Shoujo Kakumei Utena

Páginas (4): 1 2 3 4
32 respostas neste tópico
 #11
Amaldiçoo eternamente o dia em que decidi ver isso.
Responder
 #12
Ah esqueci de comentar da trilha sonora. Gostei bastante, em especial da OP, a ED nem tanto.
A trilha sonora usada no anime é boa também, mas você acaba enjoando pq repete (principalmente a do duelo).
Responder
 #13
Juno e Zefiris resumiram bem o anime. Se fosse para falar de todos os pontos do enredo e todas as simbologias, dava pra ficar páginas e páginas só de posts sobre isso haha

É um anime bem decente pra quem gosta desse tipo de coisa. Quem curte coisas mais "normais" ou literais, sem metáforas e preocupação com passar mensagens sobre tema x ou y, recomendo passar longe, ainda mais que Utena tem um número considerável de episódios.

Quero ver logo o filme. Com a Juno terminando o anime e relembrando-o, me deu saudades da série ~
1 usuário curtiu este post: juno
Responder
 #14
(12/02/2018, 15:05)juno Escreveu: Não li o mangá. Era um anime que tava faz tempo no meu "ptw" e eu tive que assistir em inglês, já que não encontrei de nenhum fansub PTBR em qualidade decente. 

Utena é uma das animações mais aclamadas pelas feministas e "queers" no universo anímico (pelas temáticas abordadas no anime dá pra entender o motivo). O gênero do anime é “shoujo” mas ao assistí-lo eu fiquei com a impressão de estar assistindo um “Mahou Shoujo”, já que ele tem uma fórmula muito parecida com outros animes do gênero que assisti, em especial Sailor Moon e Sakura Card Captors.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: 3dQZsIc.gif]
 

Utena tem 4 arcos, e é bem episódico: Conselho Estudantil, Rosa Negra, Akio e Apocalipse. 

Não gostei muito do segundo arco, Rosa Negra. Foi um arco feito claramente pra encher linguiça (depois soube que não tem no mangá). Alguns episódios desse arco eu assisti acelerado, ou pulava partes. Ele vai do ep 14-23. 

Resumindo a sinopse do anime: a Utena é uma garota que foi “salva” por um príncipe quando era criança, e ficou tão impressionada por ele que quis ela mesma se tornar um príncipe. Na escola ela age como rapaz e gosta de usar trajes masculinos (No filme ela ainda usa cabelo curto, calças e blusa comprida, o que deixa ela ainda mais masculina).
Com o objetivo de defender uma amiga, ela luta contra um dos figurões do conselho estudantil e acaba vencendo. O problema é que com essa vitória ela se envolve numa bizarrice que existe na escola, que são duelos pela mão da noiva da rosa (dada ao vencedor), que é a Anthy Himemiya. Essa noiva da rosa possui o “poder de dios” que é capaz de “revolucionar o mundo”. Com a vitória, a Utena é obrigada a lutar nos diversos duelos em que é desafiada para manter seu “noivado” com a Anthy. 

É ai que mora o tom episódico e repetitivo do anime. O anime constrói um plot sobre o desafiante da Utena, eles lutam, o desafiante perde: o ciclo se repete no próximo episódio.  

Quanto aos mistérios sobre o que é “revolucionar o mundo”, o “Dios”, e sobre quem está por trás dos duelos (o vilão do anime) só temos as respostas nos 2 últimos arcos, que são bem viajados. Honestamente não gostei muito do final.  

Falando um pouco de Utena x Anthy, e o relacionamento entre elas, temos que, enquanto a primeira é forte e decidida, a segunda é uma mulher extremamente submissa, sem personalidade e livre arbítrio. Seu único propósito é servir ao vencedor do duelo, fazendo o que ele mandar. Além disso, a Anthy é alvo de ódio, rancor e mágoa por diversos personagens do anime, alguns sem motivo aparente.
O relacionamento entre Utena e Anthy praticamente inexiste fora do campo da amizade, o que tem de Yuri é muito subentendido. Agora no filme fiquei sabendo que o Yuri é real e bem explícito. O filme é um plot reformulado, então você pode assistir só ele ou só a série de tv. Eu não curto o gênero Yuri, mas não me incomodo se no anime tiver temáticas desse tipo (só se o relacionamento não for a trama central, o que não é o caso aqui).
Spoiler: Imagem  
[Imagem: f9GjnxL.jpg]

Ressalto que o Yuri é apenas uma das questões “polêmicas” no anime - ele retrata também identidade de gênero, incesto e traição.

Não amei nenhum personagem específico mas desgostei muito de uma: A Nanami. Além de ser uma personagem irritante, ela é alvo de episódios “filler” focados nela, que eram pra ser engraçados, mas são idiotas e inúteis (minha opinião, sem ofensas). Odiei o episódio da "vaca" se for pra citar um.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: 7zMamkT.jpg]
 

Para finalizar, o anime é cheio de simbolismos aleatórios e não aleatórios (teatro de sombras, um guri que cronometra o que fala, muitas rosas e etc). Quem não gosta muito desse tipo de coisa aconselho não ver.
Eu não ligo de assistir animes/filmes/séries que usam simbologia, o problema é o excesso, e Utena tem demais, o que faz o anime ser um pouco irritante e repetitivo. Ainda assim acho que é uma obra que vale a pena assistir (pra quem gosta do gênero shoujo e de lombra). 

Extra: Vc pode pular todas as partes em que a Utena se prepara para duelar, sem medo (depois de assistir a primeira vez, claro). É como se fosse a transformação da Sailor Moon, repete todo episódio. A dica é quando a música começar a tocar: “Zettai Unmei Mokoshiroku".

Extra 2: Um elemento shoujo que agrada bem o público alvo desse anime são os caras bonitos, têm muitos (E Bishonens tbm).
Aliás têm umas cenas muito gays, não que os caras sejam gays, mas a cena em si é gay.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: SC44Qc0.gif]

O mangá não vale a pena.

Até porque Utena sem as músicas com letra sem sentido não rola lol

E deram bastante liberdade pra equipe do anime experimentar, isso é legal
1 usuário curtiu este post: juno
Responder
 #15
Vi Utena á alguns bons anos e na época gostei tanto quanto  gostaria se visse hoje.

Não vou repetir o que já foi dito aqui sobre os defeitos do anime, por que são bem característicos (repetições, fillers, simbologia, etc)

Minha unica recomendação para alguém ver esse anime hoje, é caso já tenha visto algum outro anime do Ikuhara e realmente gostado, caso contrario passe longe, por mais que eu  tenha gostado, muito não é o tipo de anime que eu  recomendaria a qualquer um.
Responder
 #16
(13/02/2018, 00:22)jasque Escreveu: O mangá não vale a pena.

Até porque Utena sem as músicas com letra sem sentido não rola lol

E deram bastante liberdade pra equipe do anime experimentar, isso é legal


Kkkk sim as músicas não fazem sentido nenhum. 

O final foi um pouco confuso pra mim. Se vc puder me explicar agradeço:

A Utena tira a Anthy do caixão e é atingida por todas as espadas. Eu entendi que ela libertou a Anthy do sofrimento e desapareceu. A Anthy passa a ter vontade própria e vai embora. Ela diz que quer encontrar a Utena no mundo lá fora. Eu não entendi muito bem pra onde a Utena foi.  Hmm
Também não entendi muito bem o que diabos é "revolucionar o mundo".
Responder
 #17
(13/02/2018, 13:07)juno Escreveu: Kkkk sim as músicas não fazem sentido nenhum. 

O final foi um pouco confuso pra mim. Se vc puder me explicar agradeço. Vou colocar tag de spoiler só pro caso de ter algum desavisado:

Spoiler:  S.K Utena (Final)  
A Utena tira a Anthy do caixão e é atingida por todas as espadas. Eu entendi que ela libertou a Anthy do sofrimento e desapareceu. A Anthy passa a ter vontade própria e vai embora. Ela diz que quer encontrar a Utena no mundo lá fora. Eu não entendi muito bem pra onde a Utena foi.  Hmm
Também não entendi muito bem o que diabos é "revolucionar o mundo". 

Isso é bem subjetivo mas...

Spoiler:  
Tem uma teoria que ninguém pode alcançar a maturidade enquanto eles estiverem dentro daquela escola.

É como uma metáfora para a adolescência.

AKA eles cometem um monte de erros mas nunca aprendem lição alguma.

Quando a Utena sai dela, tanto no anime quanto no filme, significa que ela alcançou a maturidade.

A Anthy ainda está na escola, significa que ela ainda não alcançou a dela.
Quando ela sair da escola, ela vai poder encontrar a Utena.

Isso no anime, no filme a Anthy vai junto como carro LOL
1 usuário curtiu este post: juno
Responder
 #18
Assisti o filme e a série dá de 10x0.

O que tem de Yuri nesse filme nem foi incômodo pra mim. Realmente o relacionamento delas aqui foi mais explícito, evoluindo pra um romance de fato. Já na primeira meia hora de filme temos um beijo entre as duas.

[Imagem: 5AqebWm.png]

Utena ficou bem mais Tomboy (com cabelo curto e trajes ainda mais masculinos) e a Anthy está sem os óculos usando o cabelo comprido o tempo todo.

[Imagem: zxhwqed.png]

Mudaram muita coisa no filme. O Akio nem é relevante e morre de um jeito besta. 
Toda aquela história com o Dios, com o conselho estudantil mal tem relevância no filme. Os últimos 30 minutos eu não faço a menor ideia do que aconteceu. Só sei que a Utena virou um carro (sim um carro), ela e a Anthy fogem da escola para o "mundo externo", que se revela como um cenário pós apocalíptico. 
Eu achei a cena final bem engraçada. As duas peladas em cima de um resto de carro, dai rola um beijo e o filme acaba. 

Hmm

Acho que o filme foi feito pra ser fanservice yuri, pq o plot não fez sentido nenhum pra mim. Fora que muitas das temáticas e personagens da série foram postos de lado. 

A única coisa que gostei mais do filme foi o design dos personagens. Gostei da Anthy de cabelo comprido.

Minha cena favorita do filme foi elas dançando:
[Imagem: t0MtaLJ.gif]

Isso conclui minha jornada Utena.  Desu

(13/02/2018, 20:26)jasque Escreveu: Isso é bem subjetivo mas...

Spoiler:  
Tem uma teoria que ninguém pode alcançar a maturidade enquanto eles estiverem dentro daquela escola.

É como uma metáfora para a adolescência.

AKA eles cometem um monte de erros mas nunca aprendem lição alguma.

Quando a Utena sai dela, tanto no anime quanto no filme, significa que ela alcançou a maturidade.

A Anthy ainda está na escola, significa que ela ainda não alcançou a dela.
Quando ela sair da escola, ela vai poder encontrar a Utena.

Isso no anime, no filme a Anthy vai junto como carro LOL

Entendi. Mas pro Akio foi como se a "revolução" nem tivesse acontecido. Ele já estava no processo de mandar cartas para outros duelistas quando a Anthy fala que está indo embora. 
Achei bem bacana a teoria, faz sentido. Tanto que a Anthy fala pro Akio "A Utena não pode mais ser vista no seu mundo". O que implica que ela não morreu.
Responder
 #19
(13/02/2018, 20:28)juno Escreveu: Assisti o filme e a série dá de 10x0.

O que tem de Yuri nesse filme nem foi incômodo pra mim. Realmente o relacionamento delas aqui foi mais explícito, evoluindo pra um romance de fato. Já na primeira meia hora de filme temos um beijo entre as duas.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: 5AqebWm.png]

Utena ficou bem mais Tomboy (com cabelo curto e trajes ainda mais masculinos) e a Anthy está sem os óculos usando o cabelo comprido o tempo todo.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: zxhwqed.png]

Mudaram muita coisa no filme. O Akio nem é relevante e morre de um jeito besta. 
Toda aquela história com o Dios, com o conselho estudantil mal tem relevância no filme. Os últimos 30 minutos eu não faço a menor ideia do que aconteceu. Só sei que a Utena virou um carro (sim um carro), ela e a Anthy fogem da escola para o "mundo externo", que se revela como um cenário pós apocalíptico. 
Eu achei a cena final bem engraçada. As duas peladas em cima de um resto de carro, dai rola um beijo e o filme acaba. 

Hmm

Acho que o filme foi feito pra ser fanservice yuri, pq o plot não fez sentido nenhum pra mim. Fora que muitas das temáticas e personagens da série foram postos de lado. 

A única coisa que gostei mais do filme foi o design dos personagens. Gostei da Anthy de cabelo comprido.

Minha cena favorita do filme foi elas dançando:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: t0MtaLJ.gif]

Isso conclui minha jornada Utena.  Desu


Spoiler:  
Entendi. Mas pro Akio foi como se a "revolução" nem tivesse acontecido. Ele já estava no processo de mandar cartas para outros duelistas quando a Anthy fala que está indo embora. 
Achei bem bacana a teoria, faz sentido. Tanto que a Anthy fala pro Akio "A Utena não pode mais ser vista no seu mundo". O que implica que ela não morreu.

Spoiler:  
É um processo cíclico.
Vão ter novas cartas de desafio, novos duelos e novas "Utenas", ou revoluções. xD
Responder
 #20
(13/02/2018, 20:43)jasque Escreveu:
Spoiler:  
É um processo cíclico.
Vão ter novas cartas de desafio, novos duelos e novas "Utenas", ou revoluções. xD

Uai mas agora não tem mais a "noiva da rosa" a ser disputada.
Desculpa ai ficar te perguntando coisas, é pq eu fico pensando sobre as coisas que eu acabei de assistir, prometo que é a última pergunta  Icon_lol.
Responder
Páginas (4): 1 2 3 4

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes