Demografia dos animes

Tópico em 'Discussões gerais' criado por skarpzinho em 21/03/2015, 02:48.
Páginas (47): 1 ... 42 43 44 45 46 47
467 respostas neste tópico
 #431
(07/02/2020, 22:45)Roxas Escreveu: Seria eureka 7 um shonen? Ele é um anime original, mas de fato existe uma adaptação em mangá que saiu numa revista shonen, porém ela saiu depois do anime.

Você não acha que shonen é só anime com cara de Shonen Jump, não é? Temos um tópico pra discutir demografia de anime, esse daqui.

Os animes com cara de SJ são os shonens genéricos.

Lembrando que "shonen", "seinen" e variantes são indicações de público-alvo primário, não de suposta maturidade da obra.
Responder
 #432
(07/02/2020, 22:49)rapier Escreveu: Você não acha que shonen é só anime com cara de Shonen Jump, não é? Temos um tópico pra discutir demografia de anime, esse daqui.

Os animes com cara de SJ são os shonens genéricos.

Lembrando que "shonen", "seinen" e variantes são indicações de público-alvo primário, não de suposta maturidade da obra.

Mangás shonen são mangás que saem em revistas shonen. Animes shonen são adaptações de mangás shonen. Essa é única divisão que faz sentido pra mim.

Nesse caso a demografia da obra é analisada apartir da demografia da revista e não do conteúdo dela em si. Afinal, não é porque você lê wsj que você vai querer ler 20 capítulos de battle shonen, e dessa forma cada revista aproveita um pouco de cada coisa.
Responder
 #433
(07/02/2020, 22:55)Roxas Escreveu: Mangás shonen são mangás que saem em revistas shonen. Animes shonen são adaptações de mangás shonen. Essa é única divisão que faz sentido pra mim.

Nesse caso a demografia da obra é analisada apartir da demografia da revista e não do conteúdo dela em si. Afinal, não é porque você lê wsj que você vai querer ler 20 capítulos de battle shonen, e dessa forma cada revista aproveita um pouco de cada coisa.

Shonen é uma demografia. Anime original não tem público-alvo? O público-alvo de uma obra surge de seu conteúdo também.

Isso de achar que demografia tá atrelado a mangás tá ignorando um grande número de animes, como se eles não tivessem uma classificação demográfica.

O começo do tópico tem justamente um cara se contradizendo querendo classificar anime por rótulo da revista de mangá. HAHA!
Responder
 #434
(07/02/2020, 22:56)rapier Escreveu: Shonen é uma demografia. Anime original não tem público-alvo? O público-alvo de uma obra surge de seu conteúdo também.

Isso de achar que demografia tá atrelado a mangás tá ignorando um grande número de animes, como se eles não tivessem uma classificação demográfica.

O começo do tópico tem justamente um cara se contradizendo querendo classificar anime por rótulo da revista de mangá. HAHA!

Eu acho que não faz muito sentido olhar dessa maneira. Explicando melhor o que eu falei antes, não é porque você tá lendo uma revista de mangá shonen que você vai querer ler só battle shonen, cada revista aproveita um pouco de uma coisa diferente, e por isso sempre vão ter mangás que são fora da curva e por tanto você não vai conseguir dizer muita coisa olhando só pelo conteúdo. Vc vai ler uma revista de mangá, nela tem um battle shonen, um gag mangá, um romcom, talvez um moe, algum um pouco mais pesado e por aí vai... o conteúdo não diz muita coisa. A revista sim, ela tem uma demografia bem definida e tudo que está nela você pode dizer que é destinado aquele público-alvo.

A real é que não existe uma classificação demográfica correta pra animes, mas existe pra mangás e isso acaba meio que sendo transportado de um para o outro.
Responder
 #435
(07/02/2020, 23:18)Roxas Escreveu: Explicando melhor o que eu falei antes, não é porque você tá lendo uma revista de mangá shonen que você vai querer ler só battle shonen, cada revista aproveita um pouco de uma coisa diferente, e por isso sempre vão ter mangás que são fora da curva e por tanto você não vai conseguir dizer muita coisa olhando só pelo conteúdo. Vc vai ler uma revista de mangá, nela tem um battle shonen, um gag mangá, um romcom, talvez um moe, algum um pouco mais pesado e por aí vai... o conteúdo não diz muita coisa.

E tudo o que você falou aí de tipos de mangá pode ser shonen, exceto garotinhagem.

(07/02/2020, 23:18)Roxas Escreveu: A revista sim, ela tem uma demografia bem definida e tudo que está nela você pode dizer que é destinado aquele público-alvo.

É mesmo? OK, vamos começar com algo fácil. Consegue entender a imagem em https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid359461? Me diz aí o que essa imagem explica.

(07/02/2020, 23:18)Roxas Escreveu: A real é que não existe uma classificação demográfica correta pra animes, mas existe pra mangás e isso acaba meio que sendo transportado de um para o outro.

Como assim obras não têm público-alvo primário definido? Tem classificação demográfica correta pra todas as obras. Tu tá amarrado na definição comum de mangá.

Mangás, animes, etc... são produtos de consumo. Imagina um produto cujo público-alvo é ninguém, ou é nublado.
Responder
 #436
(07/02/2020, 23:23)rapier Escreveu: E tudo o que você falou aí de tipos de mangá pode ser shonen, exceto garotinhagem.
Podem aparecer em outras revistas também.

(07/02/2020, 23:23)rapier Escreveu: exceto garotinhagem.

Dê uma olhada na lista de obras da dengeki daioh.

(07/02/2020, 23:23)rapier Escreveu: É mesmo? OK, vamos começar com algo fácil. Consegue entender a imagem em https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid359461? Me diz aí o que essa imagem explica.
Essa imagem fala sobre como o público-alvo pode não ser o público atingido. Independente de quem acaba consumindo aquilo, o rótulo shonen implica em um público-alvo específico. Saiu em revista shonen? É shonen.

(07/02/2020, 23:23)rapier Escreveu: Como assim obras não têm público-alvo primário definido? Tem classificação demográfica correta pra todas as obras. Tu tá amarrado na definição comum de mangá.
Mangás, animes, etc... são produtos de consumo. Imagina um produto cujo público-alvo é ninguém, ou é nublado.
Como você classificaria a demografia de um anime, por exemplo? Olhando apenas pelo conteúdo, 1000 pessoas podem vir com 1000 interpretações diferentes. O que eu quis dizer é falta uma maneira de vc bater o martelo e dizer "esse anime aqui é um shonen", diferente do que acontece com mangás.

Ou pelo menos eu não conheço...
Responder
 #437
(07/02/2020, 23:39)Roxas Escreveu: Dê uma olhada na lista de obras da dengeki daioh.

Uns shonen, uns seinen... variada.

(07/02/2020, 23:39)Roxas Escreveu: Essa imagem fala sobre como o público-alvo pode não ser o público atingido. Independente de quem acaba consumindo aquilo, o rótulo shonen implica em um público-alvo específico. Saiu em revista shonen? É shonen.

Tu acha que as empresas não estão cientes do verdadeiro público atingido por suas obras? Vários mangás "shonen", tipo Haikyuu e Kurosca (e Reborn, Prince of Tennis...), são na verdade mangás pra fujoshis, não pro público masculino. O público pagante de obras vindas da Shonen Jump é majoritariamente feminino em vários casos. Isso de "tudo da Shonen Jump é pro público masculino adolescente" é bem óbvio que não é verdade.

(07/02/2020, 23:39)Roxas Escreveu: Como você classificaria a demografia de um anime, por exemplo? Olhando apenas pelo conteúdo, 1000 pessoas podem vir com 1000 interpretações diferentes. O que eu quis dizer é falta uma maneira de vc bater o martelo e dizer "esse anime aqui é um shonen", diferente do que acontece com mangás.

Olhando apenas pelo conteúdo e seu desenvolvimento. O conteúdo diz quem é o público do negócio.

Ah, uma dica: quase tudo de garotinhagem é seinen, não importando mangá ou coisa parecida. Quase tudo. A explicação tem a ver com a lógica das putas virgens, que é algo sem tópico específico mas tá nos NPA do fórum.
Responder
 #438
(07/02/2020, 23:44)rapier Escreveu: Uns shonen, uns seinen... variada.
Eu diria que ali só tem shonen. Afinal a dengeki daioh é uma revista shonen.

(07/02/2020, 23:44)rapier Escreveu: Tu acha que as empresas não estão cientes do verdadeiro público atingido por suas obras? Vários mangás "shonen", tipo Haikyuu e Kurosca, são na verdade mangás pra fujoshis, não pro público masculino. O público pagante de obras vindas da Shonen Jump é majoritariamente feminino em vários casos.
Nem sempre, cara, não tem nada que me faça pensar que Haikyuu foi planejado para o público feminino. Vc acha que assim que lançou o primeiro capítulo de haikyuu já estava tudo planejado desde a sua concepção e já encheu de fujoshi pra bancar o mangá? Não, ele foi um novato como todos os outros, entrou ali junto com a leva dele, e acabou atraindo essa fanbase ao longo do tempo. Além disso, existem vários outros mangás na mesma revista que não tem esse tipo de reputação.
Responder
 #439
(07/02/2020, 23:58)Roxas Escreveu: Não, ele foi um novato como todos os outros, entrou ali junto com a leva dele, e acabou atraindo essa fanbase ao longo do tempo.

aí você está menosprezando os editores da revista, acha mesmo que eles lançam algo sem saber quem aquilo vai atrair?

mesmo que seja uma revista shonem, a partir do momento que eles percebem que o público feminino está disposto a gastar dinheiro, eles vão sim lançar produtos pra esse público.
1 usuário curtiu este post: rapier
Responder
 #440
(08/02/2020, 00:05)Gabrinius Escreveu: aí você está menosprezando os editores da revista, acha mesmo que eles lançam algo sem saber quem aquilo vai atrair?

mesmo que seja uma revista shonem, a partir do momento que eles percebem que o público feminino está disposto a gastar dinheiro, eles vão sim lançar produtos pra esse público.

Nem eu nem você sabemos. Particularmente eu acho pouco provável que isso tenha acontecido no caso de Haikyuu, não sei nem dizer quando que isso começou, se foi depois do anime ou antes.

(08/02/2020, 00:05)Gabrinius Escreveu: mesmo que seja uma revista shonem, a partir do momento que eles percebem que o público feminino está disposto a gastar dinheiro, eles vão sim lançar produtos pra esse público.
Talvez, mas isso não muda o perfil da revista. Continua sendo uma revista shonen, e os mangás que saem ali são shonens.
Responder
Páginas (47): 1 ... 42 43 44 45 46 47

Usuários visualizando este tópico: 5 Visitantes