Animes em 4K/HDR

Tópico em 'Discussões gerais' criado por M3troid em 16/03/2018, 22:09.
Páginas (7): 1 2 3 4 5 6 7
62 respostas neste tópico
 #31
(03/05/2018, 03:45)Oiacz Escreveu: Eu particularmente não sou muito fã de cores vivas demais, então o desbotado do "Normal" machuca menos os meus olhos, ou me atrapalha menos... sei lá. No "Normal" eu enxergo a cena toda, no "HDR" a minha atenção vai toda pro cabelo do cara.

Normalmente uso o meu monitor com o brilho bem baixo, eu tenho frescura agora com isso e não suporto quando está muito alto, então não dói meus olhos nem me incomoda quando a cor é mais vívida como no HDR porque o que fode é o brilho do monitor.

(03/05/2018, 03:52)Gabrinius Escreveu: Esse tal hdr parece que to olhando uma tela com brilho e backlight exagerado, além de uma saturação de imagem desastrosa.

E a imagem ali que seria supostamente a normal está infinitamente mais natural.

Espero que esse tal hdr nunca seja usado em absolutamente nada.

Aparentemente Gundam já tem, achei uma imagem dele:

[Imagem: BBqiUOD.png]
Responder
 #32
(03/05/2018, 03:58)Ray Escreveu: Normalmente uso o meu monitor com o brilho bem baixo, eu tenho frescura agora com isso e não suporto quando está muito alto, então não dói meus olhos nem me incomoda quando a cor é mais vívida como no HDR porque o que fode é o brilho do monitor.

Meu monitor também é no mínimo, só não sei a TV porque tenho preguiça de configurar ela... mas é mais brilhosa que o PC
Responder
 #33
(03/05/2018, 04:00)Oiacz Escreveu: Meu monitor também é no mínimo, só não sei a TV porque tenho preguiça de configurar ela... mas é mais brilhosa que o PC

A TV eu deixo porque assisto de longe.
Responder
 #34
(03/05/2018, 03:37)Ray Escreveu: Os animes precisam urgentemente ser relançados em HDR.
Olha a maravilha que isto faz:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: mMOOVXa.png]

Prevejo no futuro alguns malucos enchendo o saco que alguns animes devem ser escuro porque é o estilo do diretor. Tipo aquele Shigurui que tinha cena que eu não conseguia ver nada.

Parece mais a diferença entre cores de TV ou PC. Antigamente povo mexia nisso mas depois começou a não mais mexer porque trazia mais mal do que bem.

(03/05/2018, 03:52)Gabrinius Escreveu: Esse tal hdr parece que to olhando uma tela com brilho e backlight exagerado, além de uma saturação de imagem desastrosa.

E a imagem ali que seria supostamente a normal está infinitamente mais natural.

Espero que esse tal hdr nunca seja usado em absolutamente nada.

Já está sendo usado nos UHD-BDs. E as imagens HDR não são fielmente mostradas em monitores SDR, fica essa aproximação esquisita.
Responder
 #35
Aproximação no caso é essa cor berrante?
Responder
 #36
(03/05/2018, 09:39)Gabrinius Escreveu: Aproximação no caso é essa cor berrante?

Sim, que na verdade são mais ou menos as reais cores usadas.

Por exemplo, a comparação de Gundam Balls ali não é bem o que as pessoas veem em seus monitores: a versão 1080p não é tão sem cor. Mas ao passar o HDR para o SDR, o HDR fica sem cor pra demonstrar o tanto de variedade de cor que o HDR tem a mais e não é possível replicá-la em SDR.

As cores ficam berrantes porque a pintura foi feita usando já cores berrantes, só que os monitores atuais não têm a capacidade de mostrá-las tão berrantes quanto são. Por exemplo, não é possível ver o quão rosa é o rosa abaixo no Youtube:



Em HDR, legenda de vídeo não é branca, mas sim cinza, porque o branco puro em HDR fica cegante.

É tipo como não existe um vídeo de 60Hz que mostre o quão é foda é 120Hz pra cima. Só tem como você saber isso vendo pessoalmente um monitor/TV com essas taxas de atualização: por mais que você veja explicações técnicas você só entende a diferença vendo.

Deixar a discussão sobre HDR aqui pois ela mais tem a ver com 4K do que com qualidade de animação em si.

Por exemplo, suponha a palavra Azul, que tá no maior tom de azul possível de um monitor normal 8bit, que é (0,0,255). Isso em 10bit viraria (0,0,1023), 4x mais potente. Imaginem um azul 4x mais azul do que isso.

Agora, se eu passar esse azul de HDR pra SDR, ele vai ficar Azul, algo desbotado, quase preto.
Responder
 #37
Vendo por esse lado, acredito que algo feito em HDR me daria extrema agonia. Nunca vi nenhum tipo de problema em termos essas sombras pretas por entre as imagens, mas vai ver é questão de costume...
Responder
 #38
(03/05/2018, 10:24)Blanky Escreveu: Vendo por esse lado, acredito que algo feito em HDR me daria extrema agonia. Nunca vi nenhum tipo de problema em termos essas sombras pretas por entre as imagens, mas vai ver é questão de costume...

Aquelas "sombras pretas" não são uma representação correta do que é HDR. Basicamente, elas representam apenas ter um preto mais preto. Você viu o vídeo do rosa? Lá ele fala que seu monitor não consegue representar um preto mais preto do que ele estando desligado, mas você ao enxergar seu monitor desligado deve conseguir imaginar que existe um preto mais preto e já deve ter visto ele pessoalmente.

Leia por exemplo https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid272683 e veja https://i.imgur.com/FMpjtIh.png. Em HDR, as % de 1 a 9 são pretos totalmente diferentes e discerníveis. No meu monitor eu consigo diferenciar o 3% do 1% perfeitamente, são coisas bem distintas, enquanto que pra alguns em outros monitores são a mesma coisa.

Consigo ler isso daqui no meu monitor normalmente, sem cansaço visual (mas sim, se eu olhar para cá por muito tempo cansa). E isso daqui não é branco puro. Enquanto que vocês em monitores TN devem estar tendo dor de cabeça. HAHA! É grosseiramente essa a diferença entre SDR e HDR.
Responder
 #39
No preto só o 4% pra cima que é diferente aqui de 1 a 3 é tudo igual. No branco nem tive dor de cabeça já que só enxergar se selecionar o texto mesmo. HAHA!
Responder
 #40
(03/05/2018, 03:37)Ray Escreveu: Os animes precisam urgentemente ser relançados em HDR.
Olha a maravilha que isto faz:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: mMOOVXa.png]

Prevejo no futuro alguns malucos enchendo o saco que alguns animes devem ser escuro porque é o estilo do diretor. Tipo aquele Shigurui que tinha cena que eu não conseguia ver nada.

Mesmo que façam animação para HDR você PRECISA ter uma tela HDR para aproveitar.
Isso daí na imagem é só diminuição de contraste e brilho e saturação de cor, algo que você consegue fazer mexendo no equalizador de vídeo. Eu assistir Violet desse jeito.
Responder
Páginas (7): 1 2 3 4 5 6 7

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes