Notas de anime

Tópico em 'Discussões gerais' criado por M3troid em 26/01/2017, 17:18.
Páginas (30): 1 ... 23 24 25 26 27 ... 30
297 respostas neste tópico
 #241
Só pra constar, não tenho mais essa ideia de que é "feio" mudar uma nota depois de anos.

Mas sobre as notas de anime, antigamente eu dava 10 pra tudo, era igual deixar em branco mas colocava um 10. Atualmente deixo em branco (-) e só dou nota pra mangá, já que leio pouco.
Responder
 #242
(02/10/2017, 21:37)Lucius Evola Escreveu: Há um bom tempo deixei de levar a sério notas no MAL. Precisão em notas no MAL é inviável:

 
  • Não se sabe ao certo se as notas dadas é por um critério subjetivo/pessoal ou se é uma nota dada independente de sua preferência pessoal: é uma nota levando em conta o gosto pessoal (a nota leva em conta uma hierarquia de preferência por certos gêneros em detrimento de outros?); ou é uma nota “neutra”, que avalia o gênero e a temática de anime, se eles foram bem executados para sua temática, independente de seu gosto pessoal? (Ex: a pessoa pode até não gostar de shoujo, mas dá uma boa nota à um anime que assistiu com a temática, pois foi bem construída e executada) Não dá para saber.


  • O gosto e valores de hoje não é o mesmo do futuro: valores e gostos pessoais estão sempre em mudança, logo aquela nota que se deu para aquele anime no presente é provável que irá mudar. Imagine o trabalho ter que mudar notas constantemente. E se quiser ser honesto, ainda terá que ver o anime novamente (ou seja, ver todos os animes da lista periodicamente) para poder dar uma nota mais precisa. Impossível.

Conclusão: como exigir precisão das notas no MAL é algo inviável (do modo que está ajustado lá), enxergo as notas lá mais como uma “dica” ou “tendência” do que a obra pode ser. Se quero mais detalhes, discuto e peço opinião da obra para colegas ou em comunidades, para maiores detalhes.

Matou a questão.  Icon_eek
1 usuário curtiu este post: Lucius Auri
Responder
 #243
(09/07/2019, 16:03)Peregrino Escreveu: As listas de tops do MAL parecem confiáveis. As chances de você assistir um bom anime com base só nas notas é talvez mais que uma em três. Confira a lista dos primeiros 50, tem pelo menos uns 15 que são unânimes: Monster, Ginga, Steins, Cowboy Bebop, Mushishi etc. Não é uma lista tão ruim. O grosso dos "bons" animes está entre os 300 dos tops de lá. Uma pessoa pode se dar bem se orientando por aquelas listas no começo.

Pra quem começa são confiáveis. Mas pro povo daqui não.

"Unanimidade" não é algo confiável também.
1 usuário curtiu este post: Peregrino
Responder
 #244
Primeiro dizer que não concordo mais com meu post citado, é de 2017, minha opinião mudou.

(09/07/2019, 15:50)Peregrino Escreveu: Pensei em fazer algo assim, meio estilo "redação de ENEM":

(1) tema, desenvolvimento, originalidade: até 3 pontos;
(2) animação, variação de cenários etc: até 3 pontos;
(3) trilha sonora: até 2 pontos;
(4) consideração subjetiva, conexão que senti com o anime: até 2 pontos.

Você realmente acha que isso dá certo, ou que tem algum entendimento pra avaliar que animação é de qualidade e qual não é? Ou indo mais além na complexidade, você saberia dizer qual é a animação "cagada e mal-feita" propositalmente? Como você avaliaria nessa situação, onde a animação feita seria a "arte" da obra?

Uma outra pergunta minha, vou usar um anime como exemplo. Boogiepop Phantom, de 2000 e bolinha. Esse anime é "mal animado e mal dublado", mas muito bom em conteúdo, você acharia justo ele ficar atrás de um anime sem conteúdo mas mais bem feito? Porque tal anime garantiria apenas 3 pontos do roteiro e 2 do seu agrado, enquanto algum outro merdinha ganharia 3 de animação e 2 de soundtrack. Estariam empatados sendo que o segundo não seria nenhum esforço intelectual para ser produzido.

E continuando com Boogiepop Phantom, esse anime tem um remake com roteiro pior mas animação e áudio atuais. Segundo esse esquema, o atual seria melhor que o original. Eu não acho que estamos corretos em dividir as notas por "categorias" por causa de momentos assim, e por causa de quem somos nós para realmente avaliar o trabalho feito na produção.
1 usuário curtiu este post: Anthrax
Responder
 #245
(09/07/2019, 16:03)Peregrino Escreveu: tem pelo menos uns 15 que são unânimes:

quanto mais unânime algo é, maior é a chance de estar errado.
Responder
 #246
(09/07/2019, 17:26)Oiacz Escreveu: Primeiro dizer que não concordo mais com meu post citado, é de 2017, minha opinião mudou.


Você realmente acha que isso dá certo, ou que tem algum entendimento pra avaliar que animação é de qualidade e qual não é? Ou indo mais além na complexidade, você saberia dizer qual é a animação "cagada e mal-feita" propositalmente? Como você avaliaria nessa situação, onde a animação feita seria a "arte" da obra?

Uma outra pergunta minha, vou usar um anime como exemplo. Boogiepop Phantom, de 2000 e bolinha. Esse anime é "mal animado e mal dublado", mas muito bom em conteúdo, você acharia justo ele ficar atrás de um anime sem conteúdo mas mais bem feito? Porque tal anime garantiria apenas 3 pontos do roteiro e 2 do seu agrado, enquanto algum outro merdinha ganharia 3 de animação e 2 de soundtrack. Estariam empatados sendo que o segundo não seria nenhum esforço intelectual para ser produzido.

E continuando com Boogiepop Phantom, esse anime tem um remake com roteiro pior mas animação e áudio atuais. Segundo esse esquema, o atual seria melhor que o original. Eu não acho que estamos corretos em dividir as notas por "categorias" por causa de momentos assim, e por causa de quem somos nós para realmente avaliar o trabalho feito na produção.

E é por isso que continuo dando nota como falei antes  Icon_e_biggrin  importante é cumprir oque propõe.

(26/01/2017, 17:39)Kira-Sama Escreveu:
Eu do nota de modo bem diferente de quase todos.

eu julgo a obra pelo que ela se propoe a fazer.

Um exemplo de varias pessoas q conheço.  Ecchi = lixo , slice of life = lixo  pessoa não gosta e ja da nota negativa pra tudo.

No meu ver pode mt bem um Ecchi ser nota 10 junto com um Shonem, ou um Slice of life, se comprir bem que se proproe a fazer.
1 usuário curtiu este post: Peregrino
Responder
 #247
(09/07/2019, 17:26)Oiacz Escreveu: Você realmente acha que isso dá certo, ou que tem algum entendimento pra avaliar que animação é de qualidade e qual não é? Ou indo mais além na complexidade, você saberia dizer qual é a animação "cagada e mal-feita" propositalmente? Como você avaliaria nessa situação, onde a animação feita seria a "arte" da obra?

Uma outra pergunta minha, vou usar um anime como exemplo. Boogiepop Phantom, de 2000 e bolinha. Esse anime é "mal animado e mal dublado", mas muito bom em conteúdo, você acharia justo ele ficar atrás de um anime sem conteúdo mas mais bem feito? Porque tal anime garantiria apenas 3 pontos do roteiro e 2 do seu agrado, enquanto algum outro merdinha ganharia 3 de animação e 2 de soundtrack. Estariam empatados sendo que o segundo não seria nenhum esforço intelectual para ser produzido.

E continuando com Boogiepop Phantom, esse anime tem um remake com roteiro pior mas animação e áudio atuais. Segundo esse esquema, o atual seria melhor que o original. Eu não acho que estamos corretos em dividir as notas por "categorias" por causa de momentos assim, e por causa de quem somos nós para realmente avaliar o trabalho feito na produção.

Os seus pontos são relevantes. Mas acredito ter deixado claro que o meu sistema de notas proposto não passava de um mero esboço do esboço do esboço de um sistema mais sério e completo, inclusive -- agora que você bem lembrou -- levando em consideração a época do lançamento, suas circunstâncias, público-alvo etc.

Mas voltando para as suas primeiras perguntas... A ideia é essa, sim. É isso que um crítico deve fazer, seja ele aspirante a amador, seja ele um profissional treinado. Vale lembrar que as reviews e notas têm distintos objetivos: alguns querem convencer os outros de que está certo, outros -- meu caso -- querem apenas manter alguma ordem mental, e categorizar os animes assistidos conforme lhes der na telha.

Mas pegando um exemplo concreto, o Ping Pon the Animation tem uma arte "cagada", tem até um nome técnico que eu não sei, algo como "rosto-não-sei-das-quantas" que comentam por aqui, e mesmo assim "entendi" a ideia e achei o anime bom. Ainda não pude dar nota no MAL, por enquanto estou apenas elencando e tentando manter alguma ordem, mas precisarei assistir mais animes e estabelecer urgentemente um sistema de notas antes de começar a me atolar de animes. Quero resenhá-los todos e "noteá-los" todos para depois não virar uma bola de neve. É o mínimo que um cara que baixa os animes de graça pela internet deve fazer, por uma questão de "honra": dar algum feedback pros criadores do anime. Não sei se isso é muito ético no todo, mas em partes acho que é, sim.
Responder
 #248
Não acho que os criadores do anime gostariam de receber feedback de quem rouba deles
1 usuário curtiu este post: Peregrino
Responder
 #249
(09/07/2019, 20:44)Peregrino Escreveu: dar algum feedback pros criadores do anime.

dar um feedback que eles nunca vão ler não adianta bosta nenhuma.

feedback pros criadores e produutores é o número de vendas, diretas e indiretas.
1 usuário curtiu este post: Oiacz
Responder
 #250
Pior que eu lembro da época que eu era um jovem pawadan e também achava que minha opinião valia de algo para quem faz anime Icon_lol
Responder
Páginas (30): 1 ... 23 24 25 26 27 ... 30

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes