo o drama e pompa colocada naquela cena parece apenas mais um momento em que o estúdio estava forçando um pouco demais para parecer "bonito e comovente".
Animação forçada, excessiva...

Imagino tu falando isso por aí e imediatamente aparecem 9999 fanboys da Kyoani dizendo que tu tá errado ao usar o termo "animação forçada" e que esse jeito "é o jeito correto de fazer anime"... Cry
Responder
 #170
(23/02/2018, 22:49)rapier Escreveu: Imagino tu falando isso por aí e imediatamente aparecem 9999 fanboys da Kyoani dizendo que tu tá errado ao usar o termo "animação forçada" e que esse jeito "é o jeito correto de fazer anime"... Cry

O Sakuga Cartel/Believers ficou pistola comigo.
Falei meio sério meio brincando, deixei claro que estava fazendo uma piadinha antes de explicar o que eu queria dizer, fui bem claro. É para a cena ser apenas bonita ou algo mais no sentido de "realismo fantástico", onde acontecem coisas impossíveis mais é de mentirinha? Eu realmente fiquei intrigado com aquela cena, a forma como ela pisou na folha apoiando o peso, a forma como ela diz que deu três passos na água quando lembramos de ela ter repetido mais de uma vez que não mente... me deixa desconfortável mas... viram "animação forçada" ficaram cegos, só deram sermão e quando falaram da cena apenas repetiram o que eu já tinha dito.
Não foi sem saber do risco que eu corria...
Responder
Páginas (24): 1 ... 15 16 17 18 19 ... 24

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes