Programação

Páginas (98): 1 ... 91 92 93 94 95 ... 98
976 respostas neste tópico
 #921
Eu tendo a concordar com o @DK666, acho que esses layoffs são o mercado se ajustando de alguma irracionalidade causada pela pandemia.
Responder
 #922
(12/02/2024, 17:49)DK666 Escreveu: Não sei como é o nível desses sêniores que estão sem trabalho, mas não deve ser lá o bixo.
Na consultoria que trabalho o projeto que estava alocado me chutou pq terminei o portal deles e em menos de um mês consegui outras vagas, mesmo atualmente sendo junior indo pra pleno.

Oque está acontecendo hoje em dia é que toda a galera que entrou no boom da pandemia está sendo chutada pq as empresas não conseguiram manter o crescimento que achavam que continuaria.

Correto, os aventureiros foram os primeiros a serem demitidos, o que teve de gente ex em alguma área entrando em TI foi sacanagem. Essas demissões são tristes, mas tem muita gente ruim ainda no mercado e bem inexperiente, trabalho com Seniors que pra mim são Juniors, parece que eles não foram concebidos para este mercado não importando o tanto que a gente ajude eles.
Responder
 #923
Não faz sentido falar que foram apenas jr, aventureiros ou que entraram na pandemia, pelo simples fato de que os layoffs são globais:

https://www.npr.org/2024/01/28/122732621...s-going-on

Não é um fenomeno brasileiro, empresas como Google, Amazon, MS e Facebook são extremamentes dificeis de passar em processo seletivo.

E o boato que eu tenho escutado de alto escalão, diretores de algumas empresas grandes, é que hoje não se coloca 1 centavo em startup/empresa que não usa IA generativa como esse texto ai diz

De fato é um ajuste de mercado pós pandemia, porém com intuito de investir em nova tecnologia.

Como sempre falava, programação mobile hoje virou algo como programação de backend, deixou de ser o bichão da inovação que agora é AI generativa.
Responder
 #924
(13/02/2024, 07:55)gangrena Escreveu: E o boato que eu tenho escutado de alto escalão, diretores de algumas empresas grandes, é que hoje não se coloca 1 centavo em startup/empresa que não usa IA generativa como esse texto ai diz

O estouro da bolha das startups foi algo que veio junto dos layoffs do fim da pandemia.
Lembro que quem mais falava que isso ia acontecer era o mestre Akita, ele falava isso faz um bom tempo.

Mas sim, fora tudo isso a area está diminuindo de tamanho, mas não sei se vai chegar no tamanho que tinha antes da pandemia. A própria consultoria onde trampo triplicou de tamanho durante a pandemia e não teve nenhum layoff.
Responder
 #925
(13/02/2024, 10:56)DK666 Escreveu: O estouro da bolha das startups foi algo que veio junto dos layoffs do fim da pandemia.
Lembro que quem mais falava que isso ia acontecer era o mestre Akita, ele falava isso faz um bom tempo.

Mas sim, fora tudo isso a area está diminuindo de tamanho, mas não sei se vai chegar no tamanho que tinha antes da pandemia. A própria consultoria onde trampo triplicou de tamanho durante a pandemia e não teve nenhum layoff.
Outras coisas também estão acontecendo se aproveitando desse momento de corte de gastos o trabalho remoto está se tornando escasso.

Tenhos amigos que estão sendo obrigados a retornar para o escritório em regime hibrido e de fato as maioria das vagas que eu vi antes de entrar onde estou era hibrido, o balanço está mudando.

E o último e pior fator, vão achatar o salário pela quantidade de gente disponível no mercado.

A conta é clara, antes faltava gente agora vc tem 300 curriculos que recebeu para 1 vaga. Pessoas com muito experiencia e ultra qualificadas caem fora de cara, não querem pagar muito Icon_lol  e não são os "seniors fracos".
Ai vai limando pelo valor que pedem, se vc pedir R$50 a mais está fora da range Icon_eek Malaco de RH não quer ter trabalho, vai limando para reduzir ao minimo.

E nessa leva de curriculo 200 são juniors que saem de cara Icon_lol

O perfil que as empresas procuram não é de profissionais ótimos e sim medianos por questão de custos, inclusive uma amiga que trabalhava comigo recebeu esse feedback de entrevista, que era muito qualificada e que acabaria saindo do trabalho.
Responder
 #926
É só olhar o número de empregados dessas empresas, elas inflaram demais na pandemia porque além da grande expansão que ocorreu, porque as pessoas começaram a usar mais serviços online, tem também o fato de que o dinheiro estava a juro zero, ou seja, basicamente era dinheiro de graça, fizeram a farra, startups surgiram só por conta do dinheiro, nem produto tinham direito.

Agora, os juros subiram, a fonte secou. Com isso, as empresas apertaram os cintos e passaram a investir somente naquilo que fosse lucrativo de verdade, encerrando coisas que eram só promessa.

Por exemplo, a Microsoft cortou tudo de metaverso e pivotou para IA, mandando todo mundo da realidade virtual pra rua. Como as pessoas retornaram pra casa, o metaverso perdeu relevância. Fora que era algo claramente fantasioso, ele dar ruim era questão de tempo.

A IA é outra que vai derrubar muita gente pelos custos, mas presumo ser algo um pouco mais sólido, já que é uma área que existe há anos. Mas tudo vai depender da aceitação das pessoas, se o negócio não trazer dinheiro, vai flopar.

A OpenAI está a poucos passos de falir, se não conseguir fazer dinheiro com seus serviços.

https://www.wionews.com/science/openai-m...ort-625016


[Imagem: cwjYPGg.jpg]

[Imagem: DOJB9YY.jpg]

[Imagem: llSoIfQ.png]

Sobre trabalho remoto, vi essa no Linkedin:


O trabalho remoto pode estar com dias contados.

Explico o motivo:

Hoje eu tive a oportunidade de assistir a conferência de imprensa dos resultados 2023 do maior fundo soberano do mundo, o Fundo Estatal de Pensões da Noruega, liderado pelo Norges Bank Investment Management.

O fundo tem mais de US$ 1,5 TRILHÃO investidos em diversos setores.

A conferência mostrou que o fundo teve um retorno absurdo de mais de NOK 2 bilhões em 2023 (quase US$ 200 bilhões).

Basicamente, tudo o que o fundo investe trouxe retorno (cresceu), exceto um setor:

Imobiliário.

O CEO que cuida do fundo foi claro em dizer que isso foi causado porque "as pessoas AINDA estão trabalhando home office" e isso teve um impacto enorme nos preços de imóveis comerciais no mundo todo.

Não existe mais demanda para tanta oferta.

Eles nem colocaram o número na conferência, mas eu fiz umas continhas...

O fundo perdeu mais ou menos 10 BILHÕES DE DÓLARES com o setor imobiliário em 2023.

Isso é muito dinheiro.

E apesar de todos os outros setores darem retorno, isso causa uma pressão gigantesca no setor imobiliário para recuperar a demanda.

Não vamos ser ingênuos.

Vai ter muito lobby, pressão e incentivos para que as empresas voltem ao trabalho presencial.

Isso explica muito as notícias tendenciosas mencionando "o fim do trabalho remoto" e a exigência ao retorno presencial das companhias.

- Não é sobre cultura
- Não é sobre segurança
- Não é melhor vs. pior modelo

É dinheiro.

Estamos falando do maior fundo soberano do mundo, e que possui participação significativa em todas as maiores empresas do mundo.

Isso traz um poder de influência muito grande e de criar a narrativa que se deseja.

Se o setor imobiliário não se reinventa, o que os acionistas vão fazer com o dinheiro investido? Considerar que é isso mesmo e "que bom que as pessoas podem trabalhar de suas casas"?

Acho que não.

Pode ser o fim do trabalho remoto.

Por livre e espontânea pressão.


https://www.linkedin.com/posts/ivancorde...558016-4Eb-

Outra notícia:

O home office está abalado (e os trabalhadores podem estar ameaçados)​
Uma nova pesquisa nos Estados Unidos aponta que funcionários que exercem suas funções exclusivamente de casa tem 35% mais chances de serem demitidos


Se durante a pandemia o home office foi uma saída encontrada para que as companhias mantivessem seus empregados, agora aqueles que executam suas funções quase integralmente no conforto de seus lares estão mais ameaçados de perderem o emprego.

Uma pesquisa realizada pela consultoria americana Live Data Technologies apontou que os que trabalham cinco dias da semana de casa têm 35% mais chances de serem demitidos ante aqueles que executam suas funções em escritórios corporativos.

Os dados foram coletados com mais de 2 milhões de entrevistados. Dos funcionários em regime home office, 10% deles foram demitidos no ano passado. Para aqueles em regime híbrido ou totalmente presencial, as demissões impactaram uma parcela de 7%.

“Quando um gerente recebe a notícia de que precisa dispensar 10% dos funcionários, é mais fácil colocar alguém que ele não tenha um relacionamento pessoal na lista de cortes”, diz Andy Challenger, vice-presidente da empresa de recrutamento Challenger, Gray & Christmas, em entrevista ao The Wall Street Journal.

Mas outros dados mostram que o problema não está apenas na questão de relacionamento. Uma pesquisa da consultoria Gartner feita em 2021 com diretores e gerentes de empresas nos Estados Unidos apontou que 68% deles acreditavam que os funcionários trabalhavam melhor no formato presencial do que os empregados remotos.

A pesquisa da Live Data também mostra o lado contrário. Ao mesmo tempo em que os trabalhadores remotos estão mais suscetíveis a serem demitidos, eles também têm mais chances de deixarem seus empregos por conta própria do que aqueles que vão diariamente ou em modelo híbrido aos escritórios.

Um ponto que talvez colabore para a saída voluntária é a falta de promoção. Segundo a Live Data, os trabalhadores remotos têm 31% menos chances de serem promovidos do que seus colegas que estão trabalhando presencialmente.

Essa análise mais recente acontece após um ano em que as grandes empresas incentivaram a volta dos funcionários aos escritórios. Entre elas: Disney, Google, Amazon, IBM e Tesla. Até mesmo a Zoom, que criou um software para videoconferência, já pediu para os funcionários voltarem ao batente nos prédios comerciais.

No Brasil, um estudo da Great Place To Work, realizado no ano passado, mostrou que 90% das 150 melhores empresas no ranking ofereciam home office para seus funcionários – mas não há especificação se há limitação em quantos dias por semana o trabalhador poderia exercer sua função fora do escritório.

Outra pesquisa, essa feita no ano passado pelo QuintoAndar com 1,9 mil pessoas, apontou que 43% dos trabalhadores remotos mudariam de emprego caso as companhias obrigassem a volta para o trabalho presencial.

https://neofeed.com.br/negocios/o-home-o...ameacados/
1 usuário curtiu este post: gangrena
Responder
 #927
(13/02/2024, 12:33)Houtarou3D Escreveu: É só olhar o número de empregados dessas empresas, elas inflaram demais na pandemia porque além da grande expansão que ocorreu, porque as pessoas começaram a usar mais serviços online, tem também o fato de que o dinheiro estava a juro zero, ou seja, basicamente era dinheiro de graça, fizeram a farra, startups surgiram só por conta do dinheiro, nem produto tinham direito.

Agora, os juros subiram, a fonte secou. Com isso, as empresas apertaram os cintos e passaram a investir somente naquilo que fosse lucrativo de verdade, encerrando coisas que eram só promessa.
Só uma observação, Amazon e Google fecharam 2023 com lucro alto com google inclusive lucrando mais que em 2022, logo o problema não seria grana.

https://oglobo.globo.com/economia/negoci...stre.ghtml
https://www.mobiletime.com.br/noticias/3...o-em-2023/


(13/02/2024, 12:33)Houtarou3D Escreveu: A OpenAI está a poucos passos de falir, se não conseguir fazer dinheiro com seus serviços.

https://www.wionews.com/science/openai-m...ort-625016
Open AI falir para mim está mais para bait do Sam Altman para conseguir mais grana do que algo que vá acontecer.

Eles recebem aportes massivos da Microsoft que está ali só esperando algo acontecer, aquela demissão fake do Sam Altman mostrou o que provavelmente vai acontecer.

Pessoalmente, com um nome como OpenAI se chegarem ao ponto de não terem 1 centavo, a MS integra ou qualquer outra gigante, porque o nome ChatGPT hoje é muito valioso, nem que comprem para colocar uma págna estatica com um link redirecionando kkkk

https://www.institutionalinvestor.com/ar...he-ai-race
A IA mudou o rumo de mercado de IT, MS conseguiu até passar a Apple em valor de mercado e acredito que sejam líderes no mercado coporativo passando até Google que sempre a maior empresa de software do mundo.

Se tudo der ruim possivelmente veremos MS Chatgpt por ai kkk
Responder
 #928
Quanto ao home office, já está mais do que claro que é ruim para as empresas, tipo péssimo.
É nem é só questão de maturidade do funcionário.
É ruim em praticamente todos os aspectos... Bom é pro funcionário não ter que perder tempo e dinheiro no trânsito.
Responder
 #929
(13/02/2024, 14:12)gangrena Escreveu: https://www.institutionalinvestor.com/ar...he-ai-race
A IA mudou o rumo de mercado de IT, MS conseguiu até passar a Apple em valor de mercado e acredito que sejam líderes no mercado coporativo passando até Google que sempre a maior empresa de software do mundo.

Se tudo der ruim possivelmente veremos MS Chatgpt por ai kkk

Irracionalidade, mesma coisa da pandemia. No caso da pandemia, a irracionalidade foi causada pela quarentena que forçou novos hábitos de consumo, o mercado emergente de IA é uma irracionalidade causada por investidores (e o público) que não entenderam ainda que IA é na verdade um gerador de lorem ipsum muito avançado. Utilidade prática de IA é mínima, eu arrisco dizer que se restringe só a um setor específico do campo artístico digital (como criação de imagens) e auditivo (dublagem).

Quando o investidor e o grande público perceber o que realmente é o ChatGPT, vai ter uma nova onda de layoffs.
Responder
 #930
(13/02/2024, 23:35)JJaeger Escreveu: Irracionalidade, mesma coisa da pandemia. No caso da pandemia, a irracionalidade foi causada pela quarentena que forçou novos hábitos de consumo, o mercado emergente de IA é uma irracionalidade causada por investidores (e o público) que não entenderam ainda que IA é na verdade um gerador de lorem ipsum muito avançado. Utilidade prática de IA é mínima, eu arrisco dizer que se restringe só a um setor específico do campo artístico digital (como criação de imagens) e auditivo (dublagem).

Quando o investidor e o grande público perceber o que realmente é o ChatGPT, vai ter uma nova onda de layoffs.
Acho que o uso sério de IA veremos daqui uns anos a mesma coisa aconteceu com smartphones. Vc não lembrará pela idade, mas no começo os apps mais usados eram um que exibia um diamante e outro que simulava um copo de cerveja quando vc virava utilizando o giroscopio do celular Icon_lol


Lembrando que datascience já é usada muito por médias e grandes empresas, a empresa que eu trabalho só lança features, faz alterações e etc tudo na base de testes guiados por data science.

Tudo é evidenciado por dados e testes.

(13/02/2024, 23:28)gusyavoo Escreveu: Quanto ao home office, já está mais do que claro que é ruim para as empresas, tipo péssimo.
É nem é só questão de maturidade do funcionário.
É ruim em praticamente todos os aspectos... Bom é pro funcionário não ter que perder tempo e dinheiro no trânsito.
Pode exemplificar?

Eu só trabalho de home e o que eu vejo de vantagem é que conseguem montar times melhores agora porque trazem gente de todo país além de não ter o mesmo custo de aluguel.

Falta de maturidade de funcionarios é de lei, maluco com 2 trampo ao mesmo tempo ajudou a selar o destino do home office no brasil.  Icon_lol

E existe um golpe novo onde os picaretas trazem um cara que manja para se passar pelo entrevistado e em reuniões Icon_lolIcon_lolIcon_lol
Responder
Páginas (98): 1 ... 91 92 93 94 95 ... 98

Usuários visualizando este tópico: 6 Visitantes