Serial Experiments Lain

Páginas (12): 1 ... 7 8 9 10 11 12
116 respostas neste tópico
 #81
(16/04/2017, 23:55)Gabrinius Escreveu: cabei lain também.

olhando por cima acho que meu entendimento deve ter sido uns 58,73%, no fim ninguem explicou porque falaram dos ETs.

mas uma coisa que incomodou foi as vozes, a maioria dos personagem fala como se tivesse com dor de barriga.

mas foi legal, ao menos matei a curiosidade de saber como era.

Apesar do povo gostar dos meus posts, não é muito questão de "explicar" o anime, é um anime subjetivo, esse tipo de coisa é feita pra você se inserir na obra e com sorte tirar algo pra si mesmo. Nesse tipo de trabalho, é comum e até ideal, pra não virar bagunça, autores colocarem chaves de interpretação pro espectador tentar dar sentido às pontas soltas conforme a proposta. Geralmente o espectador se apega a uma ou mais chaves e tira conclusões a partir daí. É o princípio usado no lore de Dark Souls e Bloodborne, por exemplo. Uma espécie de arqueologia por assim dizer, no caso desses jogos.

Resumindo, não se baseie necessariamente nas minhas chaves pra interpretar, mas da forma como eu vejo, esse trecho do ET é só os autores sugerindo que a Lain é uma incerteza. Ela é um ser que potencialmente existia na wired mesmo antes do Masami tentar criar o protocolo (era o "deus" que estava lá antes dele, e por causa dela ele não pôde virar deus, vide a fala dele no fim do anime). Isso significa que a Lain é uma entidade de outro plano que não precisa ser necessariamente humana ou terrestre. Se ela vive em uma realidade paralela que é a wired (pense em um ser de outra dimensão), então ela é de certo modo um ser "alienígena", daí o simbolismo da cena.

Dessa chave de interpretação surgem várias possibilidades: Talvez a Lain se sentisse um alienígena por se deparar com sua situação não terrestre ou a incerteza de sua origem, talvez essa cena era só um aceno ao John Cunningham Lilly, um cientista real citado no episódio que estava interessado na busca de Inteligência Extraterrestre (projeto SETI). Pra tirar suas conclusões, o ideal é você ver do que se trata o episódio em si. Nesse caso, do projeto E.C.C.O, que dá o nome ao episódio se minha memória não me falha. Eu sou um cara absurdamente cético e isso é pura pseudociência, mas como sci-fi acho massa pra caralho, link da página do autor abaixo, no final da página da wikipedia tem os detalhes do projeto E.C.C.O, só vou traduzir o trecho mais importante pro anime que deve explicar seu ET:
 
"Pela primeira vez comecei a considerar que Deus existia em mim e que há uma inteligência guiando o universo." Há muito esforço no anime em fazer a Lain ser um tipo de "deus", embora ela parece ser só algo que existia na outra dimensão. Essa coisa do ET é um jeito de aproximar uma teoria real com a discussão do anime.

https://en.wikipedia.org/wiki/John_C._Lilly
1 usuário curtiu este post: Houtarou3D
Responder
 #82
(17/04/2017, 17:21)Opeth Escreveu: Apesar do povo gostar dos meus posts, não é muito questão de "explicar" o anime, é um anime subjetivo, esse tipo de coisa é feita pra você se inserir na obra e com sorte tirar algo pra si mesmo. Nesse tipo de trabalho, é comum e até ideal, pra não virar bagunça, autores colocarem chaves de interpretação pro espectador tentar dar sentido às pontas soltas conforme a proposta. Geralmente o espectador se apega a uma ou mais chaves e tira conclusões a partir daí. É o princípio usado no lore de Dark Souls e Bloodborne, por exemplo. Uma espécie de arqueologia por assim dizer, no caso desses jogos.

Resumindo, não se baseie necessariamente nas minhas chaves pra interpretar, mas da forma como eu vejo, esse trecho do ET é só os autores sugerindo que a Lain é uma incerteza. Ela é um ser que potencialmente existia na wired mesmo antes do Masami tentar criar o protocolo (era o "deus" que estava lá antes dele, e por causa dela ele não pôde virar deus, vide a fala dele no fim do anime). Isso significa que a Lain é uma entidade de outro plano que não precisa ser necessariamente humana ou terrestre. Se ela vive em uma realidade paralela que é a wired (pense em um ser de outra dimensão), então ela é de certo modo um ser "alienígena", daí o simbolismo da cena.

Dessa chave de interpretação surgem várias possibilidades: Talvez a Lain se sentisse um alienígena por se deparar com sua situação não terrestre ou a incerteza de sua origem, talvez essa cena era só um aceno ao John Cunningham Lilly, um cientista real citado no episódio que estava interessado na busca de Inteligência Extraterrestre (projeto SETI). Pra tirar suas conclusões, o ideal é você ver do que se trata o episódio em si. Nesse caso, do projeto E.C.C.O, que dá o nome ao episódio se minha memória não me falha. Eu sou um cara absurdamente cético e isso é pura pseudociência, mas como sci-fi acho massa pra caralho, link da página do autor abaixo, no final da página da wikipedia tem os detalhes do projeto E.C.C.O, só vou traduzir o trecho mais importante pro anime que deve explicar seu ET:
 
"Pela primeira vez comecei a considerar que Deus existia em mim e que há uma inteligência guiando o universo." Há muito esforço no anime em fazer a Lain ser um tipo de "deus", embora ela parece ser só algo que existia na outra dimensão. Essa coisa do ET é um jeito de aproximar uma teoria real com a discussão do anime.

https://en.wikipedia.org/wiki/John_C._Lilly

saquei, então foi tudo uma pira do cara que escreveu porque deve ter visto um filme ou algo do tipo sobre esse projeto.

olhando assim pelo lado da subjetividade que o sinhô indicou fica mais de boa a questão.
Responder
 #83
Estou vendo Lain pela primeira vez, baxei o BD pelo meganim, estou no segundo episódio, lain está me prendendo de uma forma bem única, não sei explicar bem, mas é algo "diferente" que geralmente me prende em outras obras e tive que recorrer ao youtube pra ver a opening, pois no BD eles cortaram, opening sensacional, estou realmente viciado nessa música.
Responder
 #84
(24/04/2017, 05:49)Higo Escreveu: Estou vendo Lain pela primeira vez, baxei o BD pelo meganim, estou no segundo episódio, lain está me prendendo de uma forma bem única, não sei explicar bem, mas é algo "diferente" que geralmente me prende em outras obras e tive que recorrer ao youtube pra ver a opening, pois no BD eles cortaram, opening sensacional, estou realmente viciado nessa música.

La tem a op e a ed em arquivo separado, tem que estar na mesma pasta dos episódio que o player chama ambos na hora de tocar.
Responder
 #85
(24/04/2017, 09:28)Gabrinius Escreveu: La tem a op e a ed em arquivo separado, tem que estar na mesma pasta dos episódio que o player chama ambos na hora de tocar.

onde eu baixei não achei, foi no meganim

só vi os episódios, se tu tiver link de outro lugar que tenha me passa.
Responder
 #86
(24/04/2017, 19:27)Higo Escreveu: onde eu baixei não achei, foi no meganim

só vi os episódios, se tu tiver link de outro lugar que tenha me passa.

Tem sim, eu baixei lá, uai.

Dá um zói se num ta nos comentário
Responder
 #87
(24/04/2017, 19:49)Gabrinius Escreveu: Tem sim, eu baixei lá, uai.

Dá um zói se num ta nos comentário

Há sim, nos comentários, eu nunca olhava, valeu.
Responder
 #88
(24/04/2017, 05:49)Higo Escreveu: opening sensacional, estou realmente viciado nessa música.

Gosto dessa op também, fiz confusão quando vi pela primeira vez achando que era a BoA coreana quem cantava.
Responder
 #89
(24/04/2017, 20:35)Ash_ Escreveu: Gosto dessa op também, fiz confusão quando vi pela primeira vez achando que era a BoA coreana quem cantava.

Nossa, ela é muito boa mesmo :3
Responder
 #90
Sou viciado na opening de Serial Experiments Lain e eu gosto bastante da protagonista, acho que diferente da maioria das pessoas eu não consegui ficar entediado assistindo isso.
Responder
Páginas (12): 1 ... 7 8 9 10 11 12

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes