O público assistidor de animes no Brasil

Tópico em 'Discussões gerais' criado por rapier em 02/09/2017, 11:38.
Páginas (31): 1 ... 27 28 29 30 31
303 respostas neste tópico
 #291
Por isso que disse acho. Não sei se ainda tem muita relevância por aqui.
Responder
 #292
as continuações de dragon ball tiveram mais relevância.
pra piorar, as de CDZ foram aquelas bizarrice de 3D ou aquele negócio das cavaleiras do zodiaco
Responder
 #293
(30/05/2020, 20:18)juno Escreveu: Tem só uma falácia ai no seu raciocínio. Pirataria pode sim beneficiar a venda de um produto original.
Como? Você deve estar pensando.

Marketing gratuito.

Muitas empresas de mídia perceberam que pirataria é um mal necessário. É melhor a série, anime, filme, etc ficar relevante e popular no maior número de pessoas possíveis do que ser irrelevante.
E se tem uma coisa que dissemina conteúdo bem rápido é a pirataria. A pirataria ajuda a vender produtos do conteúdo original, pq faz marketing.

Te dar um exemplo da série Game of Thrones. Foi a série mais famosa do mundo entre 2011 e 2019. E também a série mais pirateada. Eles ganharam muuuuito com produtos oficiais? Ganharam. Mas quem acabou ajudando a venda de tudo isso foi o tanto de zé e maria que baixaram isso do "pirate bay" toda semana e alavancavam a popularidade da série no twitter ou outras mídias sociais. 

Boku no Hero Academia não é famoso pq tem um bando de gente vendo no CR e no Netflix, e sim pq tem um bando de gente baixando do Nyaa ou de fansubs.

Excluir os pirateiros do mercado consumidor é um argumento que desconsidera todo o valor de marketing que eles tem.

Então como eu disse, é um mal necessário.

Então, eu não discordo disso. O problema é quando a pirataria se torna o único meio de consumo pra certas pessoas. 
No Brasil isso na prática (na América Latina toda na verdade) atrapalhou séries como Naruto. Aí os mesmos que reclamavam que a dublagem era "lixo", whiskas sachê em 2008, hoje tão aí pedindo a volta dela. 

A pirataria tem um valor de marketing, é verdade. Tanto que as editoras de mangá usam o google trends como forma de pesquisa de mercado, o que é válido. Game of Thrones também se beneficiou disso. Mandalorian é outra série que se beneficiou. O problema é quando a pirataria é tamanha, que ela suplanta o mercado oficial. Com vários animes isso aconteceu. Até beneficiou as vendas dos mangás dos mesmos, sendo justo, mas parou por aí. 

E Boku no Hero Academia não tem na Netflix, mas tem na CR. Não sei quanto é a audiência por lá, embora eu imagine que seja bastante. Ainda assim, é o caso de pirataria que tal como GoT ou Mandalorian, não suplanta o oficial. Tanto que o filme no cinema fez sucesso. Diferente do que aconteceu com Naruto ou Fairy Tail, duas séries com fanbases nojentas, diga-se de passagem. 



(30/05/2020, 20:25)gangrena Escreveu: DBS broly virou o filme japones mais visto no brasil na história.

Fui em um dos últimos dias que estavam exibindo com a minha sobrinha, para minha surpresa metade da sala cheia e um publico misto, desde criança pequena com as mães, até adolescentes.

Bem lembrado. 


E sobre o que falaram sobre CDZ, a franquia não tem novas produções de sucesso (remake da Netflix? faz-me rir). É por isso que o público vai ficando cada vez mais velho. Porém, ainda é um público rentável mercadologicamente.

(30/05/2020, 21:32)Gabrinius Escreveu: as continuações de dragon ball tiveram mais relevância.
pra piorar, as de CDZ foram aquelas bizarrice de 3D ou aquele negócio das cavaleiras do zodiaco

Pior que o Saintia Shô no mangá é legalzinho. O anime é que foi um horror.
Responder
 #294
(31/05/2020, 01:23)Vicious Escreveu: O problema é quando a pirataria é tamanha, que ela suplanta o mercado oficial.

se isso significar um numero de pessoas se engajarem na midia, ótimo. a única questão a se levantar é qual será o percentual desse público que depois vai consumir rentalvelmente alguma coisa.

ninguem em sã consciência vai chegar colocando dinheiro em algo que não sabe se vai gostar ou não. ainda mais nessas coisas de hobby que costumam praticar preços absurdos
Responder
 #295
(03/09/2017, 10:28)jasque Escreveu: Se quisessem resolver, uma pesquisa já dava a dica do que o público quer adaptado, aí era só o ocidente ajudar a financiar.
Mas o isso já ocorreu por exemplo, nos filmes de Berserk, que foram financiados pelos estrangeiros. Atraiu atenção de alguns novos telespectadores, mas só quem se interessou em assistir era quem já conhecia a franquia (mangá ou anime).

Não sei se já mencionei em algum outro momento, mas o problema de anime fazer sucesso como fez no passado no ocidente é que ele não mais uma novidade.
Anime é coisa de "nicho", só vê pelos eventos, que não são mais só de animes, mas sempre foram eventos pra um publico específico: quem gosta de animação japonesa. Não é todo mundo aceita o contexto do que é apresentado em anime.
Até no próprio Japão, sai anime variado de todo assunto, pra tentar atingir o máximo de gente possível do vários nichos que existem lá.
Responder
 #296
https://www.animenewsnetwork.com/feature...il/.176893

Brasileiro escrevendo matéria no ANN.
Responder
 #297
(20/09/2021, 14:44)rapier Escreveu: https://www.animenewsnetwork.com/feature...il/.176893

Brasileiro escrevendo matéria no ANN.

alguém famoso?
Responder
 #298
(20/09/2021, 15:02)Lonely Escreveu: alguém famoso?

Não sei, eu postei pela matéria.
Responder
 #299
Eu nem sabia que tinham estudos acadêmicos no Brasil sobre a cultura otaku brasileira, doidera.

(20/09/2021, 15:06)rapier Escreveu: Não sei, eu postei pela matéria.

Suponho que não. Pesquisando aqui, parece ser um acadêmico da USP, escolha engraçada. Eu achava que ele seria alguém famoso no meio blogueiro brasileiro.

Uma coisa que o autor não fala sobre, mas que tem a ver com a temática é como não só o anime, mas mesmo a música pop japonesa é popular aqui no Brasil. Várias bandas de VK, mesmo não relacionadas com animes como Versailles, já vieram para o Brasil. A cultura pop japonesa é forte d+ no Brasil, mesmo ainda sendo algo de nicho. Porra, tem camisa de anime agora na Renner, na Riachuelo, etc.
Responder
 #300
(20/09/2021, 15:16)Lonely Escreveu: Eu nem sabia que tinham estudos acadêmicos no Brasil sobre a cultura otaku brasileira, doidera.


Suponho que não. Pesquisando aqui, parece ser um acadêmico da USP, escolha engraçada. Eu achava que ele seria alguém famoso no meio blogueiro brasileiro.

Uma coisa que o autor não fala sobre, mas que tem a ver com a temática é como não só o anime, mas mesmo a música pop japonesa é popular aqui no Brasil. Várias bandas de VK, mesmo não relacionadas com animes como Versailles, já vieram para o Brasil. A cultura pop japonesa é forte d+ no Brasil, mesmo ainda sendo algo de nicho. Porra, tem camisa de anime agora na Renner, na Riachuelo, etc.
Brasil é a maior colonia japonesa do mundo fora do país.

Acho que isso talvez tenha alguma influencia.
Responder
Páginas (31): 1 ... 27 28 29 30 31

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes