Notas de anime

Tópico em 'Discussões gerais' criado por M3troid em 26/01/2017, 17:18.
Páginas (30): 1 ... 26 27 28 29 30
297 respostas neste tópico
 #291
Reformulei a maneira de dar as notas no MAL. Depois de pensar um pouco, percebi que esse lance de dar notas temporárias é trabalhoso e sem sentido. Ao ver que um anime que foi avaliado com nota 10, e então depois de um tempo ter a nota "reajustada" para 8 porque aquilo não era lá grande coisa mostra a imprecisão deste sistema de avaliação.
Talvez a melhor abordagem seja simplesmente não dar nota, já que não existe um modelo de anime essencial a ser seguido, no final depende de n fatores e não só necessariamente do anime em si. Mas para não seguir nessa linha decidi dar a nota como uma avaliação probabilística, isto é, a probabilidade de eu reassistir o anime avaliado, mas também levando em consideração a saturação. Portanto defini da seguinte maneira:

Animes sem nota < 1%
Improvável
Animes com nota = 1 < 10%
Dá pra reassistir entre 10 e 50 vezes ao longo de 1 década.

Animes com nota = 5 > 10% e < 50% 
Dá pra reassistir entre 50 e 100 vezes ao longo de 1 década ou mais.

Animes com nota = 10 é 100%
Dá pra reassistir mais de 1000 vezes até o fim da vida.

Queria eu definir uma fórmula para calcular essa probabilidade, mas infelizmente é algo que depende de n variáveis e muitas delas não são grandezas físicas.
Responder
 #292
(08/09/2020, 20:24)inphy Escreveu: Reformulei a maneira de dar as notas no MAL. Depois de pensar um pouco, percebi que esse lance de dar notas temporárias é trabalhoso e sem sentido.

Dar notas é trabalhoso. Sentido tem, porque as notas servem pra avaliar o avaliador, não o anime, como já falei em https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid202273.

(08/09/2020, 20:24)inphy Escreveu: Ao ver que um anime que foi avaliado com nota 10, e então depois de um tempo ter a nota "reajustada" para 8 porque aquilo não era lá grande coisa mostra a imprecisão deste sistema de avaliação.

Gostos mudam e conhecimento também. Um anime pode receber nota menor simplesmente por você conhecer o original dele.

(08/09/2020, 20:24)inphy Escreveu: Talvez a melhor abordagem seja simplesmente não dar nota, já que não existe um modelo de anime essencial a ser seguido, no final depende de n fatores e não só necessariamente do anime em si. Mas para não seguir nessa linha decidi dar a nota como uma avaliação probabilística, isto é, a probabilidade de eu reassistir o anime avaliado, mas também levando em consideração a saturação. Portanto defini da seguinte maneira:

Animes sem nota < 1%
Improvável
Animes com nota = 1 < 10%
Dá pra reassistir entre 10 e 50 vezes ao longo de 1 década.

Animes com nota = 5 > 10% e < 50% 
Dá pra reassistir entre 50 e 100 vezes ao longo de 1 década ou mais.

Animes com nota = 10 é 100%
Dá pra reassistir mais de 1000 vezes até o fim da vida.

Se for ficar revendo anime N vezes não vai sair do lugar. O ideal é rever anime 0 vezes.

A meu ver existe fórmula quase aceitável pra notas, que seria simplesmente...

(Nota pelo que achei no momento - distância temporal entre quando vi o anime e hoje). Quer dizer, um 10 de hoje valeria mais do que um 10 de 1 ou 2 anos atrás. Se a pessoa rever o anime, a distância temporal vai pra 0 logo ela reavalia o anime dando outra nota.
Responder
 #293
Enquanto você ta com uma lista pequena, dar nota faz sentido.

Mas quando a lista cresce de tamanho fica cada vez mais difícil mensurar as notas de hype do momento, as notas que realmente um anime x ou y merecem, os 10 que vc dá de fangirl/fanboy e por ai vai.
1 usuário curtiu este post: inphy
Responder
 #294
as minhas tão certas até os dias de hoje
Responder
 #295
(18/01/2021, 08:40)Loenarod Escreveu: Não entendi qual é dessa nota do MyAnimeList, várias outras temporadas desse mesmo Shingeki foram melhores e mais empolgantes que a atual e não pegaram esse número, espero que siga o fluxo de cair futuramente com o decorrer da obra.

Nota não é reflexo de qualidade alguma. Nota reflete o nível do avaliador.
Responder
 #296
Gostei do tópico, pegarei para ler.

(18/01/2021, 08:52)rapier Escreveu: Nota não é reflexo de qualidade alguma. Nota reflete o nível do avaliador.

Nem levo tanto em questão a qualidade, ainda acho outras superiores é claro, mas no caso 9,15 é algo que não esperava, mas como tu disse, empolgação mesmo.

(08/09/2020, 21:39)juno Escreveu: Enquanto você ta com uma lista pequena, dar nota faz sentido.

Mas quando a lista cresce de tamanho fica cada vez mais difícil mensurar as notas de hype do momento, as notas que realmente um anime x ou y merecem, os 10 que vc dá de fangirl/fanboy e por ai vai.

Hoje em dia eu nem fico dando nota também, só avalio o que foi ruim de ver ou aquelas que eu gostei de acompanhar, mas vira e mexe eu retiro uma ou outra  nota, perdia muito tempo.
To quase tirando todas as notas na verdade, só deixaria os 9/10 mesmo.
Responder
 #297
Esse lance das notas ainda se mantém verídico e está cada vez mais forte, e não apenas para animes.

É muita obsessão com números.
Responder
 #298
Dando uma olhada no MyAnimeList e dei nota 10 para 6 animes. Nota 9 para 44 titulos.
Responder
Páginas (30): 1 ... 26 27 28 29 30

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes