O público assistidor de animes no Brasil

Tópico em 'Discussões gerais' criado por rapier em 02/09/2017, 11:38.
Páginas (31): 1 2 3 4 5 ... 31
303 respostas neste tópico
 #1
Abrindo um tópico aqui sobre algo que é assunto recorrente nos Now Playing e que a meu ver é bem visível na internet e IRL: a redução quantitativa do público que vê animes. Considero óbvio e notável que o número de gente que vê anime no Brasil só diminui.

Primeiramente quero deixar claro que o assunto é a redução do público. Posts que vierem com termos de cunho depreciativo em relação ao público serão apagados, não me darei o trabalho de movê-los e/ou editá-los. Não me interessa que o assunto vire "otakinhos" e coisa do tipo.

Já dei minha opinião sobre isso em outros tópicos e vou começar com um fator que reduziu o público anímico nesse lado do mundo: o desalinhamento entre o interesse ocidental e o oriental causado por assuntos que pouco interessam ao público da SJCO: a blogueiragem, o PN e a garotinhagem. Pra mim a ascensão desses gêneros no mundo anímico, ascensão que começou na década passada, está diretamente relacionada à redução do número de fãs de anime por essas bandas.
Responder
 #2
Considerando que brbr tem preferência por shonen porradeiro, é o esperado. Fora que tem muita gente que prefere ver velharias por achar que é melhor do que o que sai atualmente.
Responder
 #3
Eu reparo que o público adolescente (entre 14 e 18 anos) é o povo que mais assiste anime (excluindo o povo aqui do fórum que é mais velho).

Mas são poucos que continuam, tipo eu com 26 que "ainda vejo desenho" (minha mãe que fala).
Responder
 #4
(02/09/2017, 11:43)junobouken Escreveu: Eu reparo que o público adolescente (entre 14 e 18 anos) é o povo que mais assiste anime (excluindo o povo aqui do fórum que é mais velho).

Não consigo ver a renovação do público ser maior do que o abandono. Se fosse, o público notavelmente estaria aumentando, não diminuindo. Ou tu não concorda com a diminuição de público que eu vejo? HAHA!

Mudei o nome do tópico pra ficar menor.
Responder
 #5
O público está realmente diminuindo e um dos motivos é que os adolescentes de hoje em dia tem vergonha de dizer que assistem ou gostam e isso reduz o número de pessoas interessadas a querer conhecer mais.
1 usuário curtiu este post: Nami
Responder
 #6
(02/09/2017, 11:38)rapier Escreveu: interesse ocidental e o oriental

sei lá se isso é o fator determinante...
animes que teoricamente é desenvolvido para publico ocidental em sí (com capital de empresas americanas como Netflix), não faz sucesso nem no oriente e nem no ocidente.
A decadência de público é geral, não é só no ocidente, no Japão tbm isso é notável, os blocos para animes infantis diminui a cada dia. Não é só questão de baixa natalidade, o smartphone é um dos maiores inimigos da atualidade.
A audiência da TV em geral cai a cada dia, o pessoal deixou de assistir TV, prefere ficar no smartphone no tempo vago.
Os desenvolvedores de jogos para console no Japão não quer mais produzir games para PS4 etc... Muitos migraram para smartphone com gatcha que dá muito mais lucro.
A venda de livros tbm cai a cada dia, tbm devido ao smartphone. Locadora de DVD e BD idem...
Música então nem se fala... Para muitos youtube resolve (no caso do Japão)...

Bem o atual adolescentes vão crescer sem assistir a TV... Preso no cel com bosta de canais de youtube. Os trouxas fazendo coisas trouxas no canal.

Lógico depois que esses públicos cresceram vão acabar tbm com animes de madrugada, pois não vai ter renovação de público e vai acabar ficando sem público.
3 usuários curtiram este post: Aioros, gangrena, Peregrino
Responder
 #7
(02/09/2017, 11:57)martec Escreveu: sei lá se isso é o fator determinante...
animes que teoricamente é desenvolvido para publico ocidental em sí (com capital de empresas americanas como Netflix), não faz sucesso nem no oriente e nem no ocidente.

Eu comecei com um fator, mas não falei que ele era determinante.

Além disso, tem animes que literalmente são desenvolvidos pra minoria vocal, não pra maioria. LWA não se encaixa em nenhuma maioria da SJCO que eu conheça, já o novo Saint Seiya da Netflix sim. Kuromukuro tem $ da Netflix (pra licenciamento, não sei se tem na produção) mas não consigo ver nenhum alinhamento dele com os gostos da maioria da SJCO.
Responder
 #8
(02/09/2017, 12:01)Tacalho Escreveu: Graças a Deus. Na TV Brasileira só passa merda e ainda por cima tentam manipular sua cabeça.

o meu post eu disse em relação ao Japão...
que está diretamente ligado.
se tem poucos adolescentes no Japão assistindo, vai ter menos animes para esse público no Japão.
e tbm a disponibilidade no Brasil tbm cai.

Se bem que no Brasil criaram lei tosco de que não pode botar comerciais nos desenhos (incluindo anime), ai TV aberta não quer mais transmitir os animes. Isso reduz o meio de inserção de novo público, já que é um meio a menos para adolescentes descobrirem a existência de animes.
Responder
 #9
(02/09/2017, 12:07)martec Escreveu: Se bem que no Brasil criaram lei tosco de que não pode botar comerciais nos desenhos.
Tenho uma irmã de 3 anos que fica o dia inteiro assistindo desenho com propagando no meio. É proibido?
Responder
 #10
Acho que concordo com o que disse o martec, hoje mesmo as crianças já ganham celular e tal e vão crescer na interatividade, no consumo rápido, a tendência é ninguém ter paciência pra ficar parado assistindo alguma coisa, eventualmente isso vai afetar as obras do ocidente também, as próprias emissoras de televisão já estudam métodos de tentar aumentar a interatividade do conteúdo.

Hoje é tudo na base do consumo rápido, essa geração que está vindo agora não vai ter a nossa paciência de ficar parado vendo algo por 25 minutos, nem a nossa paciência de aguentar tanto anime ruim.
1 usuário curtiu este post: Peregrino
Responder
Páginas (31): 1 2 3 4 5 ... 31

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes