Cosmologia

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 23/10/2017, 10:52.
Páginas (14): 1 2 3 4 5 ... 14
134 respostas neste tópico
 #21
Esse tópico me interessa mas não tenho muito o que postar. Eu gosto bastante de ler coisas do assunto pra ter ideias pra ficção. Último que li foi O Grande Projeto, do Hawking, é bem legal e tem um exemplo muito divertido sobre realismo conforme modelo usando o jogo da vida de conway pra explicar a criação espontânea de universos. De canais do youtube eu gosto do PBS Space Time e do Kurzgesagt, em especial do primeiro que acho mais avançado.
Responder
 #22
http://htwins.net/scale/

Essa animação das antigas sobre o tamanho do universo ainda existe na internet...
1 usuário curtiu este post: gusyavoo
Responder
 #23
tava lendo o artigo sobre a Via Láctea na Wikipedia, descobri que o Sistema Solar se localiza no "Braço de Oryon" HAHA!
Responder
 #24
Não tinha postado aqui ainda, mas curto demais astronomia.

De documentários como já citaram aqui, Cosmos é muito bom. Já canais do youtube, de cabeça só lembro o nome do exurb1a. Para quem se interessa pelo assunto, tem um livro chamado "Fundamentos de Astronomia" de Romildo Faria. É bem antigo, mas professores ainda sugerem.

Lembrando que a USP disponibiliza no youtube as aulas de fundamentos Astronomia I e II, quase 30 horas de aulas.
Responder
 #25
Eu tava estudando sobre ondas eletromagnéticas aqui e me veio uma dúvida, estas ondas ganham comprimento a medida que avançam no espaço? Fiquei meio encucado com isso, como o comprimento é sempre constante e é possível, por exemplo, enxergar raios gama a bilhões de anos luz daqui? Eu achava que a tendência das ondas eram se alongarem até desaparecerem.
Responder
 #26
Se ganhassem comprimento, ondas curtas - como a luz visível captada pelos telescópios ópticos - acabariam se tornando ondas de rádio após viajar alguns milhões de anos-luz e só seriam captadas pelos radiotelescópios. Mas vários comprimentos de onda chegam aqui. E que só precisam ser detectados por equipamentos diferentes.
Responder
 #27
(09/01/2018, 23:08)Zefiris Escreveu: Se ganhassem comprimento, ondas curtas - como a luz visível captada pelos telescópios ópticos - acabariam se tornando ondas de rádio após viajar alguns milhões de anos-luz e só seriam captadas pelos radiotelescópios. Mas vários comprimentos de onda chegam aqui. E que só precisam ser detectados por equipamentos diferentes.

Sim, a minha dúvida é, mais especificamente, por que uma onda mantém o mesmo comprimento. Se você pegar uma onda na superfície da água, por exemplo, ela tende a se alongar a medida que avança. Por que com as ondas eletromagnéticas não é o mesmo?
Responder
 #28
Apesar de compartilhar o termo "onda", são conceitos tão diferentes que nunca pensei dessa forma. Então não posso explicar algo dessa natureza.
Responder
 #29
Eu tenho dúvidas quanto as ondas eletromagnéticas em outras coisas, como por que elas se propagam no vácuo, por exemplo. Tava pensando se assim como uma onda mecânica, ela não tem um "fim de vida", pois ela precisa de alguma energia pra se propagar, chega uma hora que essa energia acaba e a onda se desfaz de alguma forma.
Responder
 #30
As ondas no espaço sofrem interferências sim. Deve haver dezenas e centenas de motivos, mas acredito que os dois principal são:
Efeito Doppler
Lente gravitacional.

O Efeito Doppler, nesse contexto, é uma alteração na onda magnética pelo movimento do objeto de origem da luz.
Se estiver se afastando, as ondas se alongam e tendem para o vermelho.
Se estiver se aproximando, as ondas se encurtam e tendem para o violeta.
O efeito Doppler é bem perceptível na sirene de uma viatura ou ambulância. o Som dela se altera quando ela está se aproximando e se afastando de nós.

Lente gravitacional é a curvatura da luz conforme ela passa próximo a objetos com massa absurdamente grandes. Eu não tenho certeza se isso altera a onda, mas com certeza ele distorce a luz.
Responder
Páginas (14): 1 2 3 4 5 ... 14

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes