Open Thread - Informática 2019

Páginas (70): 1 2 3 4 5 ... 70
 
699 respostas neste tópico
 #11
Chegou a minha placa mãe.
Veio a errada.

RIP, mandei email pra eles
 #12
aprendi uns negócios sobre memória no cérebro, achei uma coisa bem interessante, pelo que os neurologistas entendem atualmente: as nossas memórias são sequências de ativações de certos neurônios, elas não são físicas realmente. Por essa configuração dá pra guardar uma grande quantidade de informação com pouco "espaço" (neurônios).

não sei se eu que não entendi direito o conceito, mas levando isso pra um HD, dava pra criar uma tecnologia parecida. Num HD, só se armazenaria sequências de ativação nos setores, a memória em si viria da ativação dessas sequências em alguns "neurônios" (algo que sirva desse propósito). Meio louco, mas acho que existe alguma tecnologia assim que eu não conheço ainda.
 #13
(10/01/2019, 17:43)JJaeger Escreveu: aprendi uns negócios sobre memória no cérebro, achei uma coisa bem interessante, pelo que os neurologistas entendem atualmente: as nossas memórias são sequências de ativações de certos neurônios, elas não são físicas realmente. Por essa configuração dá pra guardar uma grande quantidade de informação com pouco "espaço" (neurônios).

não sei se eu que não entendi direito o conceito, mas levando isso pra um HD, dava pra criar uma tecnologia parecida. Num HD, só se armazenaria sequências de ativação nos setores, a memória em si viria da ativação dessas sequências em alguns "neurônios" (algo que sirva desse propósito). Meio louco, mas acho que existe alguma tecnologia assim que eu não conheço ainda.

Mas nós temos riscos de perda de memória em certas circunstâncias, sem falar que as nossas memórias são levemente alteradas ao longo do tempo;
Não teria nenhum risco desses em uma tecnologia assim?
 #14
só fiz uma conjectura, então não sei

em teoria, só de ter a sequência de ativação vc já teria a memória em si, um conjunto de neurônios seriam o que "produziriam" essa memória (a informação que ela representa). Então, os neurônios é que seriam perecíveis, coisa que acontece em qualquer HD.

eu realmente não sei, esperava que alguém aqui dissesse alguma tecnologia experimental parecida ou inspirada
 #15
se você pensar nos neurônios como setores do disco rigido, você tem a mesma coisa
 #16
(10/01/2019, 17:49)JJaeger Escreveu: eu realmente não sei, esperava que alguém aqui dissesse alguma tecnologia experimental parecida ou inspirada

Uma mídia de armazenamento precisa...
  • Ser relativamente fácil de ler
  • Ser relativamente fácil de escrever
  • Ser estável: os dados não podem ser voláteis

E não acho que neurônios cumpram os 3 requisitos.
 #17
neurônios possuem criptografia de altissimo nivel euheuheuehue
 #18
(10/01/2019, 18:15)rapier Escreveu: Uma mídia de armazenamento precisa...
 
  • Ser relativamente fácil de ler
  • Ser relativamente fácil de escrever
  • Ser estável: os dados não podem ser voláteis

E não acho que neurônios cumpram os 3 requisitos.

na minha conjectura eu pensei numa configuração híbrida: uma memória normal armazena as sequências de ativação, que seriam menores, e os neurônios acessariam elas por meio da sua rede neural (o que gera a memória é a comunicação dos neurônios de acordo com a sequência de ativação)

pensando menos abstratamente, o HD armazenaria uma sequência e um processador geraria, por meio de um cálculo, o que essa sequência representa (uma informação maior que a própria sequência). Eu não sei se isso é sequer factível fisicamente (ou matematicamente), mas foi o que eu entendi vendo como o cérebro armazena memória.
 #19
(10/01/2019, 18:25)JJaeger Escreveu: pensando menos abstratamente, o HD armazenaria uma sequência, e um processador geraria, por meio de um cálculo, o que essa sequência representa (uma informação maior que a própria sequência). Eu não sei se isso é sequer factível fisicamente, mas foi o que eu entendi vendo como o cérebro armazena memória.

Guardar dados compactados? Não tem muito futuro.... descompactar requer processamento.
 #20
eu achei uma pesquisa parecida, https://www.sciencedaily.com/releases/20...081759.htm

eu falei com conceitos que conheço, computação, dai pareceu que é um sistema de compactação de informação, mas no cérebro é diferente. Ele gera de alguma forma a informação baseado em sinapses e essas sinapses seguem sequências, com a mesma quantidade de neurônios se pode conseguir diferentes memórias mudando apenas as sequências de ativação das sinapses.
Páginas (70): 1 2 3 4 5 ... 70
 

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes