Cosmologia

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 23/10/2017, 10:52.
Páginas (14): 1 ... 9 10 11 12 13 14
134 respostas neste tópico
 #101
a gravidade é uma "força da natureza", por assim dizer, e ela tem causa material.

a questão do buraco negro seria análoga a colocar a jojo toddynho no lençol esticado, ninguém ia escapar porque ela ia sugar todo mundo
Responder
 #102
(16/04/2019, 18:31)juno Escreveu: É claro que aqui na terra a bolinha vai descer no lençol não por estar atraída pela bola maior, mas por causa da gravidade da própria terra.
Isso ai é uma analogia de como a teoria da relatividade de Einstein funcionaria num plano 2D.

No espaço essa "descida" é formada pela gravidade de um objeto massivo. Quando maior a massa maior a gravidade do objeto e sua força de atração, já que a curvatura será maior.

E essa coisa de buraco negro é muito incompreendida... isso pq a massa é tanta e a deformação é tão absurda que nem a luz escapa...logo vc não consegue ver o que há la dentro.

Deixa eu perguntar uma coisa. vc já leu alguma coisa q falasse se eles tem luz própria que não consegue se afastar ou se eles não tem luz mesmo depois de entrar em colapso?
Responder
 #103
que doidera, nem sei se já vi algo do tipo

ter luz própria é gerar ela por algum processo, como fusão nuclear, em buracos negros não se funde átomos, eles são esmagados até virarem algo irreconhecível. Não sei se nesse processo de esmagamento é gerado alguma luz.

Sei que tudo isso gera uma singularidade que ninguém sabe o que é, mas luz... Eles expelem jatos de energia, mas isso não é proveniente deles, dos buracos negros, é da matéria que os orbita.
Responder
 #104
(16/04/2019, 18:53)JJaeger Escreveu: que doidera, nem sei se já vi algo do tipo

ter luz própria é gerar ela por algum processo, como fusão nuclear, em buracos negros não se funde átomos, eles são esmagados até virarem algo irreconhecível. Não sei se nesse processo de esmagamento é gerado alguma luz.

Sei que tudo isso gera uma singularidade que ninguém sabe o que é, mas luz... Eles expelem jatos de energia, mas isso não é proveniente deles, dos buracos negros, é da matéria que os orbita.

Valha. eles expelem energia? tão arrotando
Responder
 #105
são chamados quasares (quasar, quasi-stellar radio source), são jatos energéticos de alta densidade e brilho, é como se o buraco negro tivesse batendo uma

dizem ser um dos objetos mais brilhantes do universo, que coisa. Se quiser é só googlar quasar que cê vê alguns.
Responder
 #106
(16/04/2019, 18:00)M3troid Escreveu: Me elucide sobre isso aí.

Uai, isso ai é aquela coisa que a tia da 8 série falava pra gente.
"Massa atrai massa".

Claro que tem toda a explicação do porque a massa atrai massa, como o @JJaeger ta explicando.
Isso é a gravidade.
Responder
 #107
Hoje tem eclipse parcial da lua, pra quem interessar...

A lua acabou de nascer no horizonte... mas quando ela tiver um pouco mais alta no céu já vai estar parcialmente tampada. Não vai ter o fenômeno "lua de sangue" (totalidade) nesse eclipse. O próximo eclípse total da lua visível no Brasil só em maio de 2022.
1 usuário curtiu este post: gusyavoo
Responder
 #108
Outro excelente vídeo do Kurzgesagt In a Nutshell

Responder
 #109
(11/11/2019, 11:31)TimeBandit Escreveu: Outro excelente vídeo do Kurzgesagt In a Nutshell

Link youtube: http://youtu.be/udFxKZRyQt4?html5=1

vale ver o vídeo dos strangelets depois de olhar esse



é muito interessante tentar entender como átomos se comportariam em situações extremas
Responder
 #110
Assistindo o canal do Nerdologia, depois de assistir a serie COSMOS com o Neil deGrasse Tyson, criei muito interesse no assunto. Até comprei uns Livros dele, falta lê dois. (o quarto livro não está na foto porque já embaixo de vários outros).

[Imagem: xPmIO4a.jpg]

Falta o lê o Astrofísica para apressados e um outro.

Tive vontade de comprar um telescópio, mas quando busquei os preços por aqui, eu desisti.
Responder
Páginas (14): 1 ... 9 10 11 12 13 14

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes